Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Luciana Gusmão

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Outra - Programa Acervos da USP

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Bolsa Programa Acervos USP
Programa Acervos USP

Descrição do projeto

Diversidade de anêmonas-do-mar (Cnidaria: Anthozoa: Actiniaria) de São Sebastião e arredores, com ênfase nas espécies de substrato mole
04-09-2017
15-12-2017
Apesar de sua extensa costa, apenas 45 espécies de anêmonas-do-mar (Cnidaria: Anthozoa: Actiniaria) das mais de 1200 espécies descritas são conhecidas para o Brasil. Destas, vinte e uma espécies são registradas para o estado de São Paulo, sendo a maior parte correspondente a animais grandes e comuns em águas rasas e substrato consolidado. A diversidade de anêmonas pequenas encontradas em substrato mole é menos conhecida, mas descrições recentes de espécies encontradas em coleções de animais coletados em São Sebastião sugerem que a diversidade deste grupo é subestimada. Durante este estudo, a análise de lâminas de nematocistos utilizando material vivo e cápsulas explodidas ajudará na reavaliação da homologia de diferentes tipos de nematocistos e da classificação atualmente usada para a Ordem Actiniaria. Além disso, devido a dificuldades na identificação de espécies de anêmonas-do-mar, serão criados um guia visual e chave taxonômica das espécies estudadas, incluindo as mais comuns para a região.


Sistemática, Taxonomia, Cnidocistos, São Paulo
A maior parte dos exemplares estudados será coletada durante maré baixa ou utilizando mergulho autônomo em São Sebastião e arredores. Exemplares coletados serão mantidos em aquário para fotografia e estudo de morfologia externa com auxílio de lupa. Após estudo do material vivo, alguns indivíduos serão fixados em álcool absoluto para posterior estudo molecular e outros fixados em formol (10%) e preservados em etanol (70%) para estudo morfológico. Todos os exemplares serão analisados com auxílio de lupa quanto aos principais caracteres morfológicos externos e internos utilizados na taxonomia de anêmonas-do-mar. Para estudo da morfologia interna serão feitos cortes transversais seriados em diferentes alturas da coluna do animal e estes serão observados em lupa. Pelo menos dois exemplares de cada espécie estudada serão destinados à histologia para análise de anatomia interna e microanatomia. Para levantamento do cnidoma, lâminas com fragmentos macerados de cada estrutura analisada (coluna, tentáculos, faringe, filamentos acôncios) serão observadas em microscópio óptico com auxílio de objetiva de imersão (1000x) e pelo menos 20 cápsulas não-explodidas de cada tipo de cnidocisto serão medidas com ocular micrométrica.
Primeiro mês: Coleta de material vivo; estudo dos animais vivos, incluindo fotografia e estudo de cnidoma; fixação dos animais para estudo morfológico e molecular; Identificação do material coletado. Segundo mês: Continuação de coleta de material vivo; Identificação do material coletado; Início do estudo de material da coleção do MZUSP; Estudo histológico do material coletado. Terceiro mês: Continuação do estudo da coleção do MZUSP; Produção de guia visual e chave taxonômica para as espécies estudadas.

Solicitações

Bancada para estudo morfológico com auxílio de lupa e microscópio (~2 m de bancada).
aquário pequeno/médio para manutenção de animais vivos.
Lupa e microscópio com ocular micrométrica (ambos com câmera).
Espécies de anêmonas-do-mar de costão rochoso e zona entremáres, mas com ênfase nas espécies pequenas e de substrato inconsolidado.
São Sebastião e arredores (e.g.Praia do Araçá, Praia de Barequeçaba, Ilhabela). Coletas manuais durante maré baixa ou por meio de mergulho, em sua maioria. Se possível, serão agendadas algumas coletas utilizando draga e rede de porta pequena (disponí
{"0":"EC_TIDE"}
n/a
  • NEC_STRUCT
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione