Projetos de docentes ou pesquisadores

Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Instituição Não Governamental Brasileira

Dados do solicitante

Sarah Freitas

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto temático

Pesquisadores ou docentes associados

Alice Steele Santos Escada
Nícolas Steele Santos Escada
Gustavo Steele Santos Escada
Maria Beatriz Poeys
Antônio Gentiluce
Felipe de Moura Tayar
Giovana Wasser
Rafaella Alvarenga
Lívia Prado
Caíque Ota
Pedro Brisola Vieira
Lucca Garrido
Isabella Kloster

Recursos

mensalidades, patrocínios e doações.
Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar, com intuito de promover e desenvolver a pesquisa, a ciência e o ensino. Estamos em busca de patrocínios e doações para o projeto. Já arrecadamos boa pa

Descrição do projeto

Lixo marinho: da sua mão ao mar, consequências para todos
17-03-2019
18-03-2019
O lixo marinho é composto por resíduos de origem humana que chegam ao mar propositalmente ou involuntariamente. Segundo informou o Fórum Econômico Mundial de Davos (2019), estima-se que em 2050 haja mais plástico nos oceanos do que peixes. O combate ao lixo marinho deve começar pela prevenção, para que isso ocorra é necessário haver uma conscientização da sociedade e a educação ambiental é a melhor ferramenta de transformação de pensamentos e atitudes. Neste contexto, e com a crescente necessidade de mudanças comportamentais, este projeto pretende conscientizar a população sobre as consequências do lixo marinho, desde àquelas aplicáveis aos seres marinhos, até aos seres humanos, através de conversas e aplicando questionários com perguntas sócio-econômicas, comportamentais e de conhecimentos sobre o tema, a ser respondido por pessoas que frequentam praias. Além disso, será realizada coleta de lixo em praias da cidade de São Sebastião, Litoral Norte do estado de São Paulo, para realizarmos a limpeza desses locais e assim verificar quais são os tipos de lixo mais frequentemente encontrados nestes locais. Este projeto pretende também fornecer subsídios ao gerenciamento costeiro local, ao planejamento turístico e à elaboração de atividades de Educação Ambiental.
Lixo marinho, educação ambiental, plástico, coleta de lixo
A cidade de São Sebastião 23. 45 40 S, 45. 24 44 está localizada no Litoral Norte do estado de São Paulo, possui área total de 495,679 km, já que o município é formado pela sede e pelos distritos de Maresias e São Francisco da Praia (Figura 1). A sede possui cerca de 74 mil habitantes, porém, ao longo do ano, mas principalmente durante os meses de férias escolares, há uma intensa atividade turística, o que eleva a densidade populacional e, consequentemente, a produção de lixo. Somado a isto, o acesso à Ilhabela é realizado por balsas localizadas no centro de São Sebastião, aumentando então a frequência de carros e turistas na cidade. Em Janeiro deste ano, a cidade de Ubatuba, também localizada no litoral norte de São Paulo, realizou o reajuste das taxas pagas por veículos turísticos que adentram a cidade. Essa medida foi realizada, segundo a prefeitura, para diminuir a taxa de produção de lixo durante as épocas de intensa atividade turística. O clima na região é representado pelo subtropical úmido. O verão é curto, quente e intenso, com altos índices de precipitação pluviométrica; o inverno é longo, agradável e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 17 .C a 31 .C e raramente é inferior a 14 .C ou superior a 35 .C (weatherspark).

Procedimento do estudo teórico:
Semanalmente os alunos e a orientadora se reúnem para discutir assuntos pertinentes ao projeto. Já está sendo realizada a revisão bibliográfica. Os alunos ficarão responsáveis por apresentar seminários sobre artigos relacionados ao tema do projeto para que compreendam melhor o assunto e para que estejam preparados para realizar a parte prática do projeto.
Procedimento do estudo prático
Em Março de 2019 serão realizadas as seguintes atividades:
1) No primeiro dia iremos a uma praia (a ser definida ainda) para realizar, durante a parte da manhã, a pesquisa sócio-econômica das pessoas que estiverem frequentando a praia. A pesquisa será feita através de questionários com perguntas sobre o nível de escolaridade, a procedência da pessoa, idade e perguntas relacionadas ao conhecimento e comportamento em relação ao lixo.
2) Ainda no primeiro dia, iremos realizar a coleta do lixo encontrado à beira-mar. A coleta será realizada no período da tarde, pressupondo que terá maior acúmulo de lixo neste horário. Durante a coleta do lixo iremos anotar o tipo de material coletado para posteriormente fazer uma quantificação dos principais tipos encontrados.
3) Somado a isto, como nos dividiremos em grupos, alguns alunos ficarão responsáveis pela parte de educação ambiental, orientando as pessoas sobre as consequências relacionadas ao lixo marinho e as possíveis mudanças comportamentais que cada um pode realizar para diminuir tais problemas.
4) No segundo dia iremos visitar o Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR) da Universidade do Estado de São Paulo (USP), localizado na região. No CEBIMAR, os alunos p

Solicitações

Não será necessário
Não será necessário
Será coleta apenas o lixo à beira-mar, o qual será devidamente descartado antes de voltarmos ao CEBIMAR.
Está para ser definido ainda, mas provavelmente as atividades serão realizadas na praia de Barequeçaba.
{"0":"EC_TIDE"}
Somente visitação.
Por favor, selecione
Por favor, selecione