Projetos de formação discente - CEBIMar

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Leandro Manzoni Vieira

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Doutorado
Alvaro Esteves Migotto

Pesquisadores ou docentes associados

Judith E. Winston

Recursos

CNPq
Fapesp

Descrição do projeto

Revisão taxonômica das espécies de Scrupocellaria Van Beneden, 1845 (Bryozoa, Cheilostomata) do Atlântico
31-03-2009
29-11-2012
Espécies de briozoários do gênero Scrupocellaria são ecológica e economicamente importantes, sobretudo porque fazem parte das comunidades de 'fouling', algumas das quais sendo potencialmente invasoras. Entretanto, muitas espécies do gênero não foram estudadas utilizando técnicas de microscopia eletrônica de varredura. Assim, é importante que as espécies do gênero sejam revisadas sistematicamente, a fim de possibilitar identificação consistente e confiável dos táxons.
Bryozoa, revisão taxonômica, Scrupocellaria
Exemplares depositados em coleções científicas (pertencentes ou não a séries-tipo) serão estudados, desenhados e micrografados com MEV. Serão examinados exemplares das coleções disponíveis no CEBIMar-USP e depositadas em diversos museus e institutos de pesquisas, como: Museu de Zoologia da USP - MZUSP; Museum of Comparative Zoology - MCZ; National Museum of Natural History - USNM; Virginia Museum of Natural History - VMNH; Natural History Museum - BMNH; Naturhistoriches Museum Wien - NMW; Muséum National d Histoire Naturelle - MNHN. O proponente contará com a colaboração de briozoólogos para obtenção de exemplares ou envio de material tipo: Dra. Judith E. Winston (VMNH), com exemplares do Atlântico e holótipos do MCZ; Dr. Jean-Loup d Hondt (MNHN), com espécimes coletados em expedições francesas na América do Sul; Dr. Dennis P. Gordon (NIWA), com exemplares da Nova Zelândia e ilhas do Pacífico; e Mary Spencer Jones (BMNH), com material da coleção de briozoários do Museum of Natural History, Londres. Além desse material, serão coletados espécimes em várias regiões do Brasil (Arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paul
1. Revisão de literatura [Dezembro/2008 - Julho/2009] - O levantamento da literatura especializada sobre registros de briozoários do gênero Scrupocellaria no Atlântico, base para o trabalho. Parte dessa atuvudade será desenvolvida no CEBIMar.
2. Coleta de material complementar na costa brasileira [Fevereiro/2009, Julho/2009, Dezembro/2009] - As coletas ao longo da costa brasileira serão feitas diretamente pelo proponente e com o auxílio de colaboradores, que enviarão material biológico de diversos estados brasileiros, como Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraná e Santa Catarina. Será iniciada nos primeiros meses do projeto, mas espera-se receber exemplares ao longo de todo o desenvolvimento do projeto.
3. Identificação do material [Março/2009 - Maio/2012] - A identificação dos exemplares brasileiros será realizada no CEBIMar/USP. Os espécimes depositados em museus serão reexaminados por permuta de material ou em visitas aos museus, ou ainda através da colaboração na obtenção de dados dos espécimes e fotografias enviadas por diversos colaboradores.
4. Documentação e Microscopia Eletrônica de Varredura [Maio/2009 - Maio/2012] - As fotografias (microscopia de luz) e desenhos de material (in vivo e fixado) serão feitos no CEBIMar-USP e em instituiç

Solicitações

sala 3 do Laboratório Paulo Sawaya e eventualmente demais espaços utilizados pelo orientador
Lupa, microscópio, estufa, ultrassom
Briozoários
Canal de São Sebastião
{"0":"EC_WATER"}
Nenhum outro serviço.
  • NEC_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione