Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Eduarda Romanini

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Iniciação científica
Ana Cristina Bondioli
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Descrição do projeto

Ecologia alimentar de tartarugas-verdes, Chelonia mydas (Linnaeus 1758), em Ilhabela - SP.
01-07-2013
30-06-2014
A tartaruga-verde é uma espécie cosmopolita que utiliza o litoral brasileiro para reprodução e alimentação. Sua dieta varia ao longo do ciclo de vida, sendo inicialmente onívora, tornando-se preferencialmente herbívora a partir da fase juvenil. Sabe-se que esses hábitos alimentares estão associados à disponibilidade de alimento no local, bem como à seletividade das tartarugas, digestabilidade dos alimentos e/ou tipo do habitat, sendo que a dieta herbívora pode ser complementada com a ingestão de alguns invertebrados. Devido a atual poluição das praias e o descarte de diversos materiais nos oceanos, o consumo de lixo pode ocorrer, sendo esta ingestão bastante prejudicial às tartarugas marinhas e uma das principais ameaças a espécie.
Tendo esses fatores em vista, e considerando a falta de informações sobre o assunto para o litoral brasileiro, o presente trabalho objetiva descrever os componentes da dieta de C. mydas, em Ilhabela, litoral norte do estado de São Paulo. Monitoramentos das praias da região serão realizados e os animais encontrados mortos, serão necropsiados para a coleta de seu conteúdo estomacal. Este material será triado, devidamente identificado e avaliado segundo sua composição. A representatividade dos itens alimentares encontrados será analisada estatisticamente. Os materiais inorgânicos serão testados de acordo com sua abundancia, frequência de ocorrência e diferenças entre as classes estipuladas. As informações obtidas nesse trabalho serão importantes para auxiliar a conservação da espécie C. mydas, permitindo identificar os principais recursos alimentares e auxiliando em tomadas de decisões importantes
alimentação, Chelonia mydas , Ilhabela, material inorgânico, impacto ambiental.
Inicialmente será realizado um diagnóstico a partir de informações obtidas através do contato com a comunidade local sobre quais praias são observados encalhes de tartarugas. Esse contato será mantido de modo que os membros da comunidade avisem sempre que encontrem algum animal, contribuindo, dessa forma para a amostragem.
A partir das informações obtidas, serão realizados monitoramentos das praias onde exista maior ocorrência de encalhe. Os monitoramentos serão conduzidos semanalmente, sendo as praias percorridas a pé.
Ao encontrar um animal encalhado, sua biometria será realizada de acordo com o método adotado pelo Tamar-ICMBio, no qual são tomadas medidas de comprimento curvilíneo da carapaça (CCC), largura curvilínea da carapaça (LCC) e peso, bem como são coletados data, hora, local e forma de captura (TAMAR, 2008 apud BONDIOLI, 2009). Serão verificada a presença de parasitas, epibiontes, fibropapilomas e qualquer tipo de ferimento e alterações encontradas externamente e internamente ao animal.
A dissecação será feita no local onde o indivíduo for encontrado. Primeiro será feita uma abertura na parte lateral do plastrão, da porção axilar à inguinal, utilizando uma
Atividades a serem executadas durante o ano de trabalho:
- Monitoramento das praias (será realizado durante os quatro semestres do trabalho)
- Necropsias nos indivíduos encontrados mortos (serão realizadas durante os quatro semestres do trabalho)
- Coleta e triagem do material (serão realizados durante os quatro semestres do trabalho)
- Análise do material coletado (será realizada durante os quatro semestres do trabalho)
- Análise dos dados (será realizada no segundo, terceiro e quarto semestres de trabalho)
- Redação da monografia (será realizado no terceiro e quarto semestres de trabalho)

Solicitações

Será necessária uma das bancadas do laboratório do CEBIMar (ou uma parte de uma das bancadas ) e espaço para uma caixa (dimensões aproximadas: 50cmX30cmX25cm)contendo material para análise.
Serão necessários:
- Béckers
- Provetas
- Placas de Petri
- Estereomicroscópio (lupa)
- Balança
Não serão necessárias coletas de organismos.
Não serão necessárias qualquer tipo de coleta.
Não serão necessários outros serviços de laboratório.
Por favor, selecione
Por favor, selecione