Parecer da Comissão Científica

Aprovado
Projeto Externo - de Outra Unidade da USP
31-12-2021 00:00

Dados do solicitante

Priscílla Aparecida Dantas Araújo

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
Márcio Reis Custódio
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Priscílla Aparecida Dantas Araújo

Recursos

Bolsa Mestrado
CAPES

Descrição do projeto

Processo de aprendizagem associativa e não associativa em Echinodermata
01-08-2018
31-12-2021
A aprendizagem é caracterizada como um processo que se manifesta por alterações adaptativas no comportamento. O processo de aprendizagem pode ser dividido em dois mecanismos principais, que são aprendizagem não associativa e associativa. O primeiro tipo de aprendizagem é considerado a forma menos complexa de aprendizagem no qual há um estímulo e uma resposta, por outro lado, na aprendizagem associativa, um indivíduo aprende sobre a relação entre dois estímulos ou eventos. Muito do conhecimento acerca do processo de aprendizagem, advém de estudos com invertebrados, porém para os equinodermos o conhecimento se restringe a poucos trabalhos experimentais de cunho comportamental. Assim o presente projeto tem como objetivo caracterizar alguns aspectos do processo de aprendizagem em Echinodermata. Para isso será caracterizado o processo de aprendizagem não associativa e associativa. Para este último, serão realizados experimentos, visando observar se os organismos são capazes de aprender a associar diferentes estímulos (luminosos e químicos) com a disponibilidade de alimento. Além disso, pretende-se observar o se o neurotransmissor serotonina estaria envolvido no processo de aprendizagem dos equinodermos. Para a análise dos resultados serão expressados como média, desvio padrão, análise de variância (one-way-ANOVA) seguido de Turkey quando necessário.
aprendizagem, serotonina, comportamento, condicionamento

- Determinação dos ritmos circadianos de atividade
Nesta etapa, os organismos (n=10 por espécie) serão acondicionados em uma sala com temperatura e fotoperíodo controlados (24.C; 12:12). Após um período de uma semana de aclimatação, os espécimes serão colocados individualmente em um aquário (20L) com as mesmas condições do anterior e seu comportamento será monitorado por 72h. Posteriormente, os dados serão analisados, visando estabelecer o fotoperíodo de maior atividade dos animais.
- Caracterização do aprendizado não associativo
Os equinodermos (n=15 para cada espécie) serão colocados individualmente em cubas de vidro com água do mar, aeração e sedimento visando simular ao máximo o ambiente natural. Os organismos serão transferidos 15 minutos antes dos experimentos, a fim de se ambientarem ao novo local. Após este tempo inicial, começará a caracterização do processo de habituação, onde estímulos mecânicos (toque) a intervalos regulares serão realizados com um bastão de vidro, até o que o animal deixe de responder. Neste momento será anotado quanto tempo e quantos toques foram necessários para o modelo se habituar ao estímulo. Após isso, será observado quanto tempo é necessário para que o mesmo indivíduo volte a responder a este mesmo estímulo (Desabituação).
Os experimentos de sensibilização consistirão na aplicação de estímulos mecânicos, para determinação de sua resposta padrão, logo em seguida estímulos elétricos (choques) serão aplicados a intervalos constantes
As etapas do projeto serão:
No primeiro ano: Coleta e montagem dos aquários, caracterização do aprendizado não associativo, ritmo circadiano de atividade.
No segundo ano: Caracterização do aprendizado Associativo (condicionamento clássico), aprendizado não associativo com serotonina.
Procedimentos pretendidos no cebimar: coleta de animais, definição dos ritmos circadianos de atividades e a caracterização de aprendizado associativo.

Solicitações

Sala de balança, sala dos aquários, sala de amostras,
balanças, microscópio de luz, lupa, camara climárica/incubadora.
Echinaster brasiliensis (estrela do mar), Chiridota rotifera, Holothuria grisea (holoturias), Ophioderma cinerea e Ophionereis reticulata (ofiúros).
Canal de São Sebastião
{"0":"EC_WATER","1":"EC_TIDE"}
Nenhum
  • NEC_TECH_SUPP_COLLEC
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
3
3