Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Bruno Cavalheiro Araújo

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto de Pós-Doutorado

Pesquisadores ou docentes associados

Renata Guimarães Moreira-Whitton

Recursos

Bolsa de pós-doutorado
Fapesp

Descrição do projeto

Influência da temperatura e de dietas com diferentes razões DHA/ARA na regulação da transcrição gênica, metabolismo lipídico e desempenho produtivo de juvenis de bijupirá (Rachycentron canadum)
11-01-2017
05-01-2019
Rachycentron canadum (bijupirá) é considerada a espécie de peixe marinho com maior potencial produtivo no país, devido principalmente ao seu rápido crescimento, boa taxa de conversão alimentar e filé de excelente qualidade. No entanto, algumas etapas do ciclo ainda limitam sua produção em larga escala no Brasil. A nutrição pode ser considerada a etapa mais problemática e cara para produção da espécie, devido principalmente ao grande incremento de óleo e farinha de peixe utilizado na maioria das dietas comerciais. A importância da utilização do óleo de peixe na formulação de dietas para peixes marinhos se dá principalmente aos altos níveis de importantes ácidos graxos de cadeia longa da série n3 (LC-PUFA n3) como o ácido docosaexaenoico (DHA) e o ácido eicosapentanoico (EPA). Poucos trabalhos avaliam a importância dos ácidos graxos da série n6, como o ácido araquidônico (ARA) para peixes marinhos, mesmo sabendo que este ácido graxo desempenha importantes funções biológicas. A composição de ácidos graxos da dieta e a temperatura influenciam no metabolismo lipídico e consequentemente no desempenho produtivo de peixes marinhos, então a melhor compreensão desta relação (temperatura/nutrição lipídica) torna-se fundamental para formulações de dietas específicas para aquicultura. O projeto tem como objetivo analisar, caracterizar e disponibilizar as sequências gênicas provenientes do transcriptoma hepático, muscular e intestinal, além de investigar as alterações na performance produtiva e no metabolismo lipídico de juvenis desta espécie.
Rachycentron canadum, aquicultura, metabolismo lipídico, temperatura, transcriptoma, expressão gênica.
As práticas experimentais aqui descritas estarão de acordo com as normas da Comissãode ética no Uso deAnimais (CEUA) da Universidade de Mogi das Cruzes. Aproximadamente 600 juvenis de bijupirá com peso estimado de 20 gramas, serão adquiridos junto a Maricultura Itapema (empresa situada na cidade de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo) e serão transportados para instalações em estruturas já existentes e próprias para experimentação com peixes marinhos, instaladas no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP). Os animais serão alimentados duas vezes ao dia ad libitum com ração comercial (Taco- Matsuda). Após o período de aclimatação os animais serão triados de acordo com a média de massa, e transferidos para 18 tanques (30 animais por tanque) com volume de 1.000L cada, e temperatura de 24.C, para início do experimento. Um total de 9 tanques (três para cada dieta experimental) terão a temperatura ajustada em 1.C/48hs, até que alcancem os 29.C (totalizando 10 dias), temperatura que será mantida na água destes tanques até o término do experimento. Serão testadas dietas com diferentes razões dos ácidos graxos DHA e ARA, por um período de 8 semanas. Ao término do experimento serão avaliados os dados zootécnicos, o perfil de ácidos graxos e o sequenciamento por Illumina Miseq dos tecidos musculares e hepáticos.
Inicialmente, entre os meses de agosto e setembro/2017, serão adquiridos e preparados todos os ingredientes e produzidas as três dietas experimentais. Durante os meses de agosto a novembro/2017 as estruturas do CEBIMar serão adequadas para a condução do experimento. Nos meses de janeiro e fevereiro/2017, os ingredientes e as dietas terão o conteúdo lipídico quantificado, o perfil de ácidos graxos caracterizado e a composição
bromatológica analisada para a certificação de que possuirão perfil esperado para início do experimento. Da mesma forma serão amostrados 10 animais iniciais que terão uma alíquota do tecido hepático, muscular e intestinal coletados para a análise de transcriptoma, análises metabólicas (lipídios, ácidos graxos) e de expressão gênica (coleta inicial). O experimento nutricional será conduzido entre os meses de fevereiro a junho/2018 nas estruturas do CEBImar, e será prolongado por aproximadamente 15 dias para a coleta de fezes para análises de digestibilidade. Ao término do experimento as amostras serão conduzidas ao LAGOAA e LAMEROA para a realização das análises
moleculares e metabólicas, que serão realizadas entre o período do mês de julho/2018 até outubro/2019. Entre os meses de novembro à abril/2019 será solicitada uma bolsa modalidade BEPE para realização de colaboração científica com o Prof. Dr. Giovanni Turchinni. Os meses de junho e julho/2017 serão destinados para a escrita dos artigos científicos e relatório a ser apresentado para a FAPESP.

Solicitações

Container
Geladeira e freezer
Não se aplica
Não se aplica
{"0":"EC_ANY"}
Não se aplica
Por favor, selecione
Por favor, selecione