Projetos de docentes ou pesquisadores - CEBIMar

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Luciano Douglas dos Santos Abel

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Outra - Projeto de extensão universitária

Pesquisadores ou docentes associados

María Soledad López
Sergio Augusto Coelho de Souza
Ludmila Gladek Ciolfi
Flávia de Oliveira Fernandes Neves
Marineide Aparecida Gobetti Leite
Leandro Basso
Celso Eduardo M. Alexandre
Beatriz Dias de Luca Martins

Recursos

Descrição do projeto

Utilização da proposta pedagógica Ensino de Ecologia no Pátio da Escola (EEPE) na descoberta da metodologia científica por alunos do ensino fundamental, com ênfase em Ciências Marinhas
30-04-2014
10-12-2014
Este projeto formaliza uma parceria iniciada em 2012 entre o CEBIMar e a Escola Municipal Professora Luiza Helena de Barros, localizada no bairro de Barequeçaba, que resultou, em 2013, num formato de atividade que denominamos Clube de Ciências: alunos do ensino fundamental interessados em Ciências desenvolveram um pequeno projeto de pesquisa. A atividade foi ampliada e inserida no plano didático da escola para 2014. Seu objetivo é aproximar os alunos do pensamento científico utilizando o instrumento pedagógico chamado Ensino de Ecologia no Pátio da Escola (EEPE). Os alunos são induzidos a um processo cíclico de pensamento e ação: o ciclo de indagação, um equivalente simplificado do método científico que incita a observação, o questionamento, a experimentação e a reflexão, levando, consequentemente, à aprendizagem. Os temas abordados são relacionados principalmente ao ambiente marinho e trabalhados de forma a estimular a análise crítica dos padrões e processos naturais.
EEPE, ensino público, clube de ciências, extensão universitária, ciclo de indagação, método científico, ensino fundamental, ciências marinhas.
O ponto de partida é a curiosidade, base para a exploração e o questionamento. O EEPE explora e reforça a predisposição natural das crianças (de todas as idades) para o questionamento, estimulando que elas mesmas busquem as respostas e fornecendo meios concretos para isso. Enquanto os pesquisadores exploram o mundo para entender e tentar prever seu funcionamento usando o método científico, o EEPE desenvolveu o ciclo de indagação, que igualmente proporciona uma maneira de realizar investigações mediante a formulação de perguntas respondíveis por meio da ação e cujas respostas e suas implicações podem ser discutidas em um contexto mais amplo. Em linhas gerais, uma pergunta (observação + conhecimento prévio + curiosidade) leva à uma ação (coleta e análise de informações mensuráveis através de uma metodologia amostral comparativa) que resulta numa reflexão (sobre a pergunta, a ação, a resposta e um universo mais amplo), conduzindo ciclicamente à formulação de nova pergunta. Assim, tutores familiarizados com a metodologia EEPE guiarão as atividades juntamente com monitores treinados e inicialmente trabalharão com alunos do ensino fundamental em áreas verdes da escola supracitada, a fim de despertar a curiosidade e aprimorar a capacidade de observação. Posteriormente, o foco será a própria Praia de Barequeçaba ou, eventualmente, no CEBIMar, onde o ciclo de indagação será aplicado no ambiente natural, com a experimentação científica de forma simplificada.
O projeto pretende partir de uma pergunta e fechar ao menos 3 ciclos de indagação até o mês de dezembro de 2014. Após uma fase inicial que objetivou aguçar a curiosidade e o senso de observação nos alunos, a primeira etapa já vem sendo executada e é totalmente guiada, ou seja, os alunos são compelidos a executar um experimento que responda uma pergunta proposta, utilizando uma metodologia apresentada. O experimento simples realizado, sobre a biodiversidade da praia de Barequeçaba, levantará questões importantes sobre a diversidade biológica no contexto ecossistêmico dos oceanos, culminando com a comemoração dos dias mundiais do meio ambiente, biodiversidade e oceanos e levando os alunos a discutirem sobre seu papel na preservação ambiental. A reflexão dos resultados levará à segunda pergunta, a qual também será apresentada aos alunos mas, neste caso eles deverão elaborar a metodologia para respondê-la. Após a etapa semi-guiada, espera-se autonomia suficiente do grupo para, após observação do ambiente natural e discussão dos dados obtidos nas etapas anteriores, articularem eles próprios tanto a terceira pergunta, como também a metodologia a ser empregada. Ao final de cada ciclo são previstas apresentações dos resultados, na forma de pôsteres ou oral, na escola ou no CEBIMar. O cronograma prevê encontros de duas horas de duração, às 13h das quartas-feiras, e eventuais encontros em outros dias da semana quando necessário e possível, durante o calendário letivo da escola.

Solicitações

Eventualmente poderemos agendar alguma atividade no CEBIMar, que serão marcadas de acordo com a disponibilidade de local.
Eventualmente poderemos planejar observação microscópica no próprio CEBIMar. Esta atividade será agendada mediante a disponibilidade de lupas.
Eventualmente poderemos agendar coleta de plâncton e/ou de algum organismo de fácil captura, embora poderão ser também utilizados os exemplares dos tanques de visitação.
Quanto, eventualmente, for necessário a realização de coleta, poderá ser realizada em qualquer local que esteja conveniente com a logística de trabalho dos técnicos.
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Não há previsão.
  • NEC_COLLEC
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