Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Rafael Campos Duarte

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Doutorado
Augusto Alberto Valero Flores
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Descrição do projeto

Polimorfismo e sua função em camarões carídeos: uso de habitat e táticas reprodutivas em Hippolyte obliquimanus
03-10-2012
03-10-2016
O camarão carídeo Hippolyte obliquimanus vive associado a uma variedade de macroalgas e é uma espécie gonocórica e polimórfica, caracterizada por indivíduos homogêneos (H) e disruptivos (D). Resultados obtidos em um estudo prévio indicam que esses morfótipos apresentam distribuição desigual entre espécies de algas e diferem quanto à sua capacidade de mudar de cor. Indivíduos H são especialistas, permanecendo em contato com o substrato por longos períodos de tempo, enquanto que animais D são aparentemente generalistas, e caracterizados por elevada mobilidade. O principal objetivo desse estudo é entender de que forma os indivíduos dos diferentes morfótipos de cor observados em H. obliquimanus se utilizam de características intrínsecas, como cor, mobilidade e estratégias de acasalamento, para fazerem o melhor uso do habitat e dos recursos disponíveis. Dessa forma, o presente projeto compreenderá atividades em campo, destinadas ao monitoramento da cobertura de macroalgas e a distribuição dos morfótipos de cor entre os habitats, e experimentos em campo e laboratório. Esses últimos compreenderão (i) atividades de desempenho dos morfótipos em diferentes substratos e experimentos de predação a fim de estimar a qualidade dos habitats, e (ii) experimentos de preferência, colonização de substratos, mobilidade e sucesso reprodutivo para compreender os padrões de uso de habitat. Os resultados obtidos poderão, dentro de um contexto histórico, servir como pressupostos na discussão sobre a evolução de sistemas reprodutivos em camarões carídeos, principalmente no que diz respeito à seleção de estraté
polimorfismo; uso de habitat; especialização; sistemas reprodutivos; Caridea.
1) Monitoramento da cobertura de macroalgas na região de estudo e avaliação da distribuição dos morfótipos de cor de H. obliquimanus entre os habitats ao longo do tempo.
2) Experimento em laboratório: desempenho dos morfótipos de cor associados a diferentes substratos.
3) Experimentos em laboratório e em campo: Uso de habitat - experimentos de preferência, colonização de substratos e mobilidade dos morfótipos.
4) Experimentos em laboratório e em campo: Taxa de predação sobre os morfótipos de cor associados a diferentes habitats.
5) Experimentos em laboratório: Sistemas de acasalamento e potencial reprodutivo dos morfótipos de cor em H. obliquimanus.
As atividades de campo e laboratório serão concentradas entre o final da primavera e o começo do outono, exceto no estudo de variabilidade temporal e colonização de substratos, que serão realizados também durante o inverno.
Jan 2013 - Dez 2014: monitoramento da cobertura de algas e da associação dos morfótipos de cor
Jan 2013 - Mar 2013: experimento de desempenho dos morfótipos nos habitats
Nov 2013 - Fev 2014/ Jun 2014 - Ago 2014: experimentos de uso de habitat
Out 2014 - Jan 2015: experimentos de mobilidade e predação
Set 2015 - Dez 2015: experimentos de sucesso reprodutivo e sistemas de acasalamento

Solicitações

Laboratórios internos e sala dos tanques
Lupa
Macroalgas e sua fauna associada
Praias próximas do CEBIMar
{"0":"EC_HYDRO","1":"EC_WATER"}
Mergulho com unidades SCUBA
  • NEC_STRUCT
  • NEC_SETT
  • NEC_TECH_SUPP
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione