Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Fungyi Chow

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Outra - Projeto Pesquisa

Pesquisadores ou docentes associados

Luz Karime Polo
Vanessa Urrea-Victoria
Allyson Nardelli
Ana Maria Pereira Barreto Amorim
Talissa Barroco Harb
Alexandre Souza dos Santos

Recursos

Descrição do projeto

Biodiversidade fisiológica e química de macroalgas ecológica e economicamente importantes
23-03-2016
31-03-2017
As macroalgas constituem um dos grupos de maior diversidade dentre os organismos fotossintetizantes. Representam um recurso natural estratégico para o desenvolvimento biotecnológico no país. Como componentes fundamentais do ecossistema marinho, abordagens fisiológicas interdisciplinares sobre sensibilidade funcional são essenciais para compreender os efeitos das mudanças climáticas globais e poluição, auxiliar no subsídio de monitoramento, preservação e manejo ambiental, induzir a biossíntese de substâncias de interesse biotecnológico, implementar sistemas de cultivo, auxiliar no planejamento de projetos de regulação metabólica e de abordagens de moleculares e explorar de forma sustentável o recurso com seleção de espécies potenciais para aplicações biotecnológicas. Assim, estudos dos processos fisiológicos subjacentes aos danos provocados por estresses abióticos e os mecanismos de tolerância e aclimatação das macroalgas são de grande interesse econômico e científico, pois eles afetam direta ou indiretamente a fotossíntese e, consequentemente, a produtividade primária e a produção de biomassa (qualidade e quantidade).
A presente proposta visa caracterizar as respostas biológicas de algumas espécies de macroalgas bentônicas desde uma perspectiva integrativa, com abordagens fisiológicas e químicas, a fim de relacioná-las com aspectos de mudanças climáticas globais e identificar potenciais biomoléculas de interesse biotecnológico. Com esse intuito, os objetivos gerais são: (a) estudar a sensibilidade fisiológica de espécies de macroalgas ecológica e economicamente importantes submetidas a condições de e
macroalgas, fatores abióticos, fisiologia de algas, atividade biológica, desempenho fotossintetizante, metanólitos secundários, antioxidantes, ecofisi
a) Caracterização da biodiversidade fisiológica de algas ecológica e economicamente importantes quanto a desempenho fotossintetizante (parâmetros de fluorescência da clorofila a), composição de pigmentos fotossintetizantes, teor de proteínas solúveis totais, atividade antioxidante total e teor de compostos fenólicos totais.
b) Testes em laboratório os padrões modeladores da biodiversidade fisiológica de algas submetidas a diferentes regimes de intensidade luminosa (PFR = Photon Flux Rate), radiação UV, disponibilidade de nitrogênio e concentração de metais quanto a taxa de crescimento, desempenho fotossintetizante (parâmetros de fluorescência da clorofila a), composição de pigmentos fotossintetizantes, teor de proteínas solúveis totais, atividade antioxidante total e teor de compostos fenólicos totais.
c) Caracterização alguns componentes majoritários de metabólitos secundários de extratos de espécies selecionadas que possam servir como subsídio para abordagens na busca de produtos naturais com potencial biologicamente ativo.
d) Avaliação do potencial bioativo de algumas frações e subfrações dos extratos brutos e frações isoladas das espécies selecionadas.
e) Produção de material didático para o Ensino Básico, em formato de cartilha, sobre a biodiversidade fisiológica e química de macroalgas de importância ecológica e/ou econômica.
1. Diversidade fisiológica de material em campo
2. Diversidade fisiológica de material cultivado em laboratório
3. Caracterização de metabólitos secundários maioritários
4. Análises e identificação das frações de diclorometano e hexânica
5. Análises e identificação das frações metanólica e aquosa.
6. Análises e identificação das frações de polissacarídeos solúveis e insolúveis
7. Isolamento e avaliação do potencial biológico e antioxidante
8. Bioensaios de bioatividade
9. Avaliação e análise dos dados fisiológicos e químicos.
10. Produção de material didático.
11. Discussão integrada dos resultados pela equipe e início do processo de publicação dos resultados.

Solicitações

Laboratório úmido para triagem, lavagem, pesagem e secagem de algas.
Balança semi-analítica com 2 casas.
Não se aplica.
Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá.
Não se aplica.
Por favor, selecione
Por favor, selecione