Projetos de formação discente

Parecer da Comissão Científica

Projeto do NP-BioMar

Dados do solicitante

Licia Sales Oliveira

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Doutorado
José Eduardo Amoroso Rodriguez Marian

Pesquisadores ou docentes associados

Vinicius Araújo

Recursos

Bolsa de doutorado
CAPES

Descrição do projeto

Seleção Sexual em Hermafroditas Simultâneos: Okenia zoobotryon (Smallwood, 1910) (Mollusca: Opisthobranchia) como espécie-modelo
01-08-2015
01-08-2019
Grande parte do arcabouço teórico e empírico sobre seleção sexual em animais decorre de estudos com espécies dioicas. Trabalhos com hermafroditas simultâneos têm sido realizados apenas recentemente. Os opistobrânquios estão entre os principais grupos de invertebrados quase exclusivamente monoicos. Tais moluscos possuem sistemas reprodutores complexos e suas estruturas receptoras e armazenadoras de aloesperma são a bursa copulatória e o receptáculo seminal. O paradigma atual considera que o comportamento dos indivíduos durante a cópula varia de acordo com o tamanho relativo dos parceiros, pois o tamanho corpóreo afeta os recursos disponíveis para a reprodução e está relacionado ao volume dos órgãos internos que armazenam o esperma. O objetivo deste trabalho é identificar a existência de processos pré- e pós-copulatórios de seleção sexual no nudibrânquio Okenia zoobotryon, visando criar um arcabouço experimental para testar hipóteses acerca de seleção sexual em hermafroditas simultâneos.
seleção sexual, bursa copulatória, receptáculo seminal, hermafroditas simultâneos, OKENIA, Nudibranchia.
Os briozoários serão coletados através de mergulho livre, acondicionados em baldes com água do mar e conduzidos ao laboratório. Serão mantidos vivos em aquários e verificados quanto à presença de espécies de Okenia. Estes nudibrânquios serão individualmente isolados, mensurados e mantidos em recipientes com o briozoário e água do mar circulante. O isolamento ocorrerá até que as posturas dos nudibrânquios não apresentem ovos viáveis. A fim de analisar qual o papel da bursa copulatória e do receptáculo seminal em processos de seleção sexual, esses órgãos serão alvo de análises histológicas e de MET em diferentes contextos. Os experimentos envolvem 6 grupos: espécimes que não copularam; fixados logo após a cópula; fixados 1 h, 3 h e 5 h após a cópula; espécimes com duas cópulas subsequentes com parceiros distintos. Para analisar se existe correlação entre comportamento de cópula X tamanho relativo do parceiro, será conduzido um experimento onde indivíduos de mesmo tamanho (grupo controle) e de tamanhos diferentes (grupo experimental) serão pareados por 30 minutos em placas de Petri com água do mar, seu comportamento será observado e filmado sob lupa. Para testar a existência de correlação entre precedência do último doador e precedência X tempo será conduzido um experimento com ocorrência de cópula entre indivíduos de mesmo tamanho, com intervalos de tempo diferentes entre cópulas. Estes espécimes e suas respectivas desovas serão fixados e processados para análise de paternidade.
1. ano: coletas; experimentos para estudos histológicos e de MET.
2. ano: coletas; experimentos para estudos histológicos e de MET; experimentos de comportamento X tamanho; experimentos de precedência do último doador e de precedência X tempo.
3. ano: coletas; experimentos de comportamento X tamanho; experimentos de precedência do último doador e de precedência X tempo.
4. ano: coletas e experimentos adicionais (se necessário).
As outras atividades, como preparação/análise histológica e de MET, assim como a análise de paternidade, serão realizadas no Instituto de Biociências da USP.

Solicitações

Bancada com acesso a torneiras com água do mar e acesso a pia.
Microscópios estereocóspio e óptico (se possível com câmera acoplada) e aquários.
ZOOBOTRYON VERTICILLATUM, AMATHIA spp. OKENIA spp.
Municípios de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
{"0":"EC_HYDRO"}
Não se aplica
  • NEC_STRUCT
  • NEC_TECH_SUPP
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione