Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Instituição Governamental Brasileira

Dados do solicitante

Ana Paula Ferreira

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Iniciação científica
Fosca Pedini Pereira Leite
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Descrição do projeto

Comparação dos aspectos estruturais das conchas usadas por ermitões (Crustacea, Deacapoda, Anomura) agrupados em colônias de Diopatra sp com os não-agrupados
09-03-2013
12-12-2014

Ermitões são crustáceos que possuem o abdômen não-esclerotizado e se abrigam no interior de conchas que eles encontram no ambiente. Para facilitar a troca das mesmas, eles podem se reunir em agrupamentos (clusters). Esses agrupamentos podem ocorrer em vários substratos, inclusive em biológicos, como Diopatra sp., poliqueta tubícola. O objetivo desse projeto é comparar os ermitões que compõe os agrupamentos com os livres, quanto à espécie, estrutura populacional e qualidade da concha, além de observar o comportamento dos ermitões na maré baixa quanto à formação de aglomerados e a troca de conchas. O estudo será realizado na Praia da Enseada. Serão realizadas quatro coletas na maré baixa, realizando-se observações por três dias. Em cada dia será demarcada uma área dentro da qual serão sorteados e analisados 10 aglomerados de Diopatra sp. Nessa mesma área todos os ermitões livres serão contabilizados e analisados em um transecto. Também será demarcada uma área de 50m X 5m, na qual três observadores irão acompanhar o comportamento dos ermitões ao formar aglomerados e em eventos de troca de concha, nos períodos em que há movimentação da água com a maré.
ermitões, clusters, diopatra sp

1- 1- Comparação entre ermitões agrupados em Diopatra sp com os não agrupados
Serão realizadas quatro coletas, uma em cada estação do ano, na maré baixa, nas quais serão realizadas observações diárias por 3 dias. Em cada dia será feito o sorteio de 10 aglomerados de Diopatra sp, nos quais será realizada a avaliação dos agrupamentos. Será contado o número de ermitões e as conchas utilizadas por eles serão identificadas ao nível de espécie e medidas quanto ao comprimento e a largura e altura da abertura. O dano, a incrustação da concha e a adequação do ermitão serão estimados.
A área ocupada por cada aglomerado de Diopatra sp será estimada utilizando-se aros.
No último dia, os ermitões dos aglomerados sorteados e os não agrupados serão coletados e levados ao laboratório, no qual serão retirados de suas conchas, através do aquecimento com uma lamparina. Serão identificados ao nível de espécie, sexados e medidos (comprimento e largura do escudo cefalotorácico). As conchas ficarão na estufa por 24 horas à 80.C para que seu peso seco seja determinado.
2- Análise da formação dos agrupament
Cronograma:
1.Revisão Bibliográfica (Jan 2013 até Jan2014)

2-Coletas (Março 2013-Junho2013-Setembro 2013-Dezembro 2013)

3- Identificação e medições (Mar 2013 até Dez 2013)

4- Análise dos dados (Mar 2013 até Dez 2013)
5- Execução de relatório, resumos e manuscritos (Maio 2013 até Dez 2013)

Solicitações

Uma sala para análise da fauna coletada com água do mar corrente
Balança analítica, estufa, freezer, esteromicroscópio, lamparina
Serão coletados caranguejos ermitôes (Crustaceos-Anomuras). Para a área que será realizada a coleta, é relatado na literatura a ocorrencia de Clibanarius vittatus e Pagurus criniticornis
Praia da Enseada
{"0":"EC_HYDRO","1":"EC_TIDE"}
Por favor, selecione
Por favor, selecione