Projetos de docentes ou pesquisadores - CEBIMar

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto autônomo

Pesquisadores ou docentes associados

Alvaro Esteves Migotto
Jorge Audino
Lígia Haselmann Apostólico

Recursos

2022/02746-9
Fapesp

Descrição do projeto

Um mergulho na Revolução Marinha Mesozoica sob a perspectiva de moluscos bentônicos e nectônicos [Projeto Inicial π (Pi) FAPESP]
05-12-2023
31-01-2028
A 'Revolução Marinha Mesozoica' (RMM) refere-se à dramática reorganização dos ecossistemas marinhos ocorrida no Mesozoico e que resultou em estruturas ecossistêmicas similares àquelas dos oceanos modernos. O aumento da produtividade primária durante a RMM teria propiciado a diversificação de linhagens predadoras, as quais teriam criado pressões seletivas que resultaram em adaptações defensivas cada vez mais eficazes em suas presas (e.g., infaunalização, espessamento da concha, aumento da mobilidade), em uma corrida armamentista evolutiva. Compreensivelmente, grande parte do arcabouço teórico da RMM está baseada no registro fóssil. Entretanto, uma série de hipóteses subjacentes à RMM não são passíveis de teste somente a partir desses dados. Por exemplo, a compreensão da evolução de estratégias de defesa em animais bentônicos é dificultada pela rara fossilização de estruturas-chave (e.g., fotorreceptores). No caso de linhagens nectônicas, como os cefalópodes coleoides, as próprias pressões da RMM resultaram em adaptações (i.e., perda/redução da concha) que minimizaram sua preservação no registro fóssil. Permanece obscuro, por exemplo, como foi a colonização das diferentes zonas pelágicas marinhas pelo clado, supostamente impulsionada pela agilidade natatória alcançada durante a RMM. O presente projeto de pesquisa visa a ampliar nossa compreensão sobre a RMM a partir da integração de distintas abordagens (i.e., filogenia, transcriptoma, microscopia integrativa, experimentação e história natural) no estudo da macroevolução de linhagens de moluscos bentônicos (Bivalvia: Pteriomorphia) e nectônicos (Cephalopoda: Coleoidea), ambas com elevada diversificação taxonômica e ecológica durante a RMM. A diversificação dos órgãos sensoriais de Pteriomorphia - potencialmente associada à interação presa-predador e à ocupação de novos nichos - será utilizada para responder se a corrida armamentista evolutiva da RMM envolveu a evolução de estratégias de defesa ativa em linhagens bentônicas. Por sua vez, a diversificação das estratégias reprodutivas de Coleoidea - potencialmente influenciada por transições entre habitats marinhos - será empregada para revelar a perspectiva pelágica da RMM, i.e., adaptações associadas à colonização das diferentes zonas pelágicas marinhas. Além da formação de recursos humanos em diferentes níveis (IC, TT, ME, DR, PD), o projeto incluirá uma iniciativa integrada de ensino e pesquisa que envolverá estudantes de graduação e de pós-graduação na produção de atividades extramuros.
Evolução; Mollusca; adaptação; Seleção sexual; Macroecologia
Pretendemos utilizar a infraestrutura do CEBIMar-USP para realizar (1) coleta e manutenção temporária de moluscos (lulas e bivalves) nos tanques e aquários da instituição, (2) manipulações experimentais e observação de comportamento reprodutivo em cativeiro; e (3) análises e experimentações in vitro utilizando equipamentos ópticos (lupa e microscópio). Para a coleta de lulas, arrendaremos embarcação de pescador da região; precisaremos de auxílio técnico apenas para a transferência dos espécimes desde a embarcação arrendada até os tanques do CEBIMar. Para a coleta de bivalves, precisaremos da embarcação do CEBIMar para deslocamentos curtos (ex., até o píer de Ilhabela).
O trabalho no CEBIMar (coletas, manutenção e experimentos) está previsto para ocorrer nos meses de dezembro/23 e janeiro a março e novembro a dezembro dos anos de 2024 a 2027.

Solicitações

Um laboratório com bancada e pia e que comporte 3-4 pessoas.
02 estereomicroscópios
01 microscópio
01 balança digital (para preparação de reagentes)
Água destilada
Aquários de vidro (tamanhos variados) para bivalves
Tanques e caixas d'água para lulas
Espaço em geladeira e freezer
Lulas (principalmente Doryteuthis pleii) e bivalves (principalmente Pteriomorphia).
Diferentes localidades na região do canal de São Sebastião e Ilhabela.
Maré baixa para coleta de bivalves.
Sim
  • Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo
  • Utilização de embarcação do CEBIMar
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Novembro
  • Dezembro
15
4