Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Instituição Governamental Brasileira

Dados do solicitante

Maria Luiza Lança de Moraes

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Projeto autônomo

Pesquisadores ou docentes associados

Silvana Gomes Leite Siqueira
Sarah Lemes
Laryssa Fanny Galantini Pires
Gabriela Feola Conz

Recursos

Descrição do projeto

Os anfipodes presentes em Sargassum: distribuição geográfica, composição, riqueza e diversidade em ilhas do litoral norte .
01-06-2012
30-12-2016
Os anfípodes presentes na alga parda Sargassum nas Ilhas de São Sebastião, Anchieta e das Couves do litoral norte do estado de São Paulo: distribuição geográfica, composição, riqueza e diversidade, tem como objetivo geral continuar a obtenção e ampliar o conhecimento sobre a fauna de anfípodes associados a Sargassum no estado de São Paulo, considerando a importante fauna que abriga, pela sua abundância, diversidade e interações entre os organismos, e a ampla distribuição geográfica desta alga parda. As três ilhas estão em áreas sujeitas a aumento gradativo de influencia antrópica relacionadas com aumento de turismo, aumento do transito de navios petroleiros, exploração imobiliária e pesca entre os mais conhecidos. Portanto faz-se necessário o seu estudo integrativo e comparativo da biota da região. Neste sentido, este projeto pretende obter e comparar a composição faunística do fital nas ilhas estudando especificamente pontos voltados para o continente e com o oceano para permitir comparações entre as ilhas e o continente. Outro objetivo é o de estudar áreas protegidas, cujos resultados podem fornecer subsídios para estudos conservacionistas e de manejo das espécies. Os anfípodes são candidatos ideais para estas análises em virtude de ser numericamente dominantes, ocupar vários microhabitats, ter representantes de vários grupos tróficos, exibir grau de especificidade de nicho e por apresentar uma relativa baixa capacidade de dispersão.
anfípodes, alga parda, diversidade, endemismo.
Em cada ilha serão escolhidos pontos tanto na parte continental como na parte oceânica. Serão necessárias coletas pilotos para a determinação dos pontos. Cada local será geo-referenciado. Após esta etapa, serão realizadas coletas a cada 3 meses em cada ilha abrangendo desta forma todas as estações do ano.
Coleta de material biológico a cada 3 meses, abrangendo todas as estações do ano.
As coletas serão realizadas em dezembro de 2012 e em março, julho outubro de 2013 e janeiro, abril e julho de 2014.

Solicitações

Por ser um projeto com a participação de varios alunos ser´´a necessária uma sala que acomede pelo menos 6 pessoas e seu material biológico. A sala deverá possibilirar o uso de lupas e de água salga
lupas, água salgada encanada, freezer, balança, refratômetro.
Alga parda do gênero Sargassum e fauna associada e eventualmente outras algas e subtratos biológicos como esponjas e ascidias.
Praias na Ilha de São Sebastião: Praia do Sino e Praia da Sela (lado continental); Saco do Eustáquio, Saco do Sombrio, Saco do Poço, Anchovas, Indaiaúba e Velasques (lado oceânico).
Ilha das Couves e
{"0":"EC_HYDRO","1":"EC_WATER","2":"EC_TIDE"}
.
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione