Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Instituição Governamental Brasileira

Dados do solicitante

Fosca Pedini Pereira Leite

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Outra - Projeto regular /auxilio Fapesp

Pesquisadores ou docentes associados

Karine Ferreira Ribeiro Mansur
Pedro Augusto dos Santos Longo
Silvana Gomes Leite Siqueira
Tammy Iwasa Arai
Ana Beatriz Furtado Carvalho
Vanessa Silva Vicente

Recursos

Recusos de material permanente,realização de coletas e material de consumo.
Fapesp

Descrição do projeto

A eficiência da proteção de habitats costeiros: uma abordagem integrada no estudo da diversidade de macrófitas e invertebrados associados em áreas com diferentes status de conservação.
01-01-2018
30-11-2022
Os habitats costeiros têm apresentado grande redução na sua extensão, o que vem culminando em declínio da sua biodiversidade. O estabelecimento de áreas protegidas é apontado como um dos principais instrumentos de conservação para reduzir significativamente a taxa de perda de espécies. Entretanto, conclusões sobre os efeitos de proteção sobre a biodiversidade da comunidade de macrófitas e invertebrados associados ainda não são claras e o estudo deste sistema pode também levantar informações adicionais sobre espécies de níveis tróficos superiores. A biodiversidade definida como a variedade de vida, em todos os níveis de organização e sua análise através de uma abordagem integrada dos parâmetros de diversidade tem fornecido subsídios essenciais para os esforços de conservação em ambientes costeiros. Assim, esse projeto tem como objetivo avaliar a eficiência de estratégias de conservação para a proteção da diversidade em sistemas de macrófitas-invertebrados em áreas sob diferentes status de conservação no litoral paulista a partir de duas frentes principais: (I) diversidade de espécies, filogenética e funcional; e (II) diversidade genética. Espera-se identificar variações na composição e diversidade das comunidades de macrófitas e invertebrados associados e analisar a sua organização através do espaço, além de compreender os padrões de estruturação genética de suas espécies chaves de diferentes níveis tróficos e investigar quais características da paisagem podem influenciar nesta estruturação.
conservação , macrofauna, algas, Sargassum
Serão realizadas amostragens em vários costões no continente e em ilhas da região do litoral norte. Serão retiradas amostras de varias algas , enfatizando-se a coleta de Sargassum para a retirada da fauna.
Etapas a serem desenvolvidas na região de São Sebastião : coleta em vários costões do continente e nas ilhas Alcatrazes, Vitória e Búzios, Montão de Trigo. As coletas serão realizadas a partir de janeiro de 2018 e se estenderão, conforme a necessidade ,até o final de 2019.

Solicitações

Área de laboratório para triagem das amostras e preservação da fauna.
Lupas(2),freezer, balança
Será coletada a macrofauna associada as amostras de várias especies de algas.
Costões das praias da região e nas ilhas Alcatrazes, Vitória, Buzios e Montão de Trigo
{"0":"EC_HYDRO","1":"EC_WATER"}
Não se aplica
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • NEC_VESSEL
  • Fevereiro
  • Março
  • Maio
4
5