Projetos de formação discente - CEBIMar

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Aline Aparecida Zanotti

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Doutorado
Marcelo Visentini Kitahara
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Benefício complementar - Jovem Pesquisador
Fapesp

Descrição do projeto

Descrição do microbioma de corais de águas profundas
01-06-2019
30-11-2023
Os corais escleractíneos de águas profundas possuem poucos estudos a respeito dos micro-organismos simbiontes. São conhecidas cerca de 600 espécies de corais azooxantelados de águas profundas e aproximadamente 1% delas teve seu microbioma descrito. De modo geral, existem poucos estudos acerca da microbiologia dos corais escleractíneos, zooxantelados e azooxantelados. Entretanto os dados obtidos indicam que há uma relação intrínseca entre os micro-organismos e os corais hospedeiros, que pode ser considerada como parte do desenvolvimento e evolução de ambos e que responde a fatores ambientais, tais como sazonalidade, impactos antrópicos, mudanças de temperatura e doenças. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo documentar o microbioma de mais de 140 espécies de corais de águas profundas, coletados na Nova Caledônia, Atlântico Norte e áfrica do Sul, possibilitando o aprimoramento da biodiversidade desses ambientes, o estabelecimento de um perfil do microbioma desses indivíduos/espécies, respostas do microbioma aos fatores ambientais, além da influencia dessa relação na diversidade e evolução de ambos, corais e micro-organismos.
Águas profundas, corais azooxantelados, micro-organismos
A primeira etapa desse projeto tem como objetivo identificar a diversidade da comunidade de micro-organismos (i.e. Bacterias e Archaeas), associados a diversas espécies Cada amostra terá DNA genômico total extraído através do kit DNeasy PowerSoil Kit, visto que o mesmo remove inibidores de PCR, como por exemplo, os ácidos húmicos, em que os corais são ricos. Posteriormente, seguindo o protocolo 16S Metagenomic Sequencing Library Preparation (Illumina), iremos montar as bibliotecas que serão sequenciadas utilizando a plataforma MiSeq Illumina. Para isso realizaremos a amplificação do gene 16S rRNA através de reação de polimerase em cadeia (PCR) da região V3 e V4, utilizando marcadores bacterianos universais em conjunto com adaptadores Illumina: Iniciador F = 5' TCGTCGGCAGCGTCAGATGTGTATAAGAGACAGCCT ACGGGNGGCWGCAG e Iniciador R = 5' GTCTCGTGGGCTCGGAGATGTGTATAAG AGACAGGACTACHVGGGTATCTAATC. Posteriormente, será realizada a limpeza da PCR seguindo o protocolo da AMPure XP Beads, e o adicionamento dos indexes utilizando o kit Nextera XT Index Kit, que servem como identificadores de cada amostra. Após uma segunda limpeza utilizando o AMPure XP Beads, cada reação será quantificada e suas concentrações normalizadas. As amostras serão sequenciadas utilizando a plataforma MiSeq. Assim que as sequências forem obtidas, será aplicada uma sequência de análises de bioinformática com o intuito de identificar as bactérias e arqueias associadas a cada espécime de coral. Com os micro-organismos identificados, as análises estatísticas serão realizadas no STAMP - Statical Analysis of Metagenomic Profiles (PARKS et al., 2014), um programa criado para análises de perfis metagenômicos.
A primeira etapa do projeto será a organização dos dados de coleta. Assim que as amostras chegarem ao Brasil será realizado a extração de DNA, por tratar-se de mais de 400 amostras, essa etapa esta prevista para acabar em junho de 2020. Em paralelo, daremos início a PCR, assim que obtivermos as primeiras amostras com DNA extraído. Essa etapa contém algumas dificuldades como ajuste do protocolo, sendo assim esta prevista para finalizar em junho de 2021. Para adicionar os indexes, será necessário obter o produto da PCR, dessa forma está prevista para iniciar em janeiro de 2020 e finalizar em Junho de 2021. Com o fim dessa etapa, a preparação das amostras para o sequenciamento estará completa, sendo assim, o sequenciamento deve iniciar em junho de 2020 e acabar em dezembro de 2021. Como as amostras não ficarão prontas de uma única vez, esperamos dar início as análises de bioinformática em junho de 2020 e finalizar em junho de 2022, em paralelo serão realizadas as análises estatísticas das sequências já identificadas. A partir do início de 2021 esperamos já ter dados para começarmos e redação dos artigos e da tese, essa etapa deve finalizar com o fim do doutorado, em junho de 2023.

Solicitações

Laboratórios de Biologia Molecular e Sala de balanças
Capela de fluxo laminar, centrífuga, termociclador, termomixer, pipetas, cuba de eletroforese, Nanodrop, Qubit e autoclave.
Nenhum
Nenhum
Não
Não
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
30
1