Projetos de formação discente - CEBIMar

Maria Eduarda Alves dos Santos

Mestrado
Marcelo Visentini Kitahara

Verba para compra de reagentes para análises moleculares.
Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos

Filogenia da ordem Zoantharia (Cnidaria: Anthozoa) e conectividade do zoantídeo Palythoa caribaeorum no Oceano Atlântico
20-06-2014
20-03-2015
Zoantídeos são animais sésseis da ordem Zoantharia (Cnidaria: Anthozoa) que possuem distribuição cosmopolita, ocorrendo desde a zona intertidal até profundidades maiores do que 5000 metros. Recentemente, a ordem Zoantharia tem passado por uma revisão sistemática com a utilização de características morfológicas acopladas a dados moleculares. Trabalhos nesse âmbito têm acrescido no conhecimento sobre a diversidade de zoantídeos, como resultado da solução de problemas taxonômicos do grupo. Entretanto, estudos filogenéticos abrangentes, incluindo representantes de inúmeras famílias/gêneros, mesmo daqueles que já possuem sequências depositadas no GenBank, ainda não foram realizados. Além do esclarecimento das relações filogenéticas, é imperativa a realização de trabalhos acerca da conectividade das populações de zoantídeos. Estudos nessa área são importantes para a compreensão dos processos ecológicos do grupo, como os que estruturam as populações através de barreiras biogeográficas. O zoantídeo Palythoa caribeorum (Duchassaing & Michelotti 1860) representa um excelente modelo para esse tipo de trabalho por ser a espécie com a distribuição mais ampla no Oceano Atlântico. O presente projeto objetiva a elucidação das relações filogenéticas da Ordem Zoantharia, a fim de colaborar na discussão do número de espécies e dos padrões evolutivos do grupo, como também o estudo da conectividade de populações de Palythoa caribaeorum no Oceano Atlântico.
zoantídeos, padrões evolutivos, conectividade
Amostras de populações de P. caribaeorum e de outras espécies de zoantídeos foram coletadas na costa brasileira pelas expedições dos projetos da Rede Nacional de Pesquisa em Biodiversidade Marinha SISBIOTA-Mar (CNPq/FAPESC) e atividades do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo. Também serão utilizadas amostras de P. caribaeorum coletadas na região do Caribe, Cabo Verde e Ilha de Ascensão em trabalhos realizados pelo laboratório Molecular Invertebrates Systematics and Ecology (MISE) da Universidade de Ryukyus. Sempre que possível, os seguintes caracteres morfológicos das amostras serão analisados por imagens in situ e medições com paquímetro: forma da colônia; número de tentáculos; altura e diâmetro dos pólipos distendidos e retraídos; coloração do pólipo, tentáculo, disco oral e boca. Para estimar a filogenia da ordem Zoantharia e auxiliar na identificação das amostras coletadas, serão utilizados os marcadores moleculares mitocondriais 16S rDNA e citocromo oxidase subunidade I e o marcador nuclear de transcrição do espaço interno. A filogenia do grupo será estimada utilizando amostras de todos os gêneros da ordem Zoantharia dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico coletadas para este projeto e em atividades pretéritas do MISE. Os padrões de conectividade de populações de P. caribaeorum da costa brasileira, Caribe e áfrica serão avaliados com a utilização de marcadores do tipo microssatélites, que serão desenvolvidos em parceria com o MISE.
Etapa 1 - Coletar zoantídeos em diversos pontos da costa brasileira: Janeiro 2014- Janeiro 2015