Projetos de formação discente - CEBIMar

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Karine Bianca Nascimento

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
Alvaro Esteves Migotto

Pesquisadores ou docentes associados

Karin Hoch Fehlauer-Ale

Recursos

Bolsa de mestrado
CNPq

Descrição do projeto

Investigação do padrão de distribuição global do briozoário Zoobotryon verticillatum (Ctenostomata, Vesiculariidae) através de dados moleculares
01-02-2013
31-07-2015
Os briozoários são animais lofoforados, coloniais e sésseis, distribuídos mundialmente e encontrados desde a faixa entremarés até áreas sublitorâneas. Zoobotryon verticillatum é uma espécie considerada bioinvasora em escala global, produzindo prejuízos ecológicos e econômicos pelas rápidas dimensões que suas colônias atingem. Alguns estudos indicam que a espécie pode ser facilmente dispersada por transporte humano. Pesquisas recentes baseadas em sequências de DNA sugerem que briozoários aparentemente cosmopolitas representem complexos de espécies crípticas regionalmente distribuídas, das quais algumas linhagens possuem potencial bioinvasor. Neste contexto, o padrão de distribuição global de Z. verticillatum será investigado, através da obtenção de sequências de DNA e da realização de análises filogenéticas e de genética populacional. Colônias de diferentes pontos da costa brasileira e de outras localidades do mundo serão estudadas. Análises preliminares de algumas sequências obtidas de espécimes do Brasil, EUA e Austrália sugerem que a espécie é composta por uma única linhagem mitocondrial. No entanto, estudos mais detalhados que considerem um número maior de indivíduos amostrados, uma escala geográfica mais ampla e genes nucleares devem ser realizados para testar esta hipótese.
Bryozoa, Zoobotryon verticillatum, genética de populações, bioinvasão
As colônias serão coletadas manualmente por meio de mergulho livre ou autônomo, em substratos naturais rochosos e artificiais de regiões entremarés. Entre cinco a 15 exemplares por ponto amostral deverão ser coletados, com a finalidade de se detectar possíveis diversidades haplotípicas intra e inter populacionais. Os espécimes amostrados serão fixados em etanol 92-100% e posteriormente analisados sobre microscópio binocular para identificação e limpeza.
Sequências de DNA de Z. verticillatum serão utilizadas como caracteres para a construção de hipóteses filogenéticas e como fonte de informação para as análises de genética populacional. Os marcadores escolhidos são segmentos dos genes mitocondriais COI (~1500pb) e 16S rRNA (~600pb); a fim de contrastar a informação proveniente de diferentes genomas, ao menos um marcador nuclear também será utilizado, a ser determinado logo no início do desenvolvimento deste projeto.
As etapas de extração a preparo de reações para sequenciamento serão realizadas nas dependências do Laboratório de Genética Molecular do CEBIMar-USP, através de utilização de kits comerciais disponíveis.

Revisão da literatura: 1., 2., 3. e 4. semestres
Disciplinas: 1. semestre
Coleta de material: 1., 2. e 3. semestres
Triagem/identificação de material: 1., 2. e 3. semestres
Obtensão de sequências: 1., 2. e 3. semestres
Análise de dados: 2., 3. e 4. semestres
Preparação da dissertação: 3. e 4. semestres
Preparação de manuscritos: 3. e 4. semestres
Defesa e depósito da dissertação: 4. semestre

Solicitações

Laboratório de Genética Molecular do CEBIMar-USP: Bancada e equipamentos.
Não há necessidade de áreas adicionais além do laboratório de genética molecular e demais salas (e equipamentos) sob responsa
Computador, nanodrop, transiluminador, centrífuga, termociclador, termomixer, bomba a vácuo, pipeta, autoclave.
Zoobotryon verticillatum (Bryozoa).
Litoral do Brasil.
{"0":"EC_ANY"}
Não há.
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione