Projetos de docentes ou pesquisadores - CEBIMar

Marcia Neunschwander Kurtz
Beatriz Pereira Cunha
Viviani Gomes Vieira
Thábata Fernandes Cândido

Jovem Pesquisador. Processo: 2009/14019-0. Duração: 02/2010 - 02/2014. Valor: R$ 245.478,59.

Nemátodas marinhos de vida livre: taxonomia, sistemática e filogenia
31-10-2009
28-02-2014
O filo Nematoda é altamente diverso, está presente em praticamente todos os tipos de ambientes e, portanto, é considerado um dos filos mais bem sucedidos do planeta. Entretanto, a falta de estudos taxonômicos, principalmente com nemátodas marinhos de vida livre, impede o progresso de várias outras disciplinas dependentes da taxonomia, tais como ecologia, biogeografia e evolução. é, portanto, com o objetivo de expandir e transmitir o conhecimento taxonômico, que a presente proposta espera iniciar uma linha de pesquisa em nemátodas marinhos de vida livre no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP). Além de aumentar o conhecimento da biodiversidade do Estado de São Paulo, a presente proposta pretende combinar técnicas morfológicas e moleculares para responder questões da sistemática e filogenia do grupo, bem como levantar hipóteses evolutivas e biogeográficas. Será montada uma coleção de lâminas permanente de referência e um banco de dados virtual.
nematodas de vida-livre , taxonomia, sistematica, filogenia.
.
Atividades acrescentadas na prorrogação de prazo concedida em agosto de 2012:
Atividades no laboratório: Fevereiro a julho de 2012: Extração de mDNA‐COI para análise de estrutura de populações de nematodas marinhos costeiros; Agosto de 2012 a Janeiro de 2013: Extração de DNA para estudo filogenético das ordens Monhysterida/Araeolaimida; Fevereiro a Julho de 2013: Extração de DNA para estudo filogenético da ordem Monhysterida/Araeolaimida.
Submissão de publicações: Maio/Julho de 2012: Metanalises de nematoides estuarinos; Agosto/Outubro de 2012: Estudo de espécies crípticas; Novembro de 2012 a Janeiro de 2013: Estrutura das comunidades em diferentes habitats costeiro; Maio da julho de 2013: Artigo estrutura de populações de nematodas marinhos costeiros; Novembro de 2013 a Fevereiro de 2014: Análise filogenética das ordens Monhysterida/Araeolaimida.
Banco de dados: 2012-2013: Organização das fotos no Cifonauta juntamente com um banco de dados para identificação de nematoides.

Sala 9 Erasmo e laboratorio molecular