Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

André Carrara Morandini

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto autônomo

Pesquisadores ou docentes associados

Chiara Gregorin

Recursos

Sem financiamento

Descrição do projeto

Predação por antozoários solitários e coloniais: novas evidências de protocooperação e o papel trófico das águas-vivas na dieta de cnidários bentônicos [Large-prey predation by solitary and aggregated anthozoans: new insights on protocooperation and on the trophic role of jellyfish in benthic cnidarians’ diet]
27-08-2023
27-10-2023
Trata-se de projeto de colaboração com pesquisadores italianos (Chiara Gregorin e Stefania Puce). A aluna virá ao Brasil realizar observações para comparar com dados obtidos no litoral sul da Itália.
Cnidários são comedores de suspensão, mas algumas espécies podem ingerir presas grandes indicando um comportamento predatório voraz. Grandes presas estão acessíveis não somente a indivíduos com bocas grandes, mas também a pólipos diminutos que realizam uma predação coletiva combinando esforços e benefícios. A literatura utiliza o termo “protocooperação” e hipotetiza este comportamento como um direcionamento evolutivo para o gregarismo, uma vez que pólipos vizinhos são necessários para tal predação. Cnidários bentônicos tendem a formar agregados criando microhabitats e desempenhando um papel ecológico fundamental em alguns ecossistemas. Alguma espécies de medusas formam blooms sazonais e são carreadas para o litoral pelas correntes ou são depositadas no fundo marinho, tornando-se um recurso alimentar potencial a ser explorado por antozoários em diferentes profundidades. O aumento do número de registros de zooplâncton gelatinoso sendo predado por antozoários indica que o papel trófico das medusas como uma via sem saída (dead-end) pode ser questionado. E ao invés disso, serem reconhecidas como uma conexão plâncton-bentos pouco explorada. Desta forma, este projeto busca: 1) verificar a predação de medusas por antozoários solitários e coloniais (buscando evidências de protocooperação); 2) documentar a dinâmica da protocooperação; 3) descrever e analisar este comportamento; 4) avaliar a taxa de degradação dos tecidos das medusas quando predadas por antozoários. As observações e coleta de dados em campo proverão novas idéias sobre a predação de águas-vivas como fonte de recursos para antozoários, rediscutindo a posição relativa destas medusas nas cadeias tróficas marinhas. Tais observações também ajudarão a reinterpretar o comportamento alimentar de cnidários bentônicos e sua definição como suspensívoros.
cnidaria, anthozoa, zoanthidea, actiniaria, medusa, scyphozoa, hydrozoa, alimentação, dieta, predação
Observação do comportamento alimentar de antozoários (zoantídeos, anêmonas) sobre presas gelatinosas (medusas/águas-vivas). Através de mergulho autônomo, locais previamente selecionados serão observados para documentar o comportamento de captura de presas grandes (medusas). Algumas medusas serão coletadas na superfície da água e serão oferecidas como alimento para os cnidários bentônicos. Serão considerados o tamanho da presa e do predador, hábito (solitário, gregário, colonial), número de pólipos envolvidos, distância entre os pólipos, tamanho das estruturas de captura (tentáculos) e mecanismos de ingestão da presa.
Será necessário apoio técnico para acompanhar a estudante nas atividades subaquáticas e montagem dos equipamentos para observação embaixo d'água.
Projeto curto com duração de ~2 meses (8 semanas) e participação de aluna estrangeira (25/ago-27/out).
1a-2a semana - escolha dos locais a serem amostrados e preparação dos equipamentos de documentação;
3a-4a semana - ajustes dos equipamentos em campo e teste de observações
3a-6a semana - realização de observações em campo
7a-8a semana - finalização das observações e análise dos resultados

Solicitações

espaço em bancada (~2m) para acomodar equipamento óptico (lupa/microscópio) e computador e acessórios;
lupa e microscópio, cilindros de mergulho
não haverá coletas, apenas observações em campo
observações em costões próximos ao CEBIMar, com ocorrência de zoantídeos e anêmonas
água limpa e com boa visibilidade
Sim
  • Montagem de alguma estrutura (estantes, aquários etc)
  • Auxílio técnico para coleta de organismos ou observações de campo
  • Utilização de embarcação do CEBIMar
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
30
1