Projetos de docentes ou pesquisadores

Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Letícia Veras Costa Lotufo

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto temático

Pesquisadores ou docentes associados

Paola Cristina Branco
Glaucia Maria Machado-Santelli
Tito Monteiro da Cruz Lotufo

Recursos

Projeto tematicos
Fapesp

Descrição do projeto

Abordagem integrada na prospecção sustentável de produtos naturais marinhos: da diversidade a substâncias anticâncer
01-06-2019
30-04-2022
Os ecossistemas marinhos brasileiros têm uma importância estratégica para o país. Contudo, o uso sustentável dos recursos permanece um desafio de difícil equacionamento, uma vez que temos lacunas de conhecimento básico, o que não nos permite ter uma real dimensão da diversidade biológica associada a esse ambiente e sua fragilidade. Neste contexto, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma estratégia integrada de trabalho, buscando estabelecer um novo paradigma na bioprospecção em ambientes marinhos. I. Mérito intelectual: Esta proposta tem como objetivo o uso de uma abordagem integrada para o isolamento de substâncias com atividade anticâncer a partir de microrganismos marinhos associados a ascídias, corais e ao sedimento do litoral brasileiro. A premissa fundamental é o uso de diferentes estratégias de prospecção, incluindo aquelas dependentes (fracionamento guiado pela atividade biológica e pelo alvo terapêutico) e independentes de cultivo (metabolômica e metagenômica). Além disso, essa abordagem integrada permitirá a descrição de padrões funcionais de organização da diversidade. Os alvos terapêuticos propostos incluem os fatores de transcrição anti-senescência, Tbx2 e Tbx3, envolvidos no processo de tumorigênese. Não se conhecem até o momento, entretanto, moduladores exógenos que possam atuar sobre sua função biológica. Sendo assim, a identificação de substâncias naturais com potencial modulação dessa via de sinalização agrega um forte potencial de inovação para a proposta. II. Impacto: A abordagem aqui sugerida será utilizada para uma avaliação abrangente de padrões emergentes da diversidade em diferentes níveis: dos genes à expressão do metabolismo secundário, sob o paradigma de uso sustentável dos recursos naturais. III. Integração: A abordagem integrativa da presente proposta envolve pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento em um objetivo comum, compartilhando dados através de plataformas eletrônicas e convergindo conhecimento para a promoção da conservação e valoração da biodiversidade. Vale destacar, especialmente, que esta proposta é essencialmente multidisciplinar e com grande potencial de inovação, pois está inserida numa área extremamente promissora que visa à prospecção sustentável de recursos do mar com a finalidade de identificar novos produtos biotecnológicos, bem como de legitimar novos alvos moleculares anticâncer.
Microrganismos marinhos, biotecnologia marinha, produtos naturais marinhos
COLETA DO MATERIAL E PROCESSAMENTO DAS AMOSTRAS
Amostras de sedimento e de ascídias e zoantídeos serão coletadas nas seguintes regiões:
1. Litoral do Ceará (CE) - Utilizando como apoio os colaboradores da UFC, serão feitas coletas nos recifes costeiros submersos e do entremarés.
2. Litoral da Bahia (BA) - Serão realizadas campanhas de coleta na região do Arquipélago do Abrolhos e em outros pontos do litoral baiano, como a Baía de Todos os Santos.
3. Espírito Santo (ES) - Serão feitas coletas na região de Guarapari e Vitória.
4. Rio de Janeiro (RJ) - Com apoio de colaboradores da UFF e UFRJ serão feitas coletas em Arraial do Cabo
5. São Paulo (SP) - Serão utilizadas as unidades costeiras da USP, em especial a Base do IOUSP em Ubatuba e o Centro de Biologia Marinha, em São Sebastião, como plataformas para coletas no infralitoral e entremarés.
6. Ilhas Oceânicas - O projeto envolverá campanhas de coleta nas ilhas oceânicas brasileiras: Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP), Arquipélago de Fernando de Noronha (FN), Atol das Rocas (AR) e Arquipélago de Trindade e Martin Vaz (AT).
Em cada campanha de coleta serão obtidas amostras de sedimento e organismos (ascídias e zoantídeos) para as etapas subsequentes. No caso dos invertebrados marinhos, os mesmos serão fotografados em campo ou em laboratório, e serão anestesiados e processados de forma a se obter tecidos para identificação taxonômica e análise morfológica.
Atividade 1. Coleta do material e processamento das amostras - Durante todo o periodo
Atividade 2. Isolamento das bactérias cultiváveis - abordagem convencional - Durante todo o periodo
Atividade 3. Obtenção dos extratos - Durante todo o período
Atividade 4. Triagem da atividade biológica - Durante todo o período
Atividade 5. Purificação por afinidade reversa - isolamento de substâncias alvo-específicas - Durante todo o período
Atividade 6. Purificação dos compostos ativos - Durante todo o período
Atividade 7. Estudo da atividade biológica - Durante todo o período
Atividade 8. Abordagem Metabolômica - Durante todo o período
Atividade 9. Abordagem Metagenômica - Durante todo o período
Atividade 10. Estudos de Filogeografia - Durante todo o período
Atividade 11. Análise integrativa - Durante todo o período

Solicitações

uso de laboratorio para processamo das amostras
fluxo laminar, bancada
Palythoa caribaeorum - Anthozoa

Palythoa variabilis - Anthozoa

Didemnum ligulum - Ascidiacea

Eusynstyela tincta - Ascidiacea

Phalusia nigra - Ascidiacea/

Microcosmus exasperatus - Asci
a depender da disponibilidade
{"0":"EC_ANY"}
nao se aplica
Por favor, selecione
Por favor, selecione