Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Patricia Luciano Mancini

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Projeto de Pós-Doutorado

Pesquisadores ou docentes associados

Patricia Luciano Mancini

Recursos

não se aplica
Fapesp

Descrição do projeto

Avifauna associada à baía do Araçá (costa sudeste do Brasil): composição, abundância, uso de habitat e relações tróficas.
11-07-2014
18-06-2015
O estado de São Paulo apresenta cerca de 600 km de litoral, com importantes áreas estuarinas; no entanto ainda há poucas informações quali-quantitativas da avifauna costeiro-marinha, especialmente em áreas sob intensa pressão antrópica, como a baía do Araçá, em São Sebastião. No âmbito do projeto temático BIOTA-FAPESP/Baía do Araçá, a presente proposta visa preencher essa lacuna de conhecimento, que se torna ainda mais relevante visto a eminência da expansão do Porto de São Sebastião, que ameaça diretamente a existência da Baía do Araçá. Neste projeto testaremos a hipótese de que os regimes de marés, sazonalidade e índices pluviométricos influenciam a riqueza, abundância, distribuição e uso do habitat das aves residentes e migratórias na Baía do Araçá. Desta forma, os objetivos desta proposta são: I. Avaliar a riqueza e abundância sazonal das espécies de aves através de censos realizados mensalmente ao longo de um ano; II. Estimar a biomassa total das aves que utilizam esta área, através de censos e estimativas de massa com base em espécimes de Museu e eventuais coletas de material; III. Registrar o uso do habitat e a distribuição espacial das aves dentro da baía; IV. Analisar a sobreposição de nicho trófico entre as espécies mais abundantes de aves e VI. Elaborar um livro/guia sobre as aves do Araçá juntamente com os principais organismos encontrados no local, como ferramenta de educação ambiental para alunos de escolas e comunidades da região.
aves, população, uso de habitat, Baía do Araçá, São Sebastião
3.1. Censos e amostragens

Os censos populacionais e amostragens serão realizados mensalmente, totalizando 12 campanhas no período de 1 ano, a fim de analisar a variação sazonal na riqueza e abundância das espécies de aves que utilizam a Baía do Araçá. Sempre que possível tais campanhas serão realizadas em conjunto com as campanhas de amostragens de peixes, que ocorrem a cada trimestre.
Os censos populacionais serão conduzidos através de contagem direta dos indivíduos, segundo a metodologia descrita por Bibby et al. (1993), caminhando pela baía na maré baixa, nas bordas a pé ou utilizando uma canoa ou caiaque na maré alta, e desenvolver contagem a olho nu ou com auxílio de binóculo 10 x 50 mm. Nos casos de dúvida na identificação, as aves serão fotografadas e comparadas com os guias específicos (Harrison 1983, O Brien et al. 2006, Sigrist 2013). O número médio de aves por estação do ano será adotado como uma medida padrão da abundância sazonal. Para analisar a variação circadiana na riqueza e abundância das espécies de aves, os censos serão conduzidos em três períodos (amanhecer: 6:00, tarde: 13:00 e anoitecer: 17:00) por pelo menos quatro dias em cada campanha. Os horários dos censos serão ajustados de acordo com horários de nascer e pôr do sol em cada estação do ano.
Para as espécies de aves marinhas costeiras e limícolas mais abundantes serão capturadas com puçá ou rede-de-neblina (Branco et al. 2010).
Coleta de dados (idas a São Sebastião) - junho de 2014 a maio de 2015
Análise dos dados de IE - maio de 2015 a agosto de 2015
Análise dos dados de censos - junho de 2015 a agosto de 2015
Elaboração de artigos - junho de 2015 a fevereiro de 2016
Elaboração do relatório - abril de 2015 e fevereiro de 2016

Solicitações

Não será necessário o uso do laboratório durante a execução do projeto.
Não será necessário.
Não se aplica.
O trabalho será realizado na baía do Araçá, mas a coleta de material biológico (sangue e penas) será realizada via captura e liberação das aves a conforme licença de captura.
{"0":"EC_TIDE"}
Não se aplica.
Por favor, selecione
Por favor, selecione