Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Instituição Governamental Brasileira

Dados do solicitante

Priscila Madi Salloum

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
Vera Nisaka Solferini
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Bolsa de mestrado
CAPES

Descrição do projeto

Estrutura genética temporal de Echinolittorina lineolata (Gastropoda: Littorinidae)
10-07-2012
28-02-2014
Invertebrados marinhos com fase larval planctotrófica apresentam elevada capacidade de dispersão e grandes populações, como é o caso de moluscos da zona entre marés de costão rochoso. Assim, é esperado que tais animais não possuam estruturação populacional por grandes distâncias, mas inúmeros estudos encontraram estruturação populacional em microescala nesses organismos. Echinolittorina lineolata é um gastrópode abundante no costão brasileiro e que apresenta estruturação populacional em microescala e baixa estruturação em macroescala geográfica. No presente estudo pretende-se explorar as causas da estruturação em E. lineolata, particularmente analisando a variabilidade genética dos recrutas ao longo do tempo. Para tanto, serão realizadas coletas periódicas de indivíduos recém-recrutados em duas localidades diferentes e análises dos genes mitocondriais citocromo oxidase I (COI) e citocromo b.
Mollusca; DNA mitocondrial; Estrutura genética; Litorinídeos; Echinolittorina.
O projeto analisará as regiões do citocromo oxidase I e citocromo b do DNA mitocondrial de indivíduos recém-recrutados de Echinolittorina lineolata, utilizando métodos como reação em cadeia da polimerase e sequenciamento.
As coletas dos indivíduos serão periódicas, permitindo acessar a variabilidade genética dos recrutas no tempo. Duas praias serão os locais de coleta, para posterior comparação entre elas. Em cada uma das praias, serão determinadas três pedras como controle e três como experimentais. Na primeira coleta serão retirados todos os animais presentes nas pedras experimentais e apenas os juvenis das pedras controle, sendo todos esses indivíduos descartados; após 30 dias, na segunda coleta, serão retirados todos os indivíduos recém-recrutados (animais com comprimento de concha de até três milímetros) encontrados nas pedras experimentais e nas pedras controle, procedimento que será repetido na terceira coleta após 30 dias. Desse modo, em um período de 90 dias, três coletas serão realizadas e os indivíduos provenientes da segunda e da terceira coleta serão submetidos às análises. Considerando-se os intervalos entre as coletas, caso não sejam encontrados recrutas após os 30 dias, o local será reexaminado a
Trimestres 1 2 3 4 5 6 7 8
Coletas X X X
Padronização das Metodologias X X X &nb

Solicitações

Não será necessário utilizar o laboratório.
Não será necessário utilizar equipamentos de laboratório.
Echinolittorina lineolata (gastrópodes de costão rochoso).
Costões rochosos das praias de Juquehy e Guaecá
{"0":"EC_TIDE"}
Não será necessário utilizar outros serviços de laboratório.
Por favor, selecione
Por favor, selecione