Anderson Garbuglio de Oliveira

Outra - Auxílio regular FAPESP

Jeremy Mirza
Gabriela Verruck de Moraes

Auxílio Regular FAPESP 2017/26279-2

Estudo do processo de emissão de luz em Chaetopterus variopedatus e em novos sistemas bioluminescentes marinhos.
07-05-2018
30-10-2020
No oceano, a bioluminescência é encontrada em quase todos os táxons, de bactérias a peixes. Esse fenômeno de emissão de luz fria e visível por seres vivos é um processo biológico extremamente importante, e quimicamente, a reação envolve a oxidação de uma molécula emissora de luz (luciferina) catalisada por uma enzima (luciferase). Em alguns organismos ainda, o complexo enzima-substrato (luciferase-luciferina) é mais estável do que seus constituintes dissociados, sendo capaz de emitir luz proporcionalmente à quantidade da enzima presente. Esse complexo recebe a denominação de fotoproteína. No entanto, apenas algumas poucas fotoproteínas foram totalmente isoladas e caracterizadas. Entre os organismos bioluminescentes contendo fotoproteínas desconhecidas pode-se citar o anelídeo Chaetopterus variopedatus. Dessa maneira, o presente projeto tem como objetivo caracterizar o sistema bioluminescente desse organismo, bem como estudar seu mecanismo de emissão de luz. Além disso, a caracterização de novos sistemas luminescentes marinhos coletados durante nossas expedições também será realizada em paralelo.
luciferase, bioluminescência, luciferina
Resultados obtidos recentemente por nosso grupo indicaram que a reação bioluminescente em C. variopedatus envolve uma fotoproteína dependente de Fe(II), possivelmente uma peroxidase. Ademais, preparações parcialmente purificadas por FPLC dessa enzima produziram luz azul intensa (máx. 450 nm) in vitro, apresentando um espectro de emissão bastante similar a bioluminescência exibida por C. variopedatus. Considerando a demanda por novos métodos de marcação celular e biossensores seria interessante caracterizar a fotoproteína envolvida na bioluminescência de C. variopedatus e determinar os genes responsáveis por sua expressão proteica.
O presente projeto tem como objetivo dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido de estudo da bioluminescência de em C. variopedatus, através da caracterização de sua fotoproteína, e de ensaios de emissão de luz com diferentes peróxidos isolados para se verificar as hipóteses de trabalho. Ademais, serão também objetos de estudo novos sistemas bioluminescentes, recentemente coletados por nosso grupo em expedições ao longo da costa do Brasil e no exterior. Tendo em vista o exposto, os objetivos específicos dessa proposta são: * Construir de bibliotecas de cDNA, clonar e expressar em E. coli a fotoproteína presente em C. variopedatus. * Estudar o mecanismo de bioluminescência de C. variopedatus, bem como investigar as possíveis funções ecológicas da emissão de luz. * Continuar com os estudos da luminescência do tunicado Thalia democrática.

sala escura para registro fotográfico das espécies coletadas e mesa/bancada para ensaios experimentais simples de emissão de luz.
balanças, lupas e vidraria básica.
Chaetopterus variopedatus