Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Glaucia Silva Barreto

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
Caetano Juliani

Pesquisadores ou docentes associados

Vinícius Tieppo Meira

Recursos

Bolsa de mestrado
CAPES

Descrição do projeto

Geologia do Granito porfirítico foliado no contexto do embasamento precambriano de Ilhabela - detalhamento petrogenético e evolução crustal
15-10-2014
01-08-2016
Ilhabela localiza-se no litoral norte do Estado de São Paulo, na região de São Sebastião, no município de Ilhabela. A área selecionada para estudo apresenta significativa complexidade geológica aliada com relevância para a evolução crustal precambriana do Complexo Costeiro de São Paulo, parte integrante fundamental do contexto geotectônico do sudeste brasileiro, existindo apenas poucos estudos mais detalhados na literatura.
As rochas precambrianas aflorantes na região são principalmente gnaisses, migmatitos e milonitos desses, que foram intrudidas no Mesozoico por distintas associações magmáticas, que incluem diques toleiíticos e alcalinos, pequenos stocks gabróicos estratiformes e plútons sieníticos.
O embasamento de Ilhabela tem sido detalhado em dois perfis por Barreto (2012) que, além de gnaisses e migmatitos variavelmente miloníticos, descreveu outros litotipos, como o Granito Porfirítico Foliado cujas relações estruturais e petrogenéticas com as demais rochas precambrianas constituem-se nos objetivos centrais deste projeto de Mestrado.
Para tanto, faz-se necessário mapeamento geológico com levantamentos de seções e perfis em escalas de afloramento para delimitação dos granitóides, assim como sua caracterização detalhada petrográfica, estrutural e geoquímica, comparativa com os gnaisses e migmatitos encaixantes e regionais.

Pretende-se ainda, com os resultados obtidos, realizar comparações do Granito Porfirítico Foliado com granitoides intrusivos no Complexo Costeiro nas áreas continentais adjacentes à ilha, com base em dados da literatura.
Geologia Ilhabela - precambriano - complexo costeiro
Para que os objetivos desse projeto sejam alcançados serão empregados os seguintes métodos a serem desenvolvidos em etapas concomitantes e subsequentes.
Revisão Bibliográfica
Esta etapa incluirá a compilação e análise de artigos, dissertações, teses, relatóriose mapas sobre a área de estudo, além de trabalhos de interesse metodológico e temático. Também serão considerados trabalhos apresentados em simpósios, encontros e/ou congressos.
Para tanto será utilizado o acervo da biblioteca do IGUSP e aos sistemas de buscas de dados, fornecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP), incluindo as bases de dados DEDALUS, SciELO, ERL, ProBE e Web of Science e pelo Portal CAPES.
Levantamentos geológico-estruturais
Serão realizadas atividades de campo com o intuito de mapear detalhadamente as ocorrências já reconhecidas do Granito Porfirítico Foliado da Ilhabela, além de procurar novas ocorrências e verificar a continuidade e extensão regional do litotipo. Também serão realizados trabalhos de campo na área continental com a finalidade de estudos comparativos dos granitos da Suite Sintectônica. Na preparação e em acompanhamento dos trabalhos de campo serão realizados estudos fotogeológicos e de produtos de sensoriamento remoto, assim como dos dados geofísicos disponíveis da região.
Os trabalhos de campo serão realizados em duas etapas, incluindo levantamentos detalhados e o reconhecimento de novas áreas. Sempre serão realizadas descrições detalhadas de afloramentos, considerando os litotipos, suas estruturas e relações de contato, complementados pela coleta sistema
O projeto de mestrado tem a duração de dois anos e as etapas a serem realizadas serão separadas por meses, sendo o mês 1 referente a agosto de 2014 e o mês 24 referente a junho/2016.
Revisão Bibliográfica: meses 1 a 24
Atividade de Campo: meses 3, 4, 5, 17,18
Confecção do mapa de pontos de campo: 3, 4, 5, 17, 18
Confecção de perfis geológicos de campo: 3, 4, 5, 17, 18
Tratamento de dados de campo e análise estrutural: 4, 5, 6, 17, 18, 19
Análise estrutural: 4, 5, 6, 7, 18, 19
Preparação de lâminas: 4, 5, 6, 7, 17, 18, 19
Análise mineralógica e petrográfica: 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20
Litogeoquímica: Preparação de amostras e análises: 8, 9, 10, 12
Química mineral MSE e MEV-EDS: 11, 12, 13, 14, 15
Análises litogeoquímicas: 13, 14, 15, 16
Confecção do Mapa geológico preliminar: 5, 6, 7, 18, 19
Elaboração do relatório parcial: 10, 11, 12
Confecção do mapa geológico final: 19, 20, 21
Integração de dados:

Solicitações

Não serão utilizados laboratórios do CEBIMAR.
Não serão utilizados equipamentos de laboratório do CEBIMAR.
Não serão coletados organismos.
Não serão coletados organismos.
{"0":"EC_ANY"}
Não serão utilizados outros serviços de laboratório do CEBIMAR.
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione