Projeto de pesquisa
Parecer da Comissão Científica
Aprovado
Projeto Externo - de Instituição Governamental Brasileira
Dados do solicitante
Rogerio Caetano Costa
Natureza do projeto
Projeto de docente ou pesquisador
Selecione ou escolha outra natureza do projeto
Projeto temático
Pesquisadores ou docentes associados
Antonio Castilho
Douglas Fernandes Rodrigues Alves
Isabela Moraes
Lizandra Fernandes Miazaki
Mariana Antunes da Silva
Andréa Santos e Almeida
Rafael de Carvalho Santos
Recursos
Recurso concedido por meio de reserva técnica juntamente com bolsa Fapesp à Rafael de Carvalho Santos sob orientação do Prof. Dr. Rogério Caetano da Costa.
Fapesp
Recurso concedido por meio de reserva técnica juntamente com bolsa Fapesp à Andréa Santos e Almeida sob orientação do Prof. Dr. Rogério Caetano da Costa.
Fapesp
Descrição do projeto
Descrição dos aspectos biológicos e comportamentais de camarões do gênero Synalpheus Spence Bate, 1888 (Decapoda: Caridea: Alpheidae) no litoral do estado de São Paulo: uma análise multidisciplinar
20-02-2019
28-02-2022
Atualmente são reportadas imprecisões quanto a classificação taxonômica de indivíduos do gênero Synalpheus, gerando numerosas reorganizações devido a novas técnicas utilizadas na sistemática de crustáceos Decapoda. Além disso, a determinação de sexo, bem como suas estratégias reprodutivas se mostram atividades complexas, principalmente pela ausência do apêndice masculino associado ao segundo pleópodo de machos. Sendo assim, é possível afirmar que há uma carência de informações relevantes para estabelecer uma relação sólida entre os aspectos da sua biologia, morfologia e ecologia. A fim de suprir essas imprecisões, estudos de descrição larval podem auxiliar a complementar relações filogenéticas. Adicionalmente, a análise de aspectos morfológicos de indivíduos adultos pode contribuir para determinação sexual, fornecendo subsídios para avaliação dos aspectos comportamentais e estratégia reprodutiva. Por fim, análises de tamanho genômico e a descrição do cariótipo dos indivíduos deste grupo contribuirão para respostas evolutivas, sanando lacunas na literatura sobre as informações sexuais morfológicas e genéticas destes indivíduos.
Desenvolvimento larval; Zoea I; Reprodução; Transferência espermática; Camarão Pistola, Cariótipo, Genoma.
Os indivíduos serão amostrados por meio de captura ativa e instalação de substrato artificial (estruturas que serão providenciadas pelos próprios pesquisadores) por meio de mergulho livre e autônomo e em seguida transportados para o laboratório em caixas térmicas. Fêmeas ovígeras serão mantidas em aquários separados e vistoriadas diariamente para verificar a liberação de larvas (primeiro estágio), as quais após a eclosão serão fixadas em uma solução de álcool 70% + glicerina (1:1), enquanto as fêmeas pós desova serão fixadas em álcool 100% e identificadas de acordo com literatura específica (Anker et al. 2012). A descrição larval será realizada seguindo o proposto por Clark et al. (1998) e Clark & Cuesta (2015), utilizando a terminologia de cerdas de Garm (2004). Os demais indivíduos (machos e fêmeas não ovígeras) serão submetidos às análises de tamanho genômico, por meio de citometria de fluxo e descrição do cariótipo com utilização de técnicas já descritas na literatura (com adaptações de protocolo) (Jeffery et al. 2016), e também a análises morfológicas dos apêndices sexuais primários e secundários por meio de microscopia eletrônica de varredura (Lautenschlager et al. 2010; Sant'Anna et al. 2010; Martin & Scholtz 2012). O comportamento de cópula será filmado, para construção de etogramas descritivos, com a finalidade de acompanhar e comparar os mecanismos de cópula de espécies do gênero Synalpheus, adaptando a metodologia do trabalho realizado por Chow et al. (1982), com a espécie Macrobrachium rosenbergii.
Etapas que serão realizadas no CEBIMar estão relacionadas a instalação de substrato artificial em áreas de costão rochoso associados à invertebrados sésseis, coleta e manutenção dos animais durante o período de amostragem. Estas etapas serão realizadas em quatro campanhas anuais, referentes as estações do ano, durante um período de dois anos (2019 e 2020). As datas específicas de cada campanha serão definidas conforme as melhores condições ambientais e climáticas para instalação e amostragem do material e comunicadas com antecedência mínima de 15 dias, composta por uma equipe de coleta de no máximo cinco pessoas e no mínimo três. As demais epatas do projeto, referentes às análises laboratoriais estão programadas para ocorrer entre e após os períodos de amostragem em laboratórios da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no Laboratório de Camarões Marinhos e de água Doce (LABCAM), Faculdade de Ciências, campus Bauru e no Núcleo de Estudos em Biologia, Ecologia e Cultivo de Crustáceos (NEBECC), no Instituto de Biociências, campus Botucatu.
Solicitações
Laboratório com espaço para acomodação de aquários e a observação de indivíduos em estéreomicroscópio
Aquários, água do mar, estereomicroscópio.
Camarões do gênero Synalpheus (Camarão pistola).
Praia de Barequeçaba; Praia das cigarras (São Sebastião); Ilha das couves, Ilha da Vitória, Cais do Itaguá (Ubatuba); Ilha do tamanduá (Caraguatatuba).
{"0":"EC_HYDRO","1":"EC_WATER"}
- NEC_STRUCT
- NEC_SETT
- NEC_VESSEL
- Fevereiro
- Maio
- Agosto
- Novembro
4
4