Projetos de formação discente

Parecer da Comissão Científica

Projeto do NP-BioMar

Dados do solicitante

Lígia Haselmann Apostólico

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Programa PROEX.
CAPES
Bolsa de Mestrado.
CAPES
Auxílio à Pesquisa.
Fapesp

Descrição do projeto

Caracterização do dimorfismo intrassexual masculino de Doryteuthis plei (Mollusca: Cephalopoda) como base para compreensão dos mecanismos de competição espermática em lulas
01-09-2014
31-10-2016
Em machos, a seleção sexual pode ocorrer após a cópula pela competição espermática, que maximiza o sucesso do esperma de um macho sobre um rival na fertilização. Essa disputa é uma fonte de dimorfismo intrassexual, a qual resulta em uma variação fenotípica entre machos, em geral com táticas alternativas de reprodução. Em lulas os morfotipos são chamados consort e sneaker, e diferem no comportamento, morfologia e fisiologia. Na família Loliginidae já observou-se que machos consort efetuam principalmente cópulas paralelas e depositam espermatóforos na cavidade do manto da fêmea, enquanto sneakers efetuam cópulas frontais e depositam espermatóforos no receptáculo seminal. Em Doryteuthis plei nunca foi averiguado o dimorfismo entre machos, apesar de evidências indiretas sugerirem sua presença. Este trabalho objetiva investigar a existência deste dimorfismo em D. plei, caracterizá-lo quanto a morfologia e investimento gonadal e verificar se há diferenças na idade entre machos dimórficos.
Seleção sexual, competição espermática, dimorfismo intrassexual masculino, Cephalopoda, lula, Doryteuthis plei
Serão medidos o comprimento do manto, do hectocótilo e peso dos machos coletados. O sistema reprodutor total e testículo serão pesados e os espermatóforos extraídos para medidas de comprimento total e massa espermática. Serão feitas análises histológicas de espermatóforos, hectocótilos e espermatângios depositados em fêmeas. Uma amostra dos espermatozoides de cada indivíduo, assim como de espermatângios fixados na membrana peribucal e na cavidade do manto de fêmeas, será recolhida para morfometria e análise de ultraestrutura ao MET.
Para estimativas de idade, serão utilizados os estatólitos, os quais apresentam deposições diárias de incrementos. Após dissecar o par de estatólitos de cada macho, um deles será lixado em sua porção convexa até a visualização máxima dos incrementos, os quais serão contados sob aumento de 1000x em microscópio óptico.

Os espermatóforos de animais anestesiados serão utilizados para experimentos comparativos in vitro. No primeiro deles, espermatóforos de machos de diferentes tamanhos serão engatilhados e o tempo de liberação de espermatozoides será medido. No segundo, será analisada a reação espermatofórica e mecanismo de implante de espermatóforos entre machos de diferentes tamanhos. Os espermatóforos serão engatilhados próximo a um fragmento da membrana peribucal ou dos lábios da abertura genital da fêmea e o processo de implante será registrado para analisar se espermatóforos de machos de diferentes tamanhos podem se implantar em ambos os sítios.
As coletas serão realizadas em Set-Out/14 e Dez/14-Fev/15 ao largo do litoral norte da Ilha de São Sebastião (Município de Ilhabela, SP). Serão coletados um total de 300 machos sexualmente maduros, além de fêmeas para estudo de espermatângios implantados. Os espécimes serão capturados com zangarelhos e transportados ao CEBIMar/USP, onde serão alojados em tanques com água do mar circulante. Nos laboratórios do CEBIMar, serão realizadas as medidas e pesagens, além da fixação das amostras em paraformaldeído a 4% ou fixador de Karnovsky para análises de morfometria, histologia e ultraestrutura, as quais serão realizadas no Departamento de Zoologia/IB nos meses subsequentes à coleta (entre Set-Nov/14 e Mar-Dez/15).
Após as coletas, serão também extraídos os estatólitos de todos os machos coletados, os quais serão utilizados para estimativas de idade. Nos laboratórios do CEBIMar, os indivíduos serão dissecados e os estatólitos extraídos e fixados em álcool a 70%. O processamento dos estatólitos será realizado no Departamento de Zoologia/IB (entre Set-Nov/14 e Mar-Dez/15).
Os experimentos in vitro serão realizados durante o período de estadia no CEBIMar para a segunda coleta (Dez/14-Jan/15), durante o qual serão feitos registros por meio de fotos e filmagens para análise posterior no Departamento de Zoologia/IB.

O segundo semestre de 2015 até o término do projeto (Jul/16) será dedicado às análises estatísticas e descrição dos resultados, assim como à redação da dissertação.

Solicitações

Bancada em laboratório para dissecção; 2 tanques com água do mar circulante para manutenção temporária dos espécimes vivos.
Espaço em refrigerador para armazenar reagentes (fixadores e amostras fixadas); 01 estereomicroscópio para dissecção.
Doryteuthis plei - lula. As coletas serão realizadas com apoio técnico e embarcação do CEBIMar e/ou a partir do arrendamento de embarcações de pescadores locais. Períodos: Set-Out/14 e Dez/14-Fev/15.
As coletas serão realizadas ao largo do litoral norte da Ilha de São Sebastião (23º44’00” S e 45º17’50” W), município de Ilhabela, São Paulo.
{"0":"EC_ANY"}
Não será utilizado nenhum serviço de laboratório além dos citados acima.
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione