Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Bruno José Teixeira de Melo

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Iniciação científica
Sónia Cristina da Silva Andrade
Federico David Brown Almeida
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

2021/067388
Fapesp

Descrição do projeto

Mecanismos Moleculares de Regeneração em Lineus sanguineus (Rathke, 1799) (Pilidiophora: Nemertea)
29-11-2023
30-12-2024
A capacidade de regeneração, no curso da evolução, é extremamente diversificada entre os animais. Dentro dos espiralados, por exemplo, encontram-se os anelídeos, em que a grande maioria das espécies possuem regeneração tanto anterior, como posterior, e moluscos, que possuem capacidades regenerativas limitadas a partes específicas do corpo, enquanto dentro de Nemertea, todas as espécies possuem regeneração posterior, mas apenas algumas regeneram anteriormente. Apesar de tal diversidade, pouco se sabe sobre os detalhes envolvidos nos mecanismos de regeneração desses animais, principalmente em Nemertea, que é um grupo de metazoários pouco estudado. Com o intuito de entender melhor os processo de regeneração nesses organismos, o nemertino Lineus Sanguineus (Rathke, 1799) (Pilidiophora: Nemertea) será submetido a experimentos de regeneração, acompanhados de imunohistoquímica, para identificação de padrões de proliferação celular e formação de sistemas nervoso e muscular, buscando avaliar as capacidades de regeneração posterior e anterior. Além disso, porções do corpo do animal em processo de regeneração serão coletadas para extração do RNA e sequenciamento, a fim de confirmarmos a importância de certos genes no processo de regeneração, além de analisar seus graus de expressão diferencial nas porções do corpo.
Regeneração, Nemertea, Filogenética.
Um mínimo de 20 organismos serão coletados para análises de regeneração, esses que serão identificados no CEBIMar e acondicionados para viagem de volta ao Instituto de Biociências da USP, aonde permaneceram sob luminosidade natural e à uma temperatura de 22ºC.

Para avaliar a capacidade regenerativa dos Lineus sanguineus, serão feitos cortes transversais tais que dividam o organismo em uma porção anterior, a qual preserve as estruturas neurológica do sistema nervoso central e sua boca (aproximadamente dois terços do tamanho original), e também uma porção posterior. Serão procurados sinais de regeneração via formação do blastema a partir da porção posterior e formação do fim posterior na porção anterior. Fotografias serão tiradas diariamente para acompanhamento preciso dos processos regenerativos.

Padrões de regeneração celular e tecidual serão identificados via imunohistoquímica nos organismos, mortos, que estavam em processo de regeneração. Serão anticorpos específicos para proteínas relacionados à proliferação, morte celular e sistemas nervoso e muscular. Detalhes do experimento, que será realizado no Instituto de Biociências, podem ser vistos no arquivo "Projeto escrito" anexado.

Após um determinado tempo do começo de regeneração, alguns organismos serão utilizados para extração de RNA e subsequente sequenciamento, enquanto outros permanecem no experimento de regeneração. A extração será realizada de trechos do organismo regenerando, tanto das porções anteriores (blastema e fendas laterais), quanto das porções posteriores.

A partir do RNA extraído, será procedida a síntese do DNA complementar (cDNA) para se proceder a PCR quantitativa em tempo real (RT-qPCR). Serão utilizados primers de trechos de DNA que expressam proteínas constitutivas de ambas porções do animal, servindo como um controle, além dos relacionados à proteínas essenciais no processo de regeneração, a fim de avaliar a expressão diferencial desses genes, como o notum, goosecoid, wnt-1 e FoxQ2, cujos primers já foram previamente construídos.

Medidas de expressão relativa serão calculadas pelo método ΔΔCP, corrigido pela eficiência de amplificação. É esperado que os níveis de expressão gênica detectados por RNA-seq sejam confirmadas após a comparação das médias de cada grupo obtidas por qPCR através do teste “t” de student.
1) Coleta dos organismos (Durante todo o tempo de atividade no CEBIMar)

Caso em alguma viagem ao CEBIMar os organismos não sejam achados, será preciso que voltemos em outra ocasião, e por isso foi colocado como todo o tempo de atividade no CEBIMar do projeto.

2) Imunohistoquímica (Fevereiro de 2024 à Maio de 2025)

Julho de 2025 é o fim do meu curso, culminando no fim "estimado" da iniciação científica, próximo do fim dos experimentos.

3) Experimentos de Regeneração (Fevereiro de 2024 à Maio de 2025)

Esse tempo leva em consideração que os animais serão achados na primeira tentativa de coleta no CEBIMar.

4) Extrações de RNA e sequenciamento (Fevereiro de 2024 à Maio de 2025)

Solicitações

Uma Bancada com acesso à agua do mar filtrada.
Um Estereomicroscópio e Um Microscópio.
Lineus Sanguineus (Rathke, 1799) (Pilidiophora: Nemertea)
Praias de São Sebastião.
Sim, maré baixa.
Não
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
3
3