Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Natasha Travenisk Hoff

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
June Ferraz Dias
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Recursos para embarcação (rancho, óleo e faina), equipamentos, sondagem
Edital VI do Programa Costa Atlântica

Descrição do projeto

Integridade biótica dos ecossistemas da região do Arquipélago dos Alcatrazes, São Sebastião - SP
01-10-2013
11-05-2014
As unidades de conservação (UCs) têm como principal finalidade a preservação da biodiversidade, promovendo a utilização sustentável das águas costeiras e marinhas e seus recursos através das estruturas de gerenciamento e monitoramento. A Estação Ecológica (ESEC) Tupinambás, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo, foi
criada em 1987, sendo utilizada pela Marinha do Brasil, no Arquipélago dos Alcatrazes - São Sebastião, SP, foco deste trabalho, para exercícios de tiro até recentemente, o que justifica a baixa quantidade de dados disponíveis dessa região. Através do levantamento de informações sobre a composição biológica, aspectos socioeconômicos e oceanográficos, da utilização de descritores de comunidades e de índices multimétricos (Índice ABC e Índice de Integridade Biótica) e da elaboração das Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo (Cartas SAO), busca-se verificar a semelhança biológica do Arquipélago dos Alcatrazes em relação à Santos e São Sebastião e se a região mantém a integridade biótica da ictiofauna mesmo estando localizada entre regiões impactadas, além de verificar se a região mais sensível ecologicamente pode ser a área de maior probabilidade de ser atingida por um derramamento de óleo. Ao final, espera-se um conjunto de dados que constituam um levantamento ecológico rápido, e possibilitem a verificação da integridade biótica dos ecossistemas da região do Arquipélago dos Alcatrazes e a elaboração das Cartas SAO.
Unidade de Conservação, integridade biótica, ictiofauna, Alcatrazes, índice ABC, índice de integridade biótica
Levantamento de dados secundários
Os principais dados que comporão este levantamento são: fauna; histórico de vazamentos de óleo na região; aspectos sócioeconômicos; circulação local; etc.
Aquisição de dados primários
Constará de dois trabalhos de campo, nos quais serão coletados dados oceanográficos, além de amostragens da ictiofauna demersal e levantamento das características do litoral rochoso.
Tratamento dos dados
A fim de caracterizar a comunidade íctica, serão estimados índices ecológicos básicos, como dominância, diversidade, riqueza e equitatividade, além do método ABC (Abundance Biomass Comparison) e o Índice de Integridade Biótica, buscando-se avaliar se o ambiente vem sofrendo perturbações ou se conserva sua integridade biótica.
Cartas de Sensibilidade ao Óleo
A fim de corroborar a proteção do Arquipélago dos Alcatrazes, os dados obtidos a partir dos levantamentos primário e secundário resultarão na elaboração das Cartas SAO da região, segundo Zamboni (2004).
Durante a execução do projeto, serão realizadas as seguintes etapas:
1.Disciplinas: março a dezembro de 2013;
2.Levantamento bibliográfico: março de 2013 a outubro de 2014;
3.Triagem de material biológico/sedimentológico: março de 2013 a junho de 2014;
4.Período previsto para trabalhos de campo (em virtude da instabilidade na região, será escolhida uma semana para trabalho de campo dentro do período dado): 18 a 21 de outubro de 2013 e entre janeiro e março de 2014;
5.Síntese dos resultados: novembro a dezembro de 2013;
6.Relatórios parcial e final: janeiro a fevereiro e agosto a dezembro de 2014.

Solicitações

Não será necessário.
Freezer para depósito de peixes e sedimento.
Ictiofauna
Arquipélago dos Alcatrazes, São Sebastião - SP
Não serão necessários.
Por favor, selecione
Por favor, selecione