Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Maikon Di Domenico

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Projeto temático

Pesquisadores ou docentes associados

Alvaro Esteves Migotto
Marcelo Visentini Kitahara
Cássio Padilha
Ana Carla Santin Massocatto

Recursos

Bolsas de Iniciação cientifica e mestrado (já concedida).
CNPq

Descrição do projeto

Diversidade, evolução e biogeografia de metazoários marinhos intersticiais
29-01-2018
28-02-2020
As variações da biodiversidade estão associadas a padrões e processos que operam e se expressam em diferentes escalas espaciais e temporais. é relativamente bem conhecida em metazoários terrestres maiores, mas há grandes lacunas no conhecimento da biogeografia e macroecologia de animais marinhos, particularmente no caso da meiofauna. Pelo fato de grupos de animais intersticiais estarem distribuídos ao redor do globo, sua distribuição chegou a ser comparada com a de microorganismos unicelulares (everything is everywhere, Finlay & Fenchel, 2004). Os poucos estudos que abrangem escalas de centenas de quilômetros mostraram que processos evolutivos, a natureza do substrato, padrões das correntes oceanográficas e a produtividade primária explicam grande parte dos seus padrões de diversidade. A presente proposta avançará no conhecimento da macroecologia de diversos grupos de metazoários intersticiais, com ênfase em anelídeos, quinorrincos, gastrótricos e cnidários. A proposta combinará técnicas morfológicas, moleculares e experimentais de campo para responder questões taxonômicas, evolutivas, macroecológicas e biogeográficas.

Morfologia e taxonomia de grupos recentes, Sistemática Molecular, Evolução e ecologia de meiofauna
Serão realizadas amostragens em diverso habitats: zona de espraiamento, zona de arrebentação e fundos arenosos (2 - 20 m de profundidade) próximos aos promontórios rochosos de praias e ilhas. Serão utilizados pás ou tubos de PVC com 15 cm de diâmetro e 20 cm de altura. Os pontos do infralitoral raso, particularmente na zona de arrebentação, serão tomados com mergulho livre. Pontos do infralitoral, além da zona de arrebentação, serão amostrados com pegador de fundo do tipo Van-Veen e mergulho autônomo, a partir de embarcações. As amostras serão rotineiramente acondicionadas em baldes plásticos de 20 litros com água do ambiente para manutenção dos animais vivos. Parâmetros ambientais como, salinidade, temperatura, granulometria, matéria orgânica e carbonatos serão aferidas em cada local amostrado.

Os tratamentos de amostras para obter os animais da meiofauna incluem ou métodos de relaxamento, em especial o cloreto de magnésio isotônico (Higgis & Thiel 1988), ou outros que garantam que os animais mantenham-se vivos. A observação dos indivíduos vivos é essencial para a análise dos padrões de ciliação, coloração e estruturas reprodutivas que são diagnósticas na descrição de espécimes destes grupos (Giere 2009; Higgis & Thiel 1988). A obtenção de revisões taxonômicas completas, claras e concisas será superada com levantamento dos caracteres morfológicos capturados com técnicas de microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura (MEV), e abordagens moleculares. Para tal, primeiramente serão utilizados estereomicroscópio, microscópio
O projeto terá várias etapas, e contará com diversoso alunos de graduação e pós-graduação que terão seus cronogramas específicos dentro de cada projeto. Nesse primeiro momento, próximos dois anos, dois alunos possuem interesse de desenvolver seus projetos junto ao CEBIMar, um aluno de mestrado, que deverá fazer coletas para habitos alimentares de anelideos intersticiais, e uma aluna de graduação, que desenvolverá um trabalho de iniciação cientifica com cnidários meiofaunais.

Solicitações

Local para deixar os baldes com sedimento e água do mar (aproximadamente 4 baldes de 20 litros), bancade de laboratório para triagem e identificação
Lupa e microscópio
Organismos meiofaunas como, Gastrotricha, Kinorhyncha, Annelida, Cnidária, Plathyheminthe e Tardigrada
Manchas de cascalho e sedimento grosso. Praia da fome, Itassucê, Ilha do Tamanduá, Praias da Baía do Araçá, Praias de Ilhabela. Estima-se a necessidade de embarcação de 2 a 3 vezes em cada período de estadia.
{"0":"EC_ANY"}
Utilização de capela para preparar fixadores
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
Por favor, selecione
Por favor, selecione