Projetos de docentes ou pesquisadores

Roberto Gomes de Souza Berlinck

Projeto temático

Simone Possedente de Lira
Alvaro Esteves Migotto
Leandro Manzoni Vieira

Nº do processo FAPESP: 2013/50228-8

Componentes da biodiversidade, e seus caracteres metabólicos, de Ilhas do Brasil: uma abordagem integrada
01-04-2014
29-11-2019
O projeto objetiva responder 4 perguntas: 1. Macro-organismos de diferentes grupos biológicos encontrados em diferentes ilhas do Brasil apresentam um padrão distinto de ocorrência ou de distribuição do que na região costeira? 2. Micro-organismos associados a invertebrados, bem como os micro-organismos endofíticos de plantas de ilhas, apresentam uma ocorrência de espécies diferente daquela observada em ambientes continentais? 3. Dentre os macro- e micro-organismos que serão investigados, metabolitos secundários e enzimas apresentariam características distintas ou similares a espécies correlatas encontradas no litoral? 4. A frequência com que macro-organismos marinhos e micro-organismos endofíticos de ilhas que apresentam substâncias bioativos(as) é maior do que organismos do continente ou oriundos da costa? Serão realizados levantamentos faunísticos associados a estudos de biodiversidade, taxonomia, filogeografia, bioprospecção, microbiologia e análises metagenômicas. Será dada ênfase ao levantamento e descrição de espécies de invertebrados em locais de coleta ainda pouco conhecidos, ao isolamento de linhagens microbianas exóticas, e ao estudo de casos específicos de interação micro-organismo/macro-organismo que possam estar relacionados à expressão do metabolismo de uma ou ambas as partes.
ilhas; biodiversidade; taxonomia; bioprospecção; biotecnologia; farmacologia; metagenômica, filogênia
Levantamento Faunístico, Taxonomia, Filogeografia, Filogenia; Descoberta de caracteres metabólicos oriundos do metabolismo de organismos de ilhas da costa do Brasil. As atividades de coleta serão realizadas em diversas ilhas da costa brasileira. O CEBIMar servirá de base para coletas na Ilha de Alcatrazes e irá colaborar na taxonomia de cnidários e briozoários.
.1. Realização de coletas periódicas (1 a 2 X por ano).
2. Taxonomia das espécies coletadas.
3. Investigação dos componentes bioquímicos das espécies coletadas.
4. Avaliação farmacológica dos componentes bioquímicos puros.

Conforme a necessidade, os espaços que poderão ser solicitados são: Sala de tanques, salas de aula, sala 7 ou outra equivalente, sala de microscopia, demais espaços sob responsabilidade de A. Migotto.
Microscópios e lupas de rotina, balança, centrífuga, estufa, ultrafreezer, freezers e geladeiras, redes plâncton, dragas, pegadores, aquários, cilindros de mergulho, vidraria
invertebrados em geral, sobretudo esponjas, cnidários, briozoários, moluscos, crustáceos, ascídias, equinodermes.
Ilhas do litoral norte, em especial Alcatrazes
Ajuda em trabalho de campo.