Projetos de docentes ou pesquisadores - CEBIMar

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Leandro Manzoni Vieira

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto de Pós-Doutorado

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Bolsa no valor total de R$141.811,20 (2 anos) Reserva Técnica no valor total de R$21.271,68.
Fapesp

Descrição do projeto

Análise filogenética e revisão taxonômica de Scrupocellaria spp. (Bryozoa, Candidae): uma abordagem morfológica
01-05-2013
30-04-2015
Briozoários do gênero Scrupocellaria são ecologica e economicamente importantes por fornecerem substrato para outras espécies incrustantes, bem como por serem um dos filos de invertebrados mais bem representados nas comunidades de fouling. O grupo, que compreende mais de 90 espécies nominais, carece de estudos faunísticos e sistemáticos, o que redunda em pouco conhecimento sobre a extensão e significado da ampla variação morfológica observada e distribuição geográfica dos táxons. Não existem também estudos filogenéticos mais abrangentes tratando das relações entre Scrupocellaria e outros táxons da família Candidae. A proposta tem como objetivo estudar a morfologia e sistemática de Scrupocellaria, visando à resolução de problemas taxonômicos, compreensão das relações filogenéticas e padrões de distribuição do gênero, possibilitando ainda a detecção de possíveis espécies exóticas. O estudo será realizado com base em dados novos e nos resultados obtidos durante o doutorado do proponente. O pós-doutorado possibilitará condições para a continuidade dos projetos iniciados pelo grupo de pesquisa em sistemática de Bryozoa sediado no Centro de Biologia Marinha da USP, único no Estado de São Paulo, bem como proporcionará novas colaborações entre o proponente e pesquisadores de diferentes instituições no Brasil e do exterior. O projeto prevê a publicação de artigos em revistas especializadas, com resultados também disponibilizados eletronicamente em sítios da internet especializados em briozoários e biodiversidade.
Bryozoa, filogenia, sistemática, Candidae, Scrupocellaria
Serão realizadas coletas em vários pontos da costa brasileira e outras localidades do mundo. Também serão estudados espécimes depositados em diferentes instituições científicas. A identificação das espécies de Scrupocellaria será baseada em literatura específica, imagens de MEV e análise comparativa entre os espécimes e séries-tipos depositados em instituições científicas. Os espécimes serão descritos a partir de caracteres morfológicos recentemente adotados. Após a descrição das espécies, caracteres morfológicos serão selecionados para realização de reconstruções filogenéticas. As homologias primárias e os estados morfológicos serão listados e discutidos segundo os táxons estudados. A matriz de caracteres será editada no programa Mesquite v2.75. A análise filogenética será realizada através de análise de máxima parcimônia utilizando os programas TNT v1.1 e PAUP. Adicionalmente, a análise de evidência total será realizada, incluindo dados moleculares obtidos em colaboração durante o desenvolvimento do estudo.
(i) Revisão de literatura (Maio/2013-Abril/2015) - A revisão da literatura especializada sobre o gênero Scrupocellaria no mundo.
(ii) Coleta de material complementar (Junho/2013-Fevereiro/2015) - Estudos de espécimes depositados no NHMUK (Londres), Manchester Museum (MM, Manchester), California Academy of Science (CAS, Califórnia) e Museum of Natural Sciences, Brussels (MNSB, Bruxelas) serão realizados. As coletas ao longo da costa brasileira serão realizadas diretamente pelo proponente (Autorização SISBIO n. 19936-2) e com auxílio de colaboradores.
(iii) Identificação do material (Maio/2013-Abril/2015) - A identificação dos espécimes será realizada no CEBIMar.
(iv) Documentação e Microscopia Eletrônica (Julho/2013-Abril/2015) - As fotografias e vídeos (microscopia de luz), desenhos e preparações para estudos de MEV e MET serão realizados no CEBIMar. A obtenção das imagens de MEV e MET será realizada nos Institnos Instituto de Física, Museu de Zoologia e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (MEV), e Dept. of Paleontology, Universitt Wien (MET).
(v) Análise dos resultados (Janeiro-Abril/205) - realização de análises para a revisão taxonômica e hipóteses evolutivas em Scrupocellaria

Solicitações

Espaço disponível de laboratórios (Sala 3; Sala de Microscopia e Laboratório de Genética Molecular)
Equipamento disponíveis nas salas 3 e Sala de Microscopia.
Bryozoa
Canal de São Sebastião e Caraguatatuba
{"0":"EC_ANY"}
Laboratório de Genética Molecular
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione