Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Diego Torrecillas Paula Lico

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Projeto de Pós-Doutorado

Pesquisadores ou docentes associados

Roy Edward Larson

Recursos

Projeto regular Processo 2011/13635-9
Fapesp

Descrição do projeto

Identificar e caracterizar proteínas RNA-ligantes contendo os motifs RNP1 e RNP2 nos terminais pré-sinápticos dos neurônios fotorreceptores de lulas

25-02-2013
31-03-2014
Este projeto faz parte de uma proposta (projeto regular de Pós-Doutorado) aprovada pela FAPESP/Processo 2011/13635-9. Identificamos e parcialmente caracterizamos uma proteína RNA-ligante de 65 kDa (p65) como um novo membro da família de proteínas RNA-ligante pertencente ao grupo hnRNPA nos terminais pré-sinápticos dos neurônios fotorreceptores de lulas (Loligo plei, espécie do Atlântico Sul e Loligo pealei, espécie do Atlântico Norte). A p65 foi inicialmente identificada com base na sua imunorreatividade a um anticorpo policlonal, C4, Lico D.T.P et al., 2010. A fim de determinar se a p65 tem uma função sináptica, microinjectado o anticorpo C4 no terminal pré-sináptico da sinapse gigante de lulas e o resultado foi que este anticorpo (C4) bloqueou a neurotransmissão sináptica Roy E. Larson et al., manuscrito submetido. Análises in silico partindo das sequências de aminoácidos da p65 purificada obtidas por espectrometria de massas, onde que sua identidade foi buscada em um banco de expressed sequence tag (ESTs) de L. pealei, localizamos com uma cobertura de 94% de identidade (46 de 49 aminoácidos) um contig (contig 976) de L.pealei. Este contig apresentou uma fase aberta de leitura (ORF) capaz de codificar uma proteína de 37 kDa, que possui os domínios estruturais RNA recognition motifs (RRMs), também referido aqui como RNA binding protein domains (RBP1 e RBP2) conservados. Os motifs RNPs estão dispostos de forma duplicada e ordenada no sentido N-terminal para C-terminal como 2xRBP2/RBP1, juntamente com RGG box e poli-G. Para comprovarmos uma correlação estrutural entre o contig 976 e a p65, produzimos anticorpos específicos policlonais imunorreativos a um peptídeo sintético d
Key words: hnRNPA; RNA recognition motif; synaptosome; neurotransmission; optic lobe; giant synapse; squid; Loligo.
Materiais e métodos (esta parte se aplica a metodologia inicial desenvolvida no CEBIMar)
Captura de lulas.As lulas L. plei serão coletadas na praia do Jabaquara (Município de Ilha Bela) e praia de Barequeçaba (Município de São Sebastião), litoral norte do Estado de São Paulo, nos meses de verão com o apoio do CEBIMar-USP em São Sebastião. No próprio laboratório do CEBIMar dissecamos lóbulos ópticos de lulas (LOL) e congelamos em N2 líquido, para serem transportados. Estes serão analisados em ensaios de bioquímica.
(comunicaremos se houver outras necessidades para outros experimentos)
Durante os meses de novembro a março (verão) de 2013-2014 época de lula no Litoral Norte do estado de São Paulo, realizaremos a coletada de animais na praia do Jabaquara (Município de Ilha Bela) e praia de Barequeçaba (Município de São Sebastião).

Solicitações

Pequeno espaço apropriados com bancadas ou mesas com cadeira para dissecação.
(comunicaremos se houver outras necessidades para outros experimentos)
1)geladeira;
2)água corrente;
3)tensão 110/220;

Lulas de espécie Loligo plei.
As lulas L. plei serão coletadas na praia do Jabaquara (Município de Ilha Bela) e praia de Barequeçaba (Município de São Sebastião), litoral norte do Estado de São Paulo.
{"0":"EC_ANY"}
nada consta
Por favor, selecione
Por favor, selecione