Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Roberta de Assis Maia

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto de Pós-Doutorado

Pesquisadores ou docentes associados

Alvaro Esteves Migotto
Luciano Douglas dos Santos Abel
Nayana Munhoz Fernandez

Recursos

Reserva técnica
Fapesp
Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão. Próximo prazo para submissão: janeiro a março 2015.
PRCEU-USP
Modalidade Projeto Temático.
Fapesp

Descrição do projeto

Estudos de público e aprendizagem aplicados para promover a cultura científica sobre biodiversidade em uma proposta para a inclusão social nos centros e museus de ciências ligados ao patrimônio ambiental
01-01-2015
01-07-2016
A importância dos espaços de educação não-formal para a Cultura Científica (CC) dos cidadãos é cada vez maior na sociedade contemporânea, assim como é crescente a consciência a respeito da necessidade de fomentar a CC como ferramenta de empoderamento a grupos socialmente vulneráveis. Entretanto, há poucos estudos voltados a compreender e incluir este público nas ações e políticas relacionadas a estes espaços. Nesse contexto, nossa proposta de pesquisa é caracterizar e identificar relações entre os espaços de educação não-formal e a CC de grupos socialmente vulneráveis, visando identificar elementos facilitadores da aproximação entre esse público e os museus/centros de ciências. Considerando que a formação da CC das pessoas resulta de um complexo conjunto de interações entre os saberes construídos por elas e as informações presentes nos diversos espaços socioculturais onde convivem, as questões gerais que direcionam a investigação podem ser resumidas a seguir: Como se caracteriza a CC de grupos sociais que vivem em situação de vulnerabilidade? Como os museus/centros de ciências participam do processo de formação da cultura científica destes grupos? Como estes espaços podem aproximar-se, acolher e contribuir para a formação da CC destes grupos sociais? Como articular ou estabelecer políticas públicas que favoreçam a inclusão social nesse contexto, considerando as relações entre Museu, Sociedade, Escola e Universidade? Nosso foco é no patrimônio ambiental, dada a relevância da correlação entre nossas questões e o tema.
Cultura Científica Inclusão Social, Museus de Ciências Patrimônio Ambiental, Representações Sociais, Aprendizagem, Biodiversidade
Metodologia geral: Pesquisa-Ação (Thiollent 2011; Toledo & Jacobi 2013). Nossas investigações requerem a criação de ações que simultaneamente possibilitem a investigação e sejam disparadores da transformação pretendida. Para mapear a CC de grupos familiares e escolares oriundos de comunidades tradicionais e comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade social e caracterizar o papel dos museus/centros de ciências ligados ao patrimônio ambiental na formação dessa CC, levantaremos dados para estabelecer relações entre os museus/centros de ciências, as famílias e a escola, conforme os eixos de investigação:
1) Representações Sociais (RS): realizaremos um diagnóstico das RS do público sobre biodiversidade (em correlação ao patrimônio ambiental) e sobre as instituições participantes do estudo. Adotaremos instrumentos quantitativos e qualitativos, articulando evocações livres sobre Biodiversidade a valores e emoções associados, em momentos que envolvem o contato com o público antes da visita, em seu cotidiano, e depois da visita, in loco (Curelaru et al 2012; Bauer & Gaskell 1999 e Foster 2011).
2) Estudos de Aprendizagem: Utilizaremos os trabalhos de Doris Ash, Sue Allen e JRène Rahm como fundamentos para a padronização da análise de conteúdo audiovisual em nossos estudos de aprendizagem (aspectos afetivos e cognitivos) e contaremos com a colaboração direta da pesquisadora Sue Allen (Exploratorium Museum)
ETAPA 1) Mapeamentos Pré-Visita: Selecionar os sujeitos participantes do estudo; Realizar coletas pré-visita; Realizar um diagnóstico geral das RS do público sobre biodiversidade e sobre as instituições participantes do estudo. ETAPA 2) Mapeamento Durante e Pós-Visita: Criar um programa de visita estimulada ao JBSP e ao CEBIMar-USP envolvendo órgãos públicos ligados a política nacional de assistência social; Realizar registros audiovisuais do público em interação com o espaço museal, durante a visita; Analisar os registros audiovisuais da visita; Realizar coletas de dados pós-visita das RS do público. ETAPA 3) Articulação entre os Momentos Pré, Durante e Pós-visita: Correlacionar os levantamentos pré, durante e pós-visita realizados, buscando identificar elementos facilitadores da aproximação entre o público-alvo e os museus/centros de ciências. CRONOGRAMA/trimestre: Definição, recrutamento e seleção dos sujeitos: 1, 2 e 3; Criação e validação dos instrumentos e realização de coletas pré-visita: 2 e 3; Análise dos dados pré-visita: 3 e 4; Definição de programas de visita estimulada ao JBSP e CEBIMar-USP: 4 e 5; Criação e validação dos instrumentos e coleta de registro audiovisual do público no espaço museal: 4, 5 e 6; Análise dos registros audiovisuais da visita: 5, 6 e 7; Coletas pós-visita e análise de dados: 6 e 7; Correlacionar levantamentos pré, durante e pós-visita: 7 e 8; Publicações: 3 e 4, 6 a 8.

Solicitações

Não se aplica. Serão necessários apenas os mesmos espaços e infraestrutura já ocupados pelas atividades de visitação pública, a saber: área de tanques táteis, praia e costão rochoso e, eventualmente,
Eventualmente: lupas e microscópios (para atividades didáticas em salas de aula).
Não se aplica
Não se aplica
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Não se aplica
Por favor, selecione
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