Projetos de formação discente - CEBIMar

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Gabriel Amadeus Carrasco

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
Samuel Coelho de Faria
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Não se aplica
Capes

Descrição do projeto

Fotossimbiose compromete o metabolismo em corais pétreos (Anthozoa, Scleractinia)? Uma avaliação experimental diante de mudanças climáticas simuladas
14-08-2023
24-01-2025
Os recifes de corais representam ecossistemas valiosos e fundamentais: embora abriguem menos de 0,1% do assoalho oceânico, hospedam cerca de 25% de toda a biodiversidade marinha. Corais pétreos (Anthozoa, Scleractinia) apresentam 21 eventos independentes de evolução da simbiose com dinoflagelados fotossintetizantes (conhecidos como 'zooxantelas'), sendo 4 desses em linhagens com simbiose facultativa, a partir de uma condição plesiomórfica de ausência de simbiose ('azooxantelada'). O perfil histórico da diversidade de corais escleractíneos revela que as formas zooxanteladas foram as mais afetadas durante a extinção do Cretáceo-Paleógeno, e o mesmo se mostra no Antropoceno já que 75% dos recifes do planeta estão ameaçados pelo branqueamento (expulsão das zooxantelas e/ou degradação da clorofila). Assim, objetivam-se testar, sob condições simuladas de aquecimento (+3,5 ºC) e acidificação (-0,6 unidade de pH): (i) Corais zooxantelados apresentam maior redução na taxa metabólica após exposição à combinação de temperatura elevada e pH reduzido; (ii) Corais zooxantelados demonstram maiores níveis de estresse oxidativo, bem como maiores reduções na atividade de enzimas do metabolismo energético e da calcificação, após exposição à combinação de temperatura elevada e pH reduzido; (iii) A ausência da fotossimbiose promove tolerância às mudanças climáticas simuladas em corais escleractínios. A evolução da fisiologia associada ao ganho da simbiose, bem como uma perspectiva comparativa do estresse oxidativo e do metabolismo energético diante do câmbio climático, revelarão o papel da ancestralidade compartilhada na sensibilidade coralínea, bem como apontará algumas das causas fisiológicas da potencial maior tolerância de corais assimbióticos.
Corais; zooxantelas; simbiose; mudanças climáticas; estresse; oxidativo; taxa; metabólica
Diferentes espécies de corais pétreos com e sem fotossimbiose (N= ~12 spp) de recifes rasos e mesofóticos do litoral sul da Bahia serão coligidas (N=7 colônias/fragmentos por espécie) e acondicionadas em tanques com água do local de coleta e transportados até o CEBIMar-USP. Nas facilidades do CEBIMar, o material coletado será fragmentado e fixado individualmente em pequenas placas de cerâmica e aclimatados em aquários em fluxo contínuo com a água do mar, por 20 dias, para aclimatação. A água proveniente do mar mantém todas as características físico-químicas, como disponibilidade de matéria orgânica, salinidade, pH, temperatura e turbidez, com luz artificial 200 µmol photons m-2 s-1, sob fotoperíodo 12 h claro / 12 h escuro.
Após a aclimatação, fragmentos de cada espécie (N=10) serão transferidos para aquários controle onde os parâmetros serão controlados exatamente como na descrição supracitada, e para aquários onde serão expostos ao tratamento combinado de aquecimento e acidificação (N=10), por 30 dias. Temperatura e pH serão simulados simultaneamente nos tratamentos seguindo o cenário contemplado pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC 2022) para até 2100: a água do mar terá a temperatura aumentada em 3,5 ºC e o pH reduzido em 0,6 unidade.
As análises metabólicas dar-se-ão por respirometria fechada via células de fluxo conectadas a um medidor óptico de O2. Para as análises bioquímicas, as amostras serão processadas para remoção do esqueleto calcário, seguidas de homogeneização por ultrassom. Serão avaliadas quanto à capacidade antioxidante, lipoperoxidação, atividade das enzimas citrato sintase, lactato desidrogenase e da Ca2+-ATPase. Todos os dados serão avaliados por estatísticas comparativo-filogenéticas no ambiente R (R Development Core Team 2022).
Fev/23 - Conclusão dos créditos da disciplinas
Mar/23 - Conclusão dos créditos da disciplinas
Abr/23 - Conclusão dos créditos da disciplinas
Mai/23 - Conclusão dos créditos da disciplinas
Jun/23 - Conclusão dos créditos da disciplinas
Jul/23 - Conclusão dos créditos da disciplinas
Ago/23 - Aclimatação dos corais
Set/23 - Tratamento combinado de aquecimento e acidificação
Out/23 - Análises metabólicas
Nov/23 - Processo de remoção de esqueleto
Dez/23 - Análises bioquímicas: capacidade antioxidante
Jan/24 - Análises bioquímicas: lipoperoxidação
Fev/24 - Análises bioquímicas: atividade da citrato sintase
Mar/24 - Análises bioquímicas: atividade da lactato desidrogenase
Abr/24 - Análises bioquímicas: atividade da Ca2+ - ATPase
Mai/24 - Análises dos dados
Jun/24 - Análise dos dados
Jul/24 - Leitura e qualificação
Ago/24 - Leitura e preparo da dissertação
Set/24 - Preparo da dissertação
Out/24 - Preparo da dissertação
Nov/24 - Término da dissertação
Dez/24 - Defesa da dissertação
Jan/25 - Conclusão do mestrado

Solicitações

Os laboratório sob responsabilidade do Profº Samuel, sala de balanças e sala de preparações
Equipamentos disponíveis do Profº Samuel, balança de precisão, centrífuga refrigerada e ultrafreezer
Não se aplica
Não se aplica
Não se aplica
Não
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
30
1