Parecer da Comissão Científica

Projeto Externo - de Outra Unidade da USP

Dados do solicitante

Ethiene Fernandes de Oliveira

Natureza do projeto

Projeto de formação discente
Mestrado
Renata Guimarães Moreira-Whitton
Por favor, selecione

Pesquisadores ou docentes associados

Recursos

Sem financiamento

Descrição do projeto

Influência da restrição alimentar e do jejum intermitente no crescimento compensatório da garoupa-verdadeira, Epinephelus marginatus (Peciformes: Serranidae)
23-08-2021
31-08-2023
Estudos com a garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) demonstraram que este animal possui crescimento e reprodução tardios. Atualmente a espécie se encontra em condição vulnerável na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), o que aumenta importância do cultivo, evitando a pesca predatória nos estoques naturais e possibilitando entender através de novos estudos o metabolismo energético e de AG da espécie. A garoupa-verdadeira possui diversas características que a tornam uma espécie suscetível à aquicultura, com o avanço do conhecimento da espécie, e o domínio da produção de formas jovens em cativeiro por produtores privados, E. marginatus passou a ser considerada promissora para a aquicultura. Estudos mais recentes com peixes vêm sendo abordado um mecanismo denominado de crescimento compensatório (CG, do inglês compensatory growth), que baseia-se na estratégia de ciclos de jejum e realimentação (ou jejum intermitente) que pode influenciar no CG, ocasionando no maior crescimento e ganho de peso dos animais cultivados após a realimentação, sendo uma resposta acelerada à depressão do crescimento durante o período de necessidade nutricional. Tendo em vista todas as informações descritas e levando em consideração o lento crescimento da espécie, o objetivo deste estudo é investigar o metabolismo energético da garoupa-verdadeira, com ênfase nos lipídeos e AG, relacionando-os com a restrição alimentar e o jejum intermitente.
Restrição alimentar, jejum intermitente, crescimento compensatório, garoupa-verdadeira.
Delineamento experimental: As práticas experimentais descritas estão de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade de São Paulo e serão conduzidas no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar-USP). Aproximadamente 300 juvenis de garoupa-verdadeira, serão adquiridos junto à empresa Redemar Alevinos (empresa situada na cidade de Ilhabela, litoral norte do estado de São Paulo) e serão transportados para nossa base experimental no CEBIMar-USP. Os animais serão aclimatados pelo período aproximado de quinze dias em tanques de 2m3, com temperatura controlada (25ºC). Serão alimentados duas vezes ao dia até aparente saciedade com dieta comercial para carnívoros marinhos (GuabiTech® – Guabi: Proteína bruta (mín.) 450g/1Kg; extrato etéreo (mín.) 140g/1Kg e matéria mineral (máx.) 160g/1Kg). Após o período de aclimatação os animais serão anestesiados e divididos nos diferentes grupos experimentais em caixas de água com volume de 500L cada.
Os animais serão divididos em 3 grupos, sendo: 1) grupo restrição alimentar, no qual os animais não serão alimentados dentro do período de 30 dias; 2) grupo jejum e realimentação, no qual os animais passarão por um período de 15 dias privados de alimentação e serão realimentados nos 15 dias finais; 3) grupo experimental de alimentação constante, no qual os animais passarão pelo período de 30 dias sendo alimentados duas vezes ao dia até a aparente saciedade. Todos os grupos experimentais serão formados por triplicatas. Os grupos que passarão por alimentação, serão alimentados com a respectiva dieta comercial GuabiTech® (Guabi) para carnívoros marinhos (proteína bruta (mín.) 450g/1Kg; extrato etéreo (mín.) 140g/1Kg e matéria mineral (máx.) 160g/1Kg) que passará por analise de lipídeos totais, perfil de AG e analise bromatológica, além disso, antes e após o fornecimento da dieta, esta será pesada para o cálculo de consumo por tanque para os grupos experimentais que serão alimentados.
No momento da divisão dos grupos experimentais, doze animais do estoque inicial serão eutanasiados por overdose em benzocaína (1g/10L), e terão alíquotas dos tecidos hepático, muscular, intestinal, visual e cerebral coletados, além do plasma sanguíneo. As alíquotas coletadas serão imediatamente congeladas em nitrogênio líquido e armazenadas em freezer de temperatura -80°C até a realização das análises no Laboratório de Metabolismo e Reprodução de Organismos Aquáticos (LAMEROA), localizado no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP).
As coletas serão coletados 3 animais por tanque, totalizando 9 animais por tratamento e todos os animais serão eutanasiados e terão os tecidos hepático, muscular, intestinal, visual, cerebral e plasma sanguíneo coletados para realização das análises metabólicas e histológicas, a serem conduzidas no LAMEROA. Após 7 dias da coleta inicial, será realizada coleta nos 3 grupos experimentais; Aos 15 dias após o inicio do experimento, outra coleta será realizada e o grupo experimental jejum e realimentação voltará a ser alimentado com frequência de duas vezes ao dia até a aparente saciedade. Após 12 horas da alimentação do grupo jejum e realimentação, todos os grupos serão coletados. Posteriormente,7 após a realimentação, os grupos serão coletados novamente e 15 dias após a realimentação será realizada a ultima coleta, totalizando 30 dias de experimento.
Análises: Lipídeos totais, perfil de ácidos graxos, desempenho de crescimento, histologia.
Durante os dois meses de permanência no CEBIMar, serão executados estudos com a garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus). Os animais adquiridos junto à empresa Redemar Alevinos (empresa situada na cidade de Ilhabela, litoral norte do estado de São Paulo) serão aclimatados pelo período aproximado de quinze dias em tanques de 2m3, com temperatura controlada (25ºC). Após este período os animais serão divididos em 3 grupos, sendo: 1) grupo restrição alimentar, no qual os animais não serão alimentados dentro do período de 30 dias; 2) grupo jejum e realimentação, no qual os animais passarão por um período de 15 dias privados de alimentação e serão realimentados nos 15 dias finais; 3) grupo experimental de alimentação constante, no qual os animais passarão pelo período de 30 dias sendo alimentados duas vezes ao dia até a aparente saciedade. Todos os grupos experimentais serão formados por triplicatas. Os grupos que passarão por alimentação, serão alimentados com a respectiva dieta comercial GuabiTech® (Guabi) para carnívoros marinhos (proteína bruta (mín.) 450g/1Kg; extrato etéreo (mín.) 140g/1Kg e matéria mineral (máx.) 160g/1Kg). Serão utilizados somente os containeres (verde e branco) e a estufa para experimentos que já são de uso pelos integrantes do projeto garoupa. Como o projeto está em fase final de execução somente serão utilizadas essas estruturas para o experimento e coletas. Não será utilizada nenhuma outra estrutura do CEBIMar dentro de aproximadamente 60 dias previsto para estes projeto.

Solicitações

Não será utilizado
Não será utilizado
Não serão coletados
Não haverá coleta
Não
Não
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
22
1