Projetos de formação discente

Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Andreia Cristina Câmara Barbosa

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Doutorado
Augusto Alberto Valero Flores

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Pesquisador Visitante Especial
CNPq

Descrição do projeto

Resposta do coral invasor Tubastraea coccinea ao aquecimento global e eventos termais extremos - efeitos potenciais na competição
01-01-2015
30-09-2019
O coral sol, Tubastraea coccinea, é uma espécie originária do Indo-Pacífico, que rapidamente colonizou ambientes costeiros rochosos ao redor do mundo. As suas altas taxas de crescimento, recrutamento, maturação gonadal precoce e grande tolerância ambiental, favoreceram a atual distribuição pantropical da espécie, com potencial de aumentar sua ocupação em costas brasileiras. Apesar de ser foco de numerosos estudos, há pouca informação sobre como o coral irá responder ao aumento de temperatura previsto, decorrente das mudanças climáticas. Esta proposta pretende testar as respostas do coral sol a temperaturas mais elevadas que as atuais, ilustrando um cenário de aquecimento, e também a temperaturas mais baixas, investigando o seu potencial de invasão além dos trópicos e a sua resiliência a eventos de frio extremo. Para tanto, será realizado um mapeamento da abundância da espécie na região de estudo e identificados os corais que ocorrem no mesmos locais, estabelecendo potenciais competidores do coral sol. A influência da temperatura, associada à competição interespecífica, será investigada em ambiente controlado, observando seus efeitos no crescimento e capacidade de reprodução sexuada e assexuada do coral. Em relação à reprodução sexuada, serão monitoradas: taxa de emissão larval, potencial de dispersão e viabilidade larval. Quanto à reprodução assexuada, será estimada a taxa de crescimento de colônias adultas. De maneira geral, este projeto visa gerar informações sobre potenciais adaptações de T. coccinea que promovam sua dispersão frente a um cenário de aquecimento global.
Tubastraea coccinea, mudanças climáticas, espécies invasoras
O projeto será executado em três etapas.
1) Mapeamento da ocorrência do coral-sol e identificação de potenciais competidores - serão realizados mergulhos livres e autônomos em diversos pontos, ao longo do litoral norte de São Paulo e litoral sul do Rio de Janeiro.
2) Desempenho de colônias de T. coccinea e do coral competidor no laboratório
- Coleta e aclimatação - As coletas serão realizadas na Ilha de Búzios, SP. Colônias do coral sol e de um potencial competidor, serão removidas. Aquários serão mantidos durante 06 meses em quatro regimes térmicos, aplicados em tanques reserva (100-150L), os quais suprirão cada tanque experimental. Os tanques a usar nos experimentos (500 mL) receberão uma colônia de T. coccinea (T, n=10), uma colônia da espécie competidora (C, n=10), ou uma de cada em interação (TC, n=20).
- Taxa de crescimento - As taxas de crescimento das colônias das duas espécies de corais, isoladas ou em competição serão avaliadas nos diferentes regimes térmicos.
- Taxa de emissão larval - Durante todo o período do experimento, a emissão larval em colônias de T. coccinea será monitorada em cada aquário.
- Potencial de dispersão e viabilidade larval - Para todas as combinações dos fatores acima serão ainda obtidas estimativas do período de atividade natatória, um indicador de potencial de dispersão, e a taxa de assentamento, indicador da viabilidade larval.
3) Desempenho de colônias adultas de T. coccinea na natureza - Serão realizados transplantes de colônias no ambiente e submetidas a cinco tratamentos.
Trata-se de um projeto de doutorado com duração de 3 anos, prorrogável para quatro anos.
- No primeiro trimestre de 2015 será realizado o mapeamento do coral-sol;
- Coleta e aclimatação das colônias será realizada ao longo do primeiro semestre de 2015;
- Experimentos de laboratório serão realizados entre julho de 2015 e junho de 2016;
- Saídas de campo para medir o desempenho das colônias na natureza serão realizadas ao longo de 2015 e 2016, alternando períodos de 1 trimestre com e um trimestre sem a atividade;
- Durante 2017 a tese será escrita, sem previsão de atividades de laboratório ou campo.

Solicitações

Uma sala com água do mar corrente para manutenção de aquários com as colônias de coral.
- Aquários
- Tanques reserva
- Termostatos e chillers
- Equipamento para mergulho autônomo
Colônias dos corais Tubastraea coccinea, o coral-sol, e de uma segunda espécie a definir, possivelmente Mussimilia hispida.
Ilha de Búzios.
{"0":"EC_HYDRO","1":"EC_WATER","2":"EC_TIDE"}
Não se aplica.
  • NEC_STRUCT
  • NEC_SETT
  • NEC_TECH_SUPP
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione