Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Marcel Shiniti Urabayashi

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Doutorado
Glaucia Maria Machado-Santelli
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Marcel Shiniti Urabayashi
Glaucia Maria Machado-Santelli

Recursos

Reserva técnica
Fapesp

Descrição do projeto

Identificação e caracterização de moléculas bioativas em esponjas marinhas:estudos moleculares e celulares
01-02-2013
31-01-2015
O problema crescente de resistência das bactérias patogênicas a antibióticos con-vencionais e comprometimento do sucesso da quimioterapia pelo desenvolvimento de resistência pelas células cancerosas, tem impulsionado a busca por novos composto bio-ativos na natureza. Além disso, existe também a necessidade de buscar novas moléculas de atividade antitumoral para o tratamento quimioterápico.Deste modo, o presente projeto tem por objetivo a identificação e caracterização de compostos com atividade antibacteriana e antiproliferativa seletiva para células tu-morais. Para a identificação de compostos bioativos em extrato de organismos marinhos, nosso objetivo é comparar os compostos bioativos extraídos a partir de extratos brutos, compostos purificados destes, com os mensageiros de AMPs obtidos de organismos desafiados em tempos curtos de aquicultura. A elucidação dos mecanismos de ação dos compostos classificados como bioativos dará sequência a esta fase inicial do desenvolvimento do projeto e nesta fase anali-saremos o seu potencial antiproliferativo (eventualmente antitumoral), a possibilidade de síntese e/ou modificação in vitro, sua seletividade contra alvos específicos.
esponjas, peptideo, anti-proliferativo, anti-microbiano
Espécie de esponjaA espécie de esponja a ser utilizada no presente trabalho será: Amphimedon viridis. As amostras serão coletadas e serão fixadas em solução de RNAlater (Sigma-Aldrich).O estresse no grupo de esponjas será realizado em aquicultura, onde algumas ho-ras em aquário mudarão o metabolismo regular das esponjas, enquanto que o grupo controle será fixado logo após a coleta do material. A partir dessa diferença entre os grupos será feita a biblioteca subtrativa de cDNA.Preparação e análise das bibliotecas subtrativas Basicamente esta técnica utiliza cDNAs de indivíduos controle para remover as mensagens normais de uma preparação de cDNAs de indivíduos imunologicamente desafiados. A fração resultante de sucessivos PCRs é enriquecida em até mil vezes com mensagens relativas à defesa. Esta metodologia está disponível comercialmente em forma de kits com protocolos padronizados e custo bastante acessível.Publicações recentes mostraram ser possível a utilização de um método prático e de baixo custo para o isolamento e identificação de mensageiros codificando elementos efetores ou reguladores de defesa.
1o semestre de 2013- coleta de material e preparação dos bancos2o semestre de 2013- sequenciamento do clones obtidos1o semestre de 2014- teste de bioatividade das sequencias de interesse2o semestre de 2014- analise final dos dados e redação da tese

Solicitações

local para guardar material
freezer
esponja- Amphimedon viridis.
Praia Preta de Sao Sebastião
{"0":"EC_TIDE"}
nao
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione