Projeto de pesquisa
Parecer da Comissão Científica
Aprovado
Projeto do CEBIMar
Dados do solicitante
Natália Pires Vieira Morais de Faria
Natureza do projeto
Projeto de formação discente
Mestrado
Renato Massaaki Honji
Por favor, selecione
Pesquisadores ou docentes associados
Renato Massaaki Honji
Recursos
1001
Jovem Pesquisador Renato M. Honji
Descrição do projeto
Avaliação dos efeitos neurotóxicos e antioxidantes do fenantreno em fêmeas de Epinephelus marginatus
04-08-2021
04-04-2023
Os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) são os maiores componentes do petróleo cru. O fenantreno (PHE) é um HPA e devido a sua estrutura química é considerado como hidrofóbico/lipofílico possuindo dois ou mais anéis de benzeno aromáticos fundidos. No ambiente marinho, os desastres ecológicos com os derramamentos de petróleo são as principais fontes externas de HPAs e PHE. Esses compostos são potencialmente tóxicos à biota, podendo causar alterações comportamentais e fisiológicas, em funções associadas com o metabolismo energético, respiração, reprodução, osmorregulação, além de serem capazes de aumentar a produção das espécies reativas de oxigênio (EROs) entre outros processos. Adicionalmente, estudos prévios sugerem-se que o PHE atue como um desregulador endócrino, pois altera as concentrações plasmáticas dos esteroides gonadais e causam patologia no fígado e no baço em peixes expostos a este composto. Dentro deste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar os efeitos do PHE nas alterações comportamentais e endócrinas, assim como no estresse oxidativo em juvenis de Epinephelus marginatus, uma espécie marinha de teleósteo ameaçada de extinção. Os dados obtidos serão importantes para compreender os efeitos deste componente do petróleo sobre o sistema endócrino e comportamental de E. marginatus, contribuindo assim, com a conservação dessa importante espécie ameaçada de extinção e em futuros programas de repovoamento de E. marginatus no litoral brasileiro.
estresse oxidativo, acetilcolinesterase, hidrocarboneto policíclico aromáticos, comportamento, hermafroditismo protogínico
Serão utilizadas fêmeas juvenis de E. marginatus cedidas pela Companhia Energética de São Paulo (Paraibuna/SP). Os animais serão mantidos por 7 dias no biotério de ectotérmicos do IB/USP (25oC e fotoperíodo 14:10) antes dos testes ecotoxicológicos. Os animais (n = 144) serão divididos em 12 aquários de vidro (140L; 12 animais/aquário), com renovação de água realizada a cada 48h para a reposição do fenantreno de acordo com o protocolo de Campos et al. (2018). A exposição ao composto será realizada em teste agudo de 96h (em triplicata) nos seguintes grupos experimentais: grupo controle, grupo exposto ao veículo de diluição (0,004% de etanol) e dois grupos “fenantreno”, um com dose mais baixa (0,1mg/L) e outra com dose mais elevada (1mg/L) (de acordo com Campos et al., 2018). Para a análise comportamental (elaboração de um etograma), serão instaladas câmeras e os animais serão filmados durante 1 hora nos seguintes tempos de exposição: 0, 6, 10, 24, 30, 34, 48, 54, 58, 72, 78, 82 e 95h. Finalizadas as 96h de exposição, os animais serão eutanasiados de acordo com a autorização do Comitê de Ética do IB/USP. Serão coletadas amostras de músculo epaxial e fígado para as análises das enzimas relacionadas à avaliação de estresse oxidativo (catalase, glutationa peroxidase, glutationa S-transferase e superóxido dismutase), assim como a lipoperoxidação nestes tecidos. O efeito neurotóxico do fenantreno será avaliado no encéfalo, músculo e brânquias, utilizando como biomarcador a atividade da acetilcolinesterase. As análises destes biomarcadores foram padronizadas para esta espécie por Munõz-Peñuela et al. (2021).
Nos meses de agosto e setembro será realizado o desenho experimental e no mês de outubro será realizada as coletas
Solicitações
Será necessária a utilização dos containers branco e verde e as estufas.
Sala de preparações, sala 7 (micrótomo) e sala de microscopia (equipamentos do Jovem Pesquisador, Renato M. Honji), serão utilizados.
120 fêmeas jovens de E. marginatus
Containers
Não se aplica
- Agosto
- Setembro
- Outubro
30
2