Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Vitoria Santos Mendes

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Iniciação científica
Sergio Augusto Coelho de Souza
María Soledad López
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

2023-897
CNPq

Descrição do projeto

Dinâmica populacional do coral-sol em áreas de controle dessa invasão nas unidades de conservação de Alcatrazes (SP)
05-10-2023
31-08-2024
Desde 2013 há um programa de controle do coral-sol coordenado pela equipe gestora das UCs de Alcatrazes, mas o número de colônias retiradas só aumenta a cada ano (Coelho-Souza et al., em preparação). O grande desafio do manejo dessas espécies em Alcatrazes é o de manter as populações de coral-sol em níveis bem inferiores aos altos valores registrados em ilhas próximas (ex. Mizrahi et al., 2014) e limitar a sua expansão para locais ainda não colonizados dentro do arquipélago.
O monitoramento ativo é um componente crítico para identificar mudanças na ocorrência e abundância de espécies exóticas com potencial invasor e para avaliar a efetividade de ações de manejo (Otero et al., 2013)
O projeto tem como objetivo avaliar a dinâmica populacional de coral-sol nas unidades de
conservação de Alcatrazes em função das ações de manejo desse bioinvasor.
coral-sol, unidades de conservação, bionvasor.
Desde abril de 2022, quatro locais são monitorados no arquipélago dos Alcatrazes (Figura 1), sendo
que dois locais ficam no REVIS Alcatrazes (Matacões e Jardim dos Corais) e dois ficam na ESEC Tupinambás (Tijolinho e Enseada do 17). Em cada local foi selecionado um paredão rochoso (sítio), onde ocorrem ações de manejo realizadas pelo ICMBio-Alcatrazes, ao longo do qual são obtidas fotografias de áreas de 50x50cm em quadrados fixos.
Sendo necessário o processamento de imagens para analisar as variáveis populacionais referentes ao coral-sol, A população de coral-sol é monitorada pela contagem do número de colônias em relação ao número de
pólipos a partir de 4 fotos escolhidas aleatoriamente dentre os 10 quadrados aleatórios. As categorias de tamanho a serem incluídas são: I) de 1 a 5 pólipos; II) de 6 a 10 pólipos; III) de 11 a 20 pólipos; IV) de 21 a 40 pólipos, e V) acima de 40 pólipos. Nos quadrados fixos, é quantificada a taxa de recrutamento contando indivíduos com um e dois pólipos e, a taxa de crescimento ao determinar mensalmente a área das colônias demarcadas utilizando o programa Image J.
Durante todo o projeto será feita revisão bibliográfica referente ao tema.
Análise de fotos e tratamentos dos dados até junho.
Relatório parcial a ser entregue em fevereiro.
Relatório final em agosto e apresentação no Simpósio internacional de iniciação científica e tecnológica da USP- SIICUSP.

Solicitações

Não
Não
Tubastraea coccinea e Tubastrea tegusensis
Arquipélago dos Alcatrazes (SISBIO 79553-1)
Não
Não
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
1
1