Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Vinícius Tieppo Meira

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Doutorado
Caetano Juliani
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

FAPESP, processo 2012/15462-7
Fapesp

Descrição do projeto

Estudo das Orogêneses Neoproterozoicas nos complexos Embu e Costeiro na Serra do Mar, entre Mogi das Cruzes e São Sebastião, Estado de São Paulo
09-08-2013
30-08-2014
A evolução do conhecimento sobre os cinturões de dobramentos neoproterozoicos brasilieros segue no centro dos debates a respeito da história tectônica associada à amalgamação de Gondwana, principalmente com relação ao tipo e cronologia das interações de placas responsáveis por sua configuração final.
O desenvolvimento e avanço de técnicas laboratoriais e a caracterização geológica e estrutural de detalhe beneficiam profundamente o progresso científico e permitem testar os diferentes modelos vigentes, assim como os modelos propostos já consagrados na literatura mundial. Entretanto, a escolha e validação geológica mais correta entre os diferentes conceitos e modelos possíveis dependem, fundamentalmente, da atualização adequada da base de dados de campo, incluindo dados litoestruturais e amostragens específicas, sendo esta a parte mais carente do acervo científico existente sobre a Serra do Mar, onde se insere a área enfocada nesta pesquisa.
A região litorânea do Estado de São Paulo e parte da Serra da Mar entre as cidades de Mogi das Cruzes/Bertioga e Paraibuna/São Sebastião representam um segmento chave para o entendimento dos processos tectônicos neoproterozoicos no Gondwana Ocidental, além da evolução crustal pretérita, arqueana a mesoproterozoica. A caracterização geológica dessa região reveste-se assim de importância fundamental para a modelagem da história tectônica do Neoproterozoico e da evolução do Gondwana deste setor do Sudeste do Brasil, que é o objetivo principal da teste de doutorado. Esse estudo visa aprimorar o conhecimento da evolução geológica e das relações<
Orogênese Neoproterozóica, Gondwana Ocidental, Tectônica
Levantamento Bibliográfico
Estudos bibliográficos estão sendo realizados para consulta dos trabalhos existentes e atualização dos conceitos vinculados ao projeto.

Mapeamento Geológico-Estrutural
Caracterização geológica da área de estudo incluem mapeamento geológico-estrutural de detalhe de áreas de interesse pré-estabelecidas. Incluem amostragens de rochas para trabalhos de gabinete.

Análise estrutural e Microestrutural
Dados estruturais coletados em campo serão tratados com a finalidade de caracterizar as estruturas geológicas e suas relações com a evolução tectônica da região.

Petrografia
Descrições petrográficas de amostras de mão e lâminas delgadas são realizadas como fase inicial da caracterização da petrogênese das rochas.

Química Mineral
Caracterização da química mineral com o intuito de conhecer os zoneamentos químicos dos minerais e orientará os estudos geotermobarométricos.

Litogeoquímica
Os litotipos mais representativos serão submetidos à análise química de rocha total para a melhor caracterização dos protólitos das rocha
O projeto de doutorado apresenta-se na fase final, com aproximadamente 1 ano e meio para o término do prazo.
Pelo menos mais 4 etapas de campo serão realizados com o intuito de verificar regiões chave e amostrar rochas específicas.
A parte laboratorial está sendo realizada na Universidade de Granada, Espanha, tais quais geotermobarometria, geoquímica, química mineral e geocronologia.

Solicitações

Não necessitarei utilizar as áreas laboratoriais.
Não utilizarei os equipamento de laboratório. Necessitaremos do CEBIMar apenas alojamento, e talvez embarcação (necessitaríamos de uma embarcação pequena para amostragens nos costões) porém não é prio
Será coletado apenas exemplares rochosos.
Costão.
{"0":"EC_ANY"}
Não utilizarei serviços do laboratório.
Por favor, selecione
Por favor, selecione