Projetos de formação discente

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Camilla Bellini

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
Aurea Maria Ciotti

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Bolsa Mestrado
CNPq

Descrição do projeto

Variabilidade multitemporal da biomassa fitoplanctônica durante o verão de 2015 no canal de São Sebastião, São Paulo.
01-11-2014
30-11-2016
Determinar as diferentes escalas de variabilidade temporal nos parâmetros biológicos e ambientais é um pré-requisito para qualquer estudo ecológico. A caracterização espacial e temporal da biomassa fitoplanctônica tem sido um tópico de grande interesse da oceanografia há algumas décadas, já que a principal base trófica nos oceanos depende da fotossíntese realizada pelo fitoplâncton marinho. A gestão de recursos marinhos precisa ser fundamentada em um bom conhecimento sobre a dinâmica do fitoplâncton. Em ambientes altamente dinâmicos, como áreas costeiras, a determinação da resolução temporal da variabilidade de parâmetros ambientais e biológicos é ainda mais importante. A clorofila-a é o pigmento celular que ocorre em maiores concentrações nas células fitoplanctônicas. Além disso, é única ao fitoplâncton e, dessa forma, sua concentração é diretamente relacionada à biomassa desses organismos. A fluorescência é um mecanismo natural da maioria dos pigmentos intracelulares do fitoplâncton, e a fluorometria in vivo é uma medida direta da fluorescência dos pigmentos presentes nas células do fitoplâncton, permitindo a coleta de dados em tempo real. Portanto, a frequência de análise da clorofila-a fornece uma informação importante sobre a variabilidade de larga escala da biomassa fitoplanctônica. O objetivo deste projeto é avaliar as escalas de variabilidade temporal da biomassa fitoplanctônica por meio da composição de pigmentos e investigar as principais forçantes físicas que regulam essa variabilidade.
variação temporal, pigmentos fotossintéticos, biomassa fitoplanctônica
No período de novembro de 2014 a março de 2015, serão obtidos dados de fluorescência natural da clorofila-a, ficoeritrina e CDOM a cada hora. Os fluorímetros (Cyclops C7 Turner Designs) serão instalados em uma bóia oceanográfica fundeada no Canal de São Sebastião (23˚ 49' 50.1" S e 045˚ 25' 19.8 W) sob os cuidados do Centro de Biologia Marinha (CEBIMar/USP). Os sensores estarão localizados a 3m de profundidade, associados a um CTD RBRsolo, que coletará dados de temperatura e salinidade da água na mesma frequência dos fluorímetros. Os dados coletados tanto pelos fluorímetros quanto pelo CTD serão transmitidos em tempo real e armazenados em servidor virtual pelo CEBIMar/USP. A razão entre os valores de fluorescência da clorofila-a e da ficoeritrina permitirão uma análise da variação da proporção de cianobactérias na comunidade fitoplanctônica ao longo do tempo. Os dados meteorológicos de vento e pluviosidade serão continuamente monitorados através dos sites especializados na internet (e.g. http://www.climatempo.com.br , http://br.weather.com/) e localmente pela estação meteorológica do CEBIMar. As marés serão monitoradas com um ADP que possui sensor de pressão, fundeado nas adjacências.
Os dados coletados tanto pelos fluorímetros quanto pelo CTD (equipamentos esses que estarão acoplados na bóia oceanográfica fundeada no Canal de São Sebastião (23˚ 49' 50.1" S e 045˚ 25' 19.8 W) serão transmitidos em tempo real e armazenados em servidor virtual pelo CEBIMar/USP.O mês de início da coleta dos dados será em novembro de 2014 com término em março de 2015. A frequência de coleta dos dados acontecerá em um intervalo de 10 minutos. A análise de dados e o tratamento da série temporal serão conduzidos sob o ambiente R (R Development Core Team, 2013). Possível relação entre os pigmentos clorofila-a, ficoeritrina e CDOM e outras variáveis como ventos, pluviosidade e marés serão determinadas por meio de análise de correlação de Pearson. Outros testes estatísticos envolvendo série temporal serão utilizados, como autocorrelação, transformada de Fourier e ondeletas.

Solicitações

Não farei uso da estrutura do laboratório além dos da Prof. Aurea.
Não utilizarei os equipamentos de laboratório que não da professora Aurea.
Nenhum organismo será coletado durante o tempo deste projeto.
Os dados serão coletados através do uso de fluorímetros e CTD - que estarão acoplados na bóia oceanográfica fundeada no Canal de São Sebastião (23˚ 49' 50.1" S e 045˚ 25' 19.8’’ W) e serão transmitidos em tempo real e armazenados em servidor virtual.
{"0":"EC_HYDRO","1":"EC_WATER"}
*A utilização da embarcação será necessária apenas quando houver manutenções a serem realizadas nos equipamentos (fluorímetro e CTD) acoplados à bóia oceanográfica. Nossa previsão são 2 manutenções.
  • NEC_SETT
  • NEC_TECH_SUPP
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione