Projetos de docentes ou pesquisadores

Projeto do NP-BioMar

Yara Cury
Thomas Wenyu Zhang
Arthur Santos Cavalcante

Projeto financiado

Reconhecendo a diversidade de águas-vivas (Medusozoa, Rhopaliophora)
01-06-2017
31-05-2020
O projeto pretende gerar conhecimento sobre a sistemática de medusas, focando em aspectos morfológicos e utilizando-se de ferramentas moleculares. Estudos do ciclo de vida e dados da biologia das espécies também serão abordados, uma vez que possibilitam adicionar informações para a identificação e compreensão dos papeis das medusas no ambiente marinho (blooms/outbreaks, cadeias tróficas). As medusas atraem o homem por sua beleza e o afastam por sua capacidade de causar acidentes. O estudo dos padrões evolutivos (compreendido através das relações de parentesco) dentro deste grupo pode permitir decidir quais espécies podem vir a ser exploradas em diversos sentidos (p.ex. no estudo das toxinas). Não obstante ainda existe uma lacuna, no conhecimento da fauna destes invertebrados, em determinadas áreas do litoral brasileiro e do mundo. Assim, quaisquer estudos em muito contribuirão com o conhecimento da biodiversidade de cnidários. O diferencial do projeto encontra-se em utilizar a integração destas informações [diversidade específica, ciclo de vida, biologia, morfologia detalhada das espécies, dados moleculares] para diagnosticar e definir as espécies.
medusas, scyphozoa, ciclo de vida, reprodução, sistemática
coletas serão realizadas com arrastos de porta e captura visual na superfície da água; observações de característica morfológicas em laboratório; sequenciamento de DNA de marcadores nucleares e mitocondriais; fertilização in vitro e cultivo em laboratório de diferentes fases do ciclo de vida; preparações histológicas para análise de características reprodutivas; filmagens com câmeras de alta velocidade para vislumbrar aspectos da natação e captura de alimento.
2017/1: gerenciamento do projeto (aquisição de equipamentos e material de consumo); viagens de coleta; cultivo e documentação; levantamento e reunião da literatura pertinente às espécies; início do treinamento de estagiários; extrações moleculares e sequenciamento.
2017/2: gerenciamento do projeto (aquisição adicional de equipamentos e material de consumo); prosseguimento do cultivo e documentação laboratorial; coletas de medusas e pólipos em diferentes locais; obtenção dos estágios do ciclo de vida de algumas espécies em cativeiro; participação em eventos; elaboração de relatórios; extrações moleculares e sequenciamento.
2018/1: gerenciamento do projeto; prosseguimento do cultivo e documentação laboratorial; coletas de medusas e pólipos para complementar as observações do ciclo de vida; comparação com dados do ano anterior; redação de artigos; extrações moleculares e sequenciamento.

2018/2: gerenciamento final do projeto (relatórios); prosseguimento do cultivo e documentação laboratorial; observações do ciclo de vida; comparação com dados do ano anterior; análises finais das extrações moleculares e sequenciamento; participação em eventos.

3-4m de bancada, espaço em sala de tanques, acesso a pia