Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Marina Rito Brenha

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
Carmen Rossi Wongtschowski
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Carolina Correia Siliprandi
Marcella Bockis Giaretta
Valéria Regina Martins Conversani
Riguel Feltrin Contente
Rafael Andrei Lamas

Recursos

Os recursos estão previstos pelo projeto Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios Para Gestão Integrada” (processo FAPESP-2011/50317-5).
Fapesp

Descrição do projeto

Composição e abundância da ictiofauna de poças de maré da baía do Araçá, São Sebastião (SP) e seus padrões espaço-temporais
12-03-2014
09-10-2014
Poças de maré são importantes habitats para espécies de peixes marinhos que residem ou passam parte de seu ciclo de vida na zona entremarés. Identificar estas espécies e seus atributos ecológicos em uma área que vem sofrendo impactos antrópicos, como é o caso da baia do Araçá, se faz necessário. O objetivo do presente estudo é analisar a composição da ictiofauna que habita poças de maré na baía do Araçá, bem como sua variação espaço-temporal. Poças presentes em dois diferentes substratos naturais e um artificial (i.e. costão rochoso, planície arenosa e uma draga encalhada) serão amostradas sazonalmente, em quatro campanhas de amostragem, março, junho, agosto e outubro de 2014. Os peixes serão coletados com puçás de mão, redes de picaré e solução de eugenol. O dimensionamento das poças e os dados ambientais das mesmas serão mensurados em cada amostragem. Os resultados da composição e abundância das espécies e sua variação espaço-temporal serão analisados de acordo com os fatores ambientais que agem sobre a as mesmas. Estes resultados e análises trarão informações complementares para o projeto temático Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios Para Gestão Integrada (processo FAPESP-2011/50317-5), cujo principal objetivo é compreender o funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical, a baía do Araçá (Canal de São Sebastião, litoral norte de São Paulo).
peixes de poças de maré; baía do Araçá; peixes de zona entremarés
O programa amostral foi definido após ter sido realizada uma coleta piloto, tendo sido avaliados possíveis locais de coleta e a aplicação de diversos petrechos de pesca. De acordo com os resultados obtidos, ficou estabelecido que serão amostrados três tipos de poças de maré: cinco em fundo consolidado, duas em fundo inconsolidado e uma poça artificial (uma draga encalhada há muitos anos na área e na qual ficam retidos peixes quando a maré desce, constituindo um excelente local de permanência durante a maré baixa. A amostragem da ictiofauna será realizada em quatro campanhas, em março, junho, agosto e outubro de 2014, utilizando os seguintes amostradores: puçás de mão, solução de eugenol e duas redes de picaré, uma maior e outra menor. As coletas serão realizadas durante marés baixas de sizígia entre - 0.2 m a 0,3 m em relação ao zero hidrográfico, pois estas alturas determinam completa desconexão das poças com o mar. Paralelamente às capturas dos peixes, serão obtidos dados sobre: localização geográfica da poça, temperatura do ar e da água, salinidade, oxigênio dissolvido, grau de cobertura algal (em poças de fundo consolidado) e será coletada uma pequena porção de sedimento para aná
Durante todo período de vigência do mestrado será feita pesquisa bibliográfica sobre a região do Araçá e sobre os organismos que serão coletados nas poças. Também serão feitas pesquisas de como cada fator ambiental pode interferir na distribuição temporal e espacial.
No primeiro ano serão feitas disciplinas para aquisição de créditos e as campanhas de coleta (março, junho, agosto e outubro), quando serão utilizadas as dependências do CEBIMar.
As amostras coletadas serão triadas logo após cada amostragem. As análises começarão a serem feitas quando os resultados estiverem completos, após cada amostragem.
A elaboração da dissertação será feita durante todo o segundo ano de vigência.
Os relatórios científicos serão entregues em setembro de 2014 e setembro de 2015.
A defesa da dissertação será no início de 2016.

Solicitações

Sala 7 do Prédio Paulo Sawaya.
Lupas com lâmpadas acopladas e placas de petri de diversos tamanhos.
Freezer para armazenamento dos peixes.
Peixes de poças de maré.
Os locais de coleta estão situados na baía do Araçá (23°48’S, 45°24’O), ao lado do Porto de São Sebastião.
{"0":"EC_TIDE"}
Não está previsto outros serviços de laboratório, além dos listados acima, para o presente projeto.
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione