Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto do CEBIMar
01-03-2022 00:00

Dados do solicitante

Geyce Alvarenga Alves

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Iniciação científica
Alvaro Esteves Migotto
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

123311/2020-9
CNPq

Descrição do projeto

Biologia reprodutiva de Palythoa caribaeorum (Duchassaing & Michelotti, 1860) e Protopalythoa variabilis (Duerden, 1898) (Cnidaria, Hexacorallia, Zoantharia): liberação de gametas in situ e descrição dos estágios iniciais de desenvolvimento.
22-12-2020
01-03-2022
Zoantharia é uma ordem de cnidários antozoários, coloniais, bentônicos e sésseis, sendo o gênero Palythoa o mais expressivo na costa brasileira, o qual, no entanto, é pouco estudado. A presença de colônias do gênero está associada à grande biodiversidade, indicando seu importante papel como estruturadora de comunidades bentônicas. As observações acerca da reprodução em Palythoa, em sua maioria, não envolvem a obtenção de gametas in situ. As espécies Palythoa caribaeorum e Protopalythoa variabilis, quando se reproduzem sexuadamente, apresentam ciclo reprodutivo caracterizado por hermafroditismo sequencial protogínico. Em ambos, a fecundação é externa e as larvas se desenvolvem em uma forma livre natante ciliada, denominada zoantela. O presente trabalho visa realizar a coleta de gametas de P. caribaeorum e P. variabilis durante o período de liberação, no infralitoral raso de duas praias do canal de São Sebastião, São Paulo, com o uso de coletor confeccionado com malha de náilon (200 μm), a fim de descrever e documentar as estratégias reprodutivas das espécies citadas e seu desenvolvimento embrionário.
Zoantharia, Palythoa, Protopalythoa, reprodução sexuada.
Durante os períodos de lua cheia entre dez/2020 e ago/2021, coletores confeccionados com malha de 200 μm serão posicionados
sobre colônias de P. caribaeorum e Protopalythoa variabilis do Canal de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Para verificar o estado reprodutivo das colônias, será realizada a dissecção de pólipos, observação em aquário e arrastos de rede de plâncton sobre colônias ambas as espécies.
set. a dez./2020: planejamento, levantamento bibliográfico e elaboração de relatórios;
jan. a jul./2021: coleta de gametas, análise morfológica de gametas e embriões, dissecção de pólipos, observação de colônias em aquário e arrasto de rede de plâncton.
ago./2021: elaboração de relatórios.

Solicitações

Bancada em um laboratório (usará basicamente o Laboratório 9 do Laboratório Paulo Sawaya, sob responsabilidade do orientador) e ocasionalmente área de triagem do LPS para montagem de aquários para observação.
Estereomicroscópio e microscópio óptico.
Palythoa caribaeorum e Protopalythoa variabilis
Praias do Segredo, do Cabelo Gordo, Preta e do Portinho, todas situadas no Canal de São Sebastião.
Água com boa visibilidade.
Sim
  • Montagem de alguma estrutura (estantes, aquários etc)
  • Colocação ou fundeio de alguma estrutura no mar
  • Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo
  • Coleta antecipada de organismos
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
7
1