Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Instituição Governamental Brasileira

Dados do solicitante

Pedro Peres

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Iniciação científica
Fosca Pedini Pereira Leite
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Descrição do projeto

Composição, movimentação e troca de conchas em agrupamentos de caranguejos ermitões (Anomura, Crustacea) na Baría do Aracá, São Sebastião (SP)
08-02-2013
11-11-2013
Caranguejos ermitões possuem o abdome assimétrico e não esclerotizado que o abrigam em conchas de gastrópodes. As conchas protegem os ermitões da predação e dessecação, mas influenciam aspectos de sua biologia, como fecundidade e crescimento. Esta influência faz com que eles procurem e troquem de concha periodicamente quando encontram uma de melhor qualidade em relação a sua (sem epibiontes, não danificadas, etc). Uma das formas de se obter novas conchas e trocá-las é com a formação de agrupamentos. Agrupamentos são considerados locais de proteção contra dessecação e predadores, local de encontro entre machos e fêmeas, e também mercados de trocas de conchas. Este projeto pretende estudar a formação e constituição de agrupamentos e o comportamento dos caranguejos ermitões nessa situação na Baía do Araçá, litoral norte do estado de São Paulo. O projeto será desenvolvido em quatro etapas, sendo a primeira com a identificação das espécies de ermitões e conchas utilizadas em agrupamentos. Em seguida serão realizados experimentos para compreender a movimentação de agrupamentos, primeiro com a marcação e recaptura de animais no campo, e depois a formação de agrupamentos em laboratório com a maré controlada. Por último, em laboratório, serão analisadas em um agrupamento artificial, quais as características do ermitão que obtêm sucesso na troca de concha quando uma nova é adicionada ao sistema.
Caranguejos ermitões, agrupamentos, troca de conchas, marcação e recaptura
O projeto está dividido em quatro etapas. A primeira consiste em identificar quais são as espécies de ermitões que se agrupam, as espécies de conchas que utilizam, a qualidade das conchas (sem danos, com danos, com incrustações..) e a relação com o ermitão (adequadas ou não). Para isso, serão coletados os ermitões em situação de agrupamento em uma área pré-determinada, levados ao laboratório onde serão medidas assim como o animal. Para isso o ermitão será retirado da concha, por do aquecimento do ápice da concha. Após o qual será devolvido no local de coleta. As outras etapas tem o objetivo de compreender o comportamento dos caranguejos ermitões agrupados. Em campo, ermitões agrupados e isolados serão marcados com colorações diferentes para que posteriormente possa-se identificar um padrão de formação de agrupamentos (manter-se agrupado ou não).Esse experimento será realizado por 4 diasseguidos e em diferentes épocas do ano. Serão coletados ermitões para, em laboratório, simular um agrupamento e submetê-los em regimes de maré baixa e alta para observações de como a maré influencia esse comportamento. Por último, será feito experimentos para simular a troca de co
As etapas do projeto estão divididas em: composição dos agrupamentos, marcação e recaptura, formação de agrupamentos em laboratório e experimento de troca de conchas em agrupamento.
As primeiras duas etapas são realizadas juntas, e irão acontecer durante uma maré baixa dos meses de março, maio e julho. As outras duas etapas serão realizadas nos meses de agosto, setembro e outubro, também em época de maré baixa para possibilitar a coleta dos animais para a realização dos experimentos.
Todas as etapas utilizarão a estrutura do cebimar (alojamento, refeitório quando possível, laboratórios)



Solicitações

Sala com água do mar corrente para análise da fauna.
Sala com água do mar corrente para realização dos experimentos.
Balança analitica, refratômetro, estufa, freezer e estereomicroscópio
Caranguejos ermitões.
Espécies encontradas de acordo com a literatura: Clibanarius vittatus, Clibanarius sclopetarius, Clibanarius antillensis e Pagurus criniticornis
Baía do Araçá
{"0":"EC_TIDE"}
-
Por favor, selecione
Por favor, selecione