Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Instituição Governamental Brasileira

Dados do solicitante

Iara Sordi Joachim Bravo

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Outra - Projeto em rede internacional

Pesquisadores ou docentes associados

Alzira Kelly Passos Roriz
Inajara Viana Gomes Lima

Recursos

Financiamento de seis mil euros ao ano.
Projeto financiado com recursos da IAEA/FAO/Onu

Descrição do projeto

Análise da compatibilidade sexual e do comportamento de corte entre populações do complexo Anastrepha fraterculus (Diptera: Tephritidae) do Brasil visando a resolução de espécies crípt
17-11-2014
30-04-2021
Este projeto faz parte de um projeto internacional financiado pela IAEA/FAO/ONU que visa a resolução de espécies crípticas de moscas-das-frutas da família Tephritidae - pragas da fruticultura - com o objetivo de implantar a técnica do inseto estéril (TIE) como método de controle. Esta técnica consiste em liberar machos estéreis no campo para que acasalem com as fêmeas causando a redução progressiva da população. No Brasil, a espécie Anastrepha fraterculus, acarreta danos à fruticultura do País na ordem de milhares de dólares. Ela é aparentemente um conjunto de espécies crípticas, sendo que para o Brasil há três morfotipos descritos. Este projeto tem o objetivo de avaliar a compatibilidade pré e pós zigótica, bem como, o comportamento de corte desses três morfotipos visando definir melhor o status taxonômico do grupo. A relevância deste estudo para a TIE é que para o sucesso da mesma os acasalamentos (estéreis x selvagens) devem ser entre populações sexualmente compatíveis.
frutos, moscas-das-frutas, espécies crípticas
A solicitação de apoio do CEBIMar para este projeto é justificada pelo fato de que dos três diferentes morfotipos descritos para esta espécie, um deles (sp3) só foi encontrado especificamente na região de São Sebastião (SP) em coletas feitas próximas à área do CEBIMar e na cidade de São Sebastião.
Desse modo, existe a necessidade de realizarmos novas coletas nessa região para tentarmos encontrar este morfotipo para que os testes de compatibilidade sexual envolvendo o referido morfotipo possam ser realizados.
A metodologia de coleta dos espécimes envolve a simples coleta de frutos da família Myrtaceae (goiaba por exemplo) e de frutos de amendoeira (Terminália cattapa), uma árvore ornamental muito comum em cidades litorâneas, que podem estar infestados com as larvas desta espécie. Após a coleta dos frutos (da árvore ou de frutos recém caídos no chão), os frutos são limpos e acondicionados em caixas para o transporte, no caso da volta imediata do coletor. No caso de uma volta não imediata, os frutos limpos são acondicionados em bandejas contendo vermiculita. As bandejas são cobertas com voal preto e podem ficar em local aberto desde que coberto.
O suporte necessário solicitado é em relação à permissão para co
- As coletas devem ocorrer entre os meses de novembro/13 e abril/14 de modo esporádico, a depender da época de frutificação e maior oferta de frutos.
-Cada coleta deve envolver um período mínimo de 02 dias e máximo de 15 dias.
- O número de coletas a serem realizadas dependerá do sucesso na obtenção do número de espécimes requerido para a manutenção de uma criação em laboratório (que será estabelecida no laboratório do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia).

Solicitações

-Área com bancada (ou estante) para suporte de bandejas com os frutos e área para lavagem dos frutos e material de coleta.
Não será necessário nenhum equipamento de laboratório.
Frutos de diferentes espécies de árvores frutíferas,com ênfase especial nas espécies de Myrtaceae e da espécie Terminalia cattapa.
Áreas do CEBIMar + entorno e áreas urbanas contendo árvores frutíferas.
Não se aplica.
Não
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Novembro
  • Dezembro
15
3