Projetos de formação discente

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Carla Kuhl de Figueiredo

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
Augusto Alberto Valero Flores

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

DS - Demanda Social
CAPES

Descrição do projeto

Padrões espaço-temporais da associação de comunidades de invertebrados vágeis a tapetes e dosséis de macroalgas marinhas
27-11-2018
30-12-2019
Macroalgas formadoras de dosséis podem desempenhar funções ecossistêmicas importantes, promovendo um ambiente altamente complexo que é frequentemente colonizado por uma rica fauna de invertebrados vágeis que se beneficia de abrigo contra predação e de recursos tróficos que são disponibilizados, direta ou indiretamente, nesse ambiente. Contudo, esses ecossistemas altamente produtivos vêm sendo substituídos por habitats menos complexos devido à degradação ambiental em várias regiões no mundo, sendo importante entender de forma mais efetiva os potenciais impactos ecológicos que essa perda de habitat pode gerar. No litoral da região sudeste do Brasil predominam os bancos da macroalga Sargassum spp., que oscilam de maneira sazonal e previsível. Dessa forma, este projeto visa descrever as diferenças entre a fauna associada a dosséis de macroalgas e ao habitat alternativo mais abundante na região de estudo; os tapetes de algas. Serão amostrados, durante o período de maior desenvolvimento, os dosséis formados por Sargassum spp. e Galaxaura marginata, e os tapetes constituídos por algas filamentosas e algas calcárias articuladas, em diferentes localidades. Numa segunda etapa, a dinâmica temporal das comunidades de invertebrados que se desenvolvem em sargaço durante o período de expansão dos bancos será observada.
macroalgas, turfs, colonização, substituição de habitat
Três localidades serão amostradas ao longo do Canal de São Sebastião, no litoral norte do Estado de São Paulo: Pedra Montada, Guaecá e Zimbro, em todos esses locais existe cobertura significativa de todos os povoamentos alvo deste projeto (tapetes de algas filamentosas e algas calcárias articuladas, e dosséis de Sargassum spp. e Galaxaura marginata). O trabalho de campo será concentrado entre Novembro de 2017 e Fevereiro de 2018 (Objetivo 1) e entre Novembro de 2018 e Março de 2019 (Objetivo 2). Serão demarcadas, ao acaso, unidades amostrais de 40 X 40 cm nas quais todo o substrato será raspado e simultaneamente removido por meio de uma bomba de sucção. Para todas as amostras será realizada a lavagem do material para o desprendimento da fauna vágil. Todos os conteúdos serão passados por uma série de peneiras (12; 8; 6,3; 4; 2,8; 1,7; 1,18; 0,50 mm) de modo a separar os indivíduos em diferentes classes de tamanho. O material obtido em cada fração será fixado (álcool 70%) e acondicionado separadamente. Os animais serão contados e identificados sob lupa, em grandes grupos. As variáveis consideradas neste estudo, para os dois objetivos, serão (1) riqueza e (2) diversidade (Shannon-Wiener) de grupos taxonômicos, (3) biomassa, e (4) estrutura da comunidade. Essas variáveis serão sempre analisadas usando modelos lineares generalizados mistos. Para o primeiro objetivo o foco será testar os contrastes dentro e entre as principais coberturas de substrato. Dessa maneira, serão estabelecidas as comparações a priori: (a) tapetes vs. dosséis, (b) tapetes de algas filamentosas vs. tapetes de algas calcárias articuladas, e (c) dosséis de Sargassum vs. dosséis de Galaxaura.
Coletas em campo: Novembro 2017 - Março 2018/ Novembro 2018- Março 2019.
Procedimentos em laboratório: Março 2018 - Outubro 2018/ Março 2019 - Maio 2019.
Análise dos dados: Novembro 2018 - Dezembro 2018/ Maio 2019 - Junho de 2019.
Leitura de artigos e redação tese: Agosto 2017 - Junho 2019.
Redação relatório: Agosto - Setembro 2018.
Exame de qualificação: Outubro 2018.

Solicitações

Sala de estudos (Paulo Savawa), sala de tanques para triagem de material, sala de balanças, salas 10 e 12 (Erasmo) - salas sob responsabilidade do professor Augusto flores.
Equipamentos já disponíveis nas áreas laboratoriais acima (equipamento óptico, material de dissecção, peneiras, potes)
Organismos associados aos habitats focos deste projeto.
Pedra Montada, Guaecá e Zimbro - Canal de São Sebastião, São Sebastião - SP.
{"0":"EC_HYDRO","1":"EC_WATER"}
Necessário auxilio técnico para mergulho.
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione