Parecer da Comissão Científica

Projeto do CEBIMar

Dados do solicitante

Kátia Capel

Natureza do projeto

Projeto de docente ou pesquisador
Pesquisador colaborador

Pesquisadores ou docentes associados

Marcelo Visentini Kitahara
Samuel Coelho de Faria
Carla Zilberberg
Aurea Maria Ciotti

Recursos

Sem financiamento

Descrição do projeto

Ritmos diários em corais zooxantelados e azooxantelados, uma análise integrada da expressão gênica, microbiota, fisiologia e parâmetros
26-03-2024
26-03-2026
Ritmos ambientais regulam o comportamento e a fisiologia de todos os organismos vivos. O ritmo mais conspícuo é o ciclo claro:escuro, regulando estados metabólicos, processos fisiológicos, reprodução e comportamento, seja através de um relógio circadiano endógeno ou como uma resposta simples à luz. O mecanismo do relógio circadiano, bem como os perfis de expressão gênica associados, são amplamente conhecidos para organismos modelo, mas têm sido explorados em cnidários apenas nas últimas décadas. Corais escleractíneos possuem os principais genes circadianos observados em camundongos e moscas, sugerindo que a habilidade de perceber, antecipar e responder a mudanças do ambiente surgiu na base evolutiva de Metazoa. Curiosamente, alguns dos genes circadianos centrais parecem se comportar de maneira diferente nos corais, perdendo a ritmicidade sob condições de escuridão constante. O projeto propõe a investigação da expressão gênica do holobionte, a avaliação independente de parâmetros fisiológicos o do coral e de seus simbiontes, e o levantamento da comunidade microbiana associada, correlacionando os dados obtidos com variáveis ambientais. Os resultados servirão como uma linha de base acerca do funcionamento de corais saudáveis e como o coral hospedeiro e seus simbiontes respondem ao ciclo claro:escuro. Neste contexto, Madracis decactis e Mussismilia hispida, duas espécies zooxanteladas, e Tubastraea coccinea e T. tagusensis, duas espécies azooxanteladas serão estudadas e comporão o primeiro estudo no Atlântico Sul sobre o relógio circadiano de maneira integrativa e transdisciplinar.
cronobiologia
Scleractinia
Tubastraea coccinea
Madracis decactis
ritmos ambientais
A coleta de amostras in situ foi realizada em 2020 e todas as amostrasjá foram processadas e estão em fase de análise. O experimento de laboratório foi realizado em dezembro de 2022, e as 210 amostras coletadas terão seu RNA extraído com o kit kit PureLink RNA Mini Kit (Invitrogen) e a expressão gênica dos principais genes relacionados à regulação do ritmo circadiano (a serem escolhidos) será avaliada com qPCR.
O primeiro ano do projeto será dedicado à análise dos dados coletados in situ e a publicação de 3 manuscritos. O segundo ano será dedicado à realização das etapas de laboratório, análises e publicação dos resultados obtidos a partir do experimento de laboratório.

Solicitações

Laboratório molecular.
Todos os equipamentos atuais do laboratório molecular.
Não se aplica
Não se aplica
Não se aplica
Não
  • Janeiro
  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Maio
  • Junho
  • Julho
  • Agosto
  • Setembro
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
5
1