Projetos de docentes ou pesquisadores

Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Federico David Brown Almeida

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto temático

Pesquisadores ou docentes associados

Ivan Dias
Laurel Hiebert
Arianna Stefania Gutierrez Osorio
David Soares
Rafaela Perez
Juan Jimenez Merino

Recursos

Jovem Pesquisador FAPESP JP 2015/50164-5 (ANR-FAPESP colaboração internacional). Bolsas de auxílio à pesquisa, nível de Mestrado, Doutorado, e Treinamento Técnico.FAPESP JP 2015/50164-5
Fapesp

Descrição do projeto

Células-tronco, regeneração e a evolução da colonialidade em ascídias
01-07-2014
30-06-2026
Diversas espécies de cordados perderam a sua capacidade de regenerar estruturas adultas por completo. No entanto, cordados marinhos com formas de vida sedentárias e coloniais, e.g., os tunicados, possuem um potencial notável de regeneração, possivelmente relacionado com a sua capacidade de se reproduzir clonalmente, por brotamento. Eu proponho estudar os mecanismos de brotamento em tunicados coloniais estielídeos com diferentes capacidades regenerativas, que evoluíram a partir de um ancestral comum solitário. A reconstrução das alterações no desenvolvimento ao longo da evolução do brotamento neste grupo nos permitirá compreender a natureza plástica e a origem das células e tecidos progenitores em nosso próprio filo e, em última instância, compreender restrições no desenvolvimento das células- tronco humanas durante a regeneração de tecidos perdidos. Aspectos celulares e moleculares do brotamento e da regeneração têm sido bem estudados no estielídeo colonial Botryllus schlosseri. Aqui, propomos estudar quatro espécies distintas com um menor grau de integração colonial: (1) a espécie colonial Symplegma brakenhielmi, (2) a espécie social Polyandrocarpa zorritensis, (3) a espécie solitária Styela plicata, e (4) a espécie solitária Styela canopus. Estudos genômicos em Symplegma, Polyandrocarpa e Styela, associados à caracterização transcriptômica das células-tronco originadas a partir de tecido sanguíneo, nos permitirão identificar mecanismos regulatórios gênicos em regiões codificantes (mRNAs) e não-codificantes (ncRNAs) de diferentes tipos de células-tronco circulatórias, responsáveis pela evolução do brotamento neste grupo.
ascidians, coloniality, evolution, regeneration, stem cells
We plan to maintain long-term cultures of Symplegma, Polyandrocarpa and Styela in the laboratory to initiate the characterization of developmental stages of budding for each species and unravel evolutionary transitions of budding in the styelids. These species will be collected at CEBIMARUSP in São Sebastião, Ilhabela, and around the Port of Santos by scuba-diving and snorkeling. At CEBIMAR, we have already developed racks that allow us to grow colonies of styelid ascidians in the field for cellular and developmental studies in the lab. In addition, colonies will be cultured in the laboratory in re-circulatory marine systems at CEBIMAR in São Sebastião, at Ilhabela Yacht Club, and at the Departmento de Zoologia IB-USP. Together with postdoc Laurel Hiebert, doctoral students Stefania Gutierrez and Oscar Perez, and master students David Soares and Rafaela Perez, and a tech TT3 to be determined, we will maintain clonal lines of each colony, and attempt to induce sexual reproduction to generate crosses between colonies for future genetic studies, and most importantly to generate inbred lines for genome sequencing of colonial S. brakenhielmi. We plan to compare developmental processes in solitary and colonial species by using gene expression approaches (immunocitochemistry and in situ hybridization) in our local species of interest.
Activities - SEMESTERS
Ascidian collection - 1st to 8th
Rearing and culture (inbred lines) -3rd to 6th
General descriptions of budding (in vivo, histology) - 1st to 4th
Colony manipulations (cell or tissue dissection, plasma transfusion) - 2nd to 8th
Gene expression (IHC and in situ hybridization) - 2nd to 8th
Blood derived stem cell isolation and sorting (FACS) – 1st to 8th
Whole transcriptome sequencing (ncRNAs and mRNAs) – 2nd to 6th
Transcriptome analyses – 3rd to 8th Genomes sequencing – 2nd to 4th
Genome assembly, annotation, and analyses – 3rd to 8th

Solicitações

Bancada e pia na sala de aula do laboratório Paulo Sawaya
Aquários; Balança; Bancadas com água doce e do mar corrente; Centrífuga; Incubadora; Estereomicroscópio; Geladeira; Microscópios óptico e de fluorescência; Vidraria básica
Spp. diversas de Ascidiacea: Symplegma brakenhielmi, Eusysntyela floridana, Styela plicata
Litoral de São Sebastião e Ilhabela Yacht Club
Que não tenha tormentas no momento da coleta.
Não há.
  • NEC_STRUCT
  • NEC_SETT
  • NEC_TECH_SUPP
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_COLLEC
  • NEC_VESSEL
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Dezembro
4
3