Projetos de docentes ou pesquisadores

Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Linilson Padovese

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto autônomo

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Sem financiamento

Descrição do projeto

Paisagens acústicas submarinas no litoral de São Paulo - Região da REVIS Alcatrazes – Ilha Bela
15-02-2021
01-01-2026
Durante março de 2016 e fevereiro de 2018 foi realizado o monitoramento contínuo da paisagem acústica submarina em dois pontos do litoral centro de SP: próximo à Ilha de Alcatrazes e da Laje de Santos . Este projeto foi realizado pelo LACMAM, Laboratório de Acústica e Meio Ambiente, da Escola Politécnica – USP (http://lacmam.poli.usp.br), com financiamento FAPESP no. 2016/02175-0 [ 1 ] e apoio do CEBIMAR/USP. Durante dois anos a paisagem acústica submarina foi gravada de maneira contínua, 24hrs por dia, gerando um banco de dados com 674 dias (2,8 TB) de gravação efetiva na Unidade de Conservação (UC). No mesmo período, monitoramento similar também foi realizado no PEMLS, gerando 665 dias de gravação (2,7 TB). Esta iniciativa foi pioneira no Brasil, seja pela utilização de tecnologia totalmente nacional (de equipamentos e de software de análise), desenvolvida pela equipe do Lacmam, seja pelo volume de dados e informações obtidos. Três publicações em revistas internacionais [ 2,3,4 ] apresentam parte das análises realizadas com o bando de dados obtidos. Particularmente importante, pelo seu ineditismo, foi a descrição de vários tipos de coros de peixes. O presente projeto visa dar continuidade ao monitoramento da paisagem acústica submarina na região. Objetivo principal é de instalar e operar Observatórios Acústicos Submarinos para monitoramento acústico passivo contínuo, na região da Ilha de Alcatrazes e Ilha Bela e analisar a sua paisagem acústica submarina de longa duração .
Paisagem Acústica Submarina
Cetáceos
Coros de peixe
Impacto antrópico
Objetivos Específicos:
• Dar continuidade ao banco de dados de paisagem acústica submarina já existente da UC;
• Criar um Banco de Dados de Referência de vocalizações das espécies de cetáceos presentes na região: Baleias Jubarte, Bryde, Minke, Franca e odontocetos;
• Dar continuidade ao estudo de coros de peixes
• Registrar e avaliar ruídos antrópicos presentes na área
• A partir dos resultados obtidos, desenvolver atividades socioeducativas com comunidades litorâneas e com os turistas da região, através da difusão de informação de modo didático e claro

Laboratório e Equipe:
O projeto será realizado pelo LACMAM, Laboratório de Dinâmica e Instrumentação, da Escola Politécnica da USP, coordenado pelo proponente do presente projeto. O laboratório possui aproximadamente 100 m2, tendo postos de trabalho para até 10 pesquisadores, bem como infraestrutura laboratorial de eletrônica e mecânica, além de infraestrutura específica na área de acústica submarina, tais como sistema de calibração acústica de hidrofones e microfones, sistema de teste hidrostático de estanqueidade (até 40 bar), dentre outros. Particularmente importante é a bancada de calibração e levantamento de curva de resposta em frequência de hidrofones, por método comparativo, utilizando sensores da B&K calibrados. Adicionalmente, o Lacmam possui conhecimento e experiência em processamento de sinais, particularmente, na visualização, análise e reconhecimento de padrões de sinais acústicos. Tem longa experiência em desenvolvimento de projetos de P&D&I financiados por agências de fomento tais como CNPq, FAPESP, CAPES, bem como também por empresas, tais como Petrobras, Tecnhip, Sabesp, Shell e interações com vários grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
A experiente equipe de pesquisadores do presente trabalho é composta por:
• Prof. Dr. Linilson Padovese – coordenador do projeto e do LACMAM USP,
• MSc. Daniela Pivari; consultora ambiental da Ecotonus
• Julio Cardoso, coordenador do projeto Baleias à Vista;
• Alexandra Chung; doutoranda do Lacmam
• Prof. Dr. Raul Rio Ribeiro – TecBio – UFJF, pos-doutorando do Lacmam
• Dr. Ignácio Sánchez-Gendriz; pos-doutorando da UFRN
Ressalta-se a parceria com a empresa Ecotonus e com o Projeto Baleia a Vista, que darão apoio na logística, operação de equipamentos e análise de dados.

Monitoramento:
O observatório Autônomo é composto por uma unidade (ou rede delas) de OceanPods. O OceanPod (Figura 4), desenvolvido pelo Lacmam, contém internamente um condicionador e gravador de sinais e baterias. Externamente possui um hidrofone, também desenvolvido pelo Lacmam. A versão a ser instalada está projetada para ter autonomia, tanto de energia quanto de armazenamento de sinais, de 3 meses. Tanto a instalação quanto a recuperação dos dados é feito por mergulho autônomo. Portanto, periodicamente esses OceanPods serão trocados por outros prontos para entrar em operação. A recarga de baterias e recuperação de dados serão feitos em laboratório.

Serão utilizados 3 OceanPods (Figura 3 ). Dois instalados e operados de maneira contínua ao longo do projeto: um próximo à Ilha do Farol na REVIS Alcatrazes e outro próximo à ponta do diogo, na Ilha Bela. Um terceiro OceanPod será instalado e operado de maneira intermitente, próximo à Ilha da Serraria, entre Ilha Bela e Ilha de Búzios.

Resultados Esperados
- Contribuir para a conclusão de uma tese de doutorado;
- Análise do impacto antrópico, devido à abertura para ao público, baseado no banco de dados coletados entre 2016 e 2018
- Obter um banco de dados atual de acústica submarina contendo eventos biológicos, antrópicos e naturais
- Otimizar e sedimentar tecnologia própria em Monitoramento Acústico Passivo desenvolvido pelo Lacmam (instrumentação, métodos de detecção, localização e identificação de eventos acústicos)
- Gerar ferramenta para monitoramento, fiscalização, manejo e gestão de Unidades de Conservação Marinhas.
Duração do projeto 5 anos
Ano 1: visitas ao parque marinho para análise de locais e condições de instalação dos equipamentos. Testes de fundeio e de funcionamento do equipamento. Primeiras coletas de dados.

Anos 2 a 4: visitas para verificação de equipamentos instalados e coleta do banco de memória do equipamento. Análise do banco de sinais e elaboração de relatórios sobre os eventos acústicos detectados e identificados.

Ano 5: realização das últimas medidas, desmobilização de equipamentos, término das análises, avaliação dos resultados e de eventual relevância de continuação de aspectos do projeto. Apresentação de relatórios finais.

Solicitações

não é necessário
não é necessário
não haverá coletas
não haverá
não haverá coletas
Não
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
2
2